Buscar

Quase Deuses - Resenha

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Quase Deuses – Resenha
O Filme narra a história de um jovem carpinteiro americano da cidade de Nashville na década de 30. No momento em que o mundo e os EUA vivem a grande depressão, Vivien Thomas (1910-1985), que após ser demitido de seu emprego é convidado pelo Dr. Alfred Blalock (1899 – 1964) para trabalhar de zelador em seu laboratório de cirurgias experimentais. É uma fase difícil da história, não só devido à questão econômica delicada que todos estão passando, mas também pela segregação social bastante evidente que se vive, pois os negros passam por uma espécie de liberdade escravizada, são tratados como inferiores, limitados a conviverem apenas com os seus da mesma cor.... E é neste contexto que o destino faz com que duas pessoas tão diferentes se conheçam e se aproximem. Lá, o Dr. Alfred, logo identifica nele alguém de muito talento e inteligência, O filme decorre relatando, de forma clara, as dificuldades que todo profissional da área da saúde enfrenta para obter o sucesso e ser reconhecido pelo que faz, apesar do momento histórico ser diferente do atual, é possível perceber ações de dedicação e coragem que qualquer um pode presenciar em seu cotidiano.
A ciência serve de pano de fundo para esse drama tão atual, a todo instante nos deparamos com o pragmatismo cientifico do Dr. Alfred e as observações empíricas de Vivien, o que demonstra que o saber universitário tem seu valor, porém o instinto de cientista tem que estar dentro de nós, no filme Vivien não havia visto ninguém fazer cirurgias no coração anteriormente, até por que elas eram consideradas inviáveis, mesmo assim esses dois protagonistas tão contemporâneos, encontram uma maneira de fazê-las, isso nos mostra que o pesquisador não pode ser guiado pelos paradigmas do seu tempo, o cientista não pode ser um cético, ele tem que acreditar e acreditar mesmo que todos queiram lhe convencer do contrário. Percebe-se claramente que não é um diploma, um mero pedaço de papel que faz um cientista, pois muitas vezes a ciência não é feita de fatos que se encontram nos livros e sim da criatividade do cientista.
Quando o sonho de Vivien se torna realidade, recebendo o título de Doutor Honoris Causa, fica clara a mensagem do filme que se segue ao pensamento de Martin Luther King (1929-1968) - “eu tenho um sonho”. O Dr. Vivien Thomas, nunca cursou o curso de medicina, mas ainda assim, com sua determinação ele mudou o rumo das pesquisas em torno do coração e chefiou e ensinou diversos médicos nos processos das cirurgias cardíacas, merecendo assim, esse reconhecimento.
Quase Deuses é um filme de impacto, que demonstra a capacidade e audácia do espirito humano diante de seus projetos e sonhos, juntamente com o avanço da medicina, o filme é uma lição de humanidade e humildade, onde os médicos ou os cientistas, não são Deuses, tendo seus erros e acertos, porém, seus delírios e sonhos são fundamentais, para o avanço da ciência.
Aluno: Francisco Kleiber de Macedo Bezerra
Matrícula: 2014079060

Continue navegando