Buscar

Simulado Aula 4

Prévia do material em texto

Aula 4
	Disciplina: SDE0165 - PSICOLOGIA HOSPITALA 
	Período Acad.: 2018.2 (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		
	
		1.
		José está internado em um hospital que visa um atendimento de qualidade, sem o estigma da doença. A equipe de saúde do hospital procura trazer a todos os pacientes melhores condições de tratamento, atenção e suporte ao longo da sua internação. A isso denomina-se:
	
	
	
	Inadequação
	
	
	Apreciação
	
	
	Diferenciação
	
	
	Humanização
	
	
	Indiferenciação
	
Explicação:
 A humanização é uma forma de atendimento que além de prioriza a qualidade do cuidado do ponto teórico-técnico, valoriza a pessoa. O paciente não é a doença, ele é antes de tudo uma pessoa, que deve merecer um tratamento de qualidade, de profundo respeito pela pessoa que é.  Essa forma de cuidado está vinculada, necessariamente aos princípios fundamentais do SUS (universalidade, integralidade, descentralização, regionalização, hierarquização e participação da comunidade), garantindo desta forma os direitos do paciente.
	
	
	
	
		
	
		2.
		São preceitos básicos do SUS:
	
	
	
	humanidade, integralidade e sociedade
	
	
	privatização, duplicidade, descentralização
	
	
	universalidade, integralidade, eqüidade
	
	
	corporativismo, regionalização, centralização
	
	
	humanização, proteção, democratização
	
Explicação:
 Com a criação do SUS em 19 de setembro de 1990, alguns princípios entre eles universalidade, equidade e integralidade, todas as pessoas passaram a ter acesso a saúde, direito constitucional do cidadão e dever do Esado.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		3.
		A assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas, é objetivo do:
	
	
	
	Sistema Único de Saúde (SUS)
	
	
	Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS)
	
	
	Sistema Bolsa Escola (SBE)
	
	
	Instituto Nacional de Previdência Social (INPS)
	
	
	Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)
	
Explicação:
A Lei nº 8,080 de 19 de setembro de 1990, regulamenta as ações e serviços de saúde executados isolada ou conjuntamente, em caráter permanente ou eventual, cria-se o Sistema Único de Saúde (SUS). Nesse sentido, cumprindo a Constituição, o objetivo do SUS é garantir a assistência à saúde desenvolvendo ações de promoção e recuperação da saúde.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		4.
		É objetivo do Sistema Único de Saúde (SUS)
	
	
	
	Promover a assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação de saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas
	
	
	Trata-se de uma lei de caráter "opcional", uma vez que cada Estado da federação e seus respectivos municípiospodem fazer a opçãode aderir aos seus princípios gerais, ampliando assim a democratização do acesso
	
	
	Fiscalizar os processos previdenciários dos pacientes incapacitados e sem referência familiar
	
	
	Promover a ampliação da rede hospitalar em pelo menos um hospital público ao ano por Estado, duplicando a rede hospitalar até 2010
	
	
	Elaborar as propagandas de saúde das esferas municipais, estaduais e federais no que tange à área da saúde
	
Explicação:
A Lei nº 8.080 de 19 de setembro de 1990, regulamenta as ações e serviços de saúde executados isolada ou conjuntamente, em caráter permanente ou eventual, cria-se o Sistema Único de Saúde (SUS). Nesse sentido, cumprindo a Constituição, o objetivo do SUS é garantir a assistência à saúde desenvolvendo ações de promoção e recuperação da saúde,  
	
	
	
	
		
	
		5.
		"Um conjunto articulado e contínuo de ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema." Essa passagem se refere ao:
	
	
	
	conceito de humanização
	
	
	conceito de integralidade
	
	
	conceito de assistência social
	
	
	programa bolsa família
	
	
	programa da melhor idade
	
Explicação:
O termo integralidade de assistência indica um princípio do SUS que garante ao indivíduo uma assistência à saúde, respeitando-o em todos os níveis de atenção e inserido em um contexto social, familiar e cultural.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		6.
		A constituição federal define a saúde como:
	
	
	
	um direito de todos e um dever do Estado
	
	
	como bem parcial e desejado
	
	
	como ausência de doença
	
	
	um direito do Estado e um dever do cidadão
	
	
	um direito que já foi alcançado pelo cidadão
	
Explicação:
A universalidade é um dos   princípios fundamentais do SUS, ou seja, a saúde é um direito de todos e um dever do Estado.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		7.
		Com base nos princípios básicos do Sistema Único de Saúde (SUS), podemos afirmar que a IGUALDADE é o:
	
	
	
	Oferecimento a todos os países o acesso a todos os recursos existentes.
	
	
	Regulamento que gerencia a territorialidade e a organização dos níveis primário, secundário e terciário.
	
	
	Oferecimento a todos, sem exceção de posição social, crença e etnia; o acesso a todos os recursos existentes.
	
	
	Mesmo que estratégia única de atuação incorporada pela legislação do SUS na década de 90.
	
	
	Suporte para a prática dos princípios de organização dos serviços tanto públicos quanto privados.
	
Explicação:
Equidade é um dos princípios doutrinários do Sistema Único de Saúde (SUS) e tem relação direta com os conceitos de igualdade e de justiça, isto é, a garantia  de que todas pessoas independentemente de posição social, crença, etnia devem ter acesso a saúde através do SUS.
	
	
	
	
		
	
		8.
		Gabriela deu entrada no hospital com fortes dores abdominais. Ela disse ao médico que procurou na internet sobre os sintomas que estava apresentando e acha que está com apendicite. O médico disse que precisa fazer uma série de exames para ter certeza de um diagnóstico. Correlacionando o caso com os estudos acerca da psicologia hospitalar, podemos afirmar que:
	
	
	
	O paciente hoje é mais atrasado do que o paciente de antigamente, pois não tem acesso à informação e dificulta o tratamento. O médico, por sua vez, não pode passar informações acerca do estado de saúde para o paciente e seus familiares.
	
	
	O paciente hoje é o menos beneficiado, pois não existe informação disponível acerca das doenças e a equipe de saúde não atua de forma a beneficiar o paciente seu processo de recuperação de saúde.
	
	
	O paciente de antigamente era o mais beneficiado com a saúde no Brasil, pois mesmo antes de 1988 tinha acesso a todos os bens e serviços oferecidos na rede de saúde pública, que sempre contou com hospitais para atender a toda a população.
	
	
	O paciente de antigamente era o mais beneficiado, pois a humanização do ambiente hospitalar antes de 1970 era a melhor do que a atual e o médico trabalhava em equipe, o que não ocorre na atualidade.
	
	
	O paciente hoje não é mais o mesmo de ontem, que via o médico como um ser dotado de saber. Hoje esse paciente pesquisa na internet seus sintomas e chega aoespaço hospitalar com uma série de queixas e informações.
	
Explicação:
De fato, hoje as pessoas têm acesso a uma série de informações que fazem com que construam uma ideia de realidade muito própria. Assim também acontece com aquilo que as pessoas sentem como sintomas. Desta forma, o médico deixa de ser a única referência, o paciente já chega com algumas informações acerca de seu quadro, ao ponto de querer discutir com o médico o seu quadro.

Continue navegando