Buscar

GESTÃO INTEGRADA DE R4

Prévia do material em texto

GESTÃO INTEGRADA DE RH
GST1711_A7_201809121817_V1
	
	
		
	
		1.
		A greve é um direito dos trabalhadores e vem a ser a paralisação intencional de parte ou da totalidade dos trabalhadores, com a intenção de pressionar os empresários, a fim de que suas reivindicações sejam atendidas.  O que podemos afirmar sobre o lockout?
É a paralisação temporária da atividade econômica pelo empregador e é vedado pela legislação brasileira.
Com o objetivo de pressionar os trabalhadores, a fim de frustrar ou dificultar o atendimento de suas reivindicações, empresários promovem uma paralisação temporária da atividade econômica.
É utilizado por empresários ao pararem temporariamente suas empresas, para se defenderem de atos abusivos, reivindicações ilegais, que possam colocar em risco a continuidade dos negócios.
A(s) afirmativa(s) está(ão) correta(s):
	
	
	
	II e III, apenas.
	
	
	I, II e III.
	
	
	I, apenas.
	
	
	I e III, apenas.
	
	
	I e II, apenas.
	
Explicação:
Conforme web aula, lockout, é a paralisação temporária da atividade econômica pelo empregador, com o objetivo de pressionar os trabalhadores, a fim de frustrar ou dificultar o atendimento de suas reivindicações, e é utilizado para defesa de atos abusivos, reivindicações ilegais, que possam colocar em risco a continuidade dos negócios, sendo vedado pela legislação brasileira.
	
	
	
	
		
	
		2.
		O empregado que se candidatar ao cargo de dirigente sindical terá direito à estabilidade provisória no emprego
	
	
	
	terá estabilidade de um ano desde que tenha vínculo de emprego superior a 10 anos com o mesmo empregador.
	
	
	até dois anos após a eleição, independente de ser eleito ou não.
	
	
	até um ano após o término do mandato, caso seja eleito.
	
	
	até um ano após a candidatura, independente de ser eleito ou não.
	
	
	até seis meses após o término do mandato, caso seja eleito.
	
Explicação:
De acordo com a CLT, artigo 543, § 3º - Fica vedada a dispensa do empregado sindicalizado ou associado, a partir do momento do registro de sua candidatura a cargo de direção ou representação de entidade sindical ou de associação profissional, até 1 (um) ano após o final do seu mandato, caso seja eleito inclusive como suplente, salvo se cometer falta grave devidamente apurada nos termos desta Consolidação. (Redação dada pela Lei nº 7.543, de 2.10.1986)
	
	
	
	
		
	
		3.
		O papel do sindicato é:
	
	
	
	planos de benefícios.
	
	
	fazer greves.
	
	
	garantir os direitos dos trabalhadores.
	
	
	rever os encargos sociais.
	
	
	aumento de salário.
	
Explicação:
"O Sindicato dos Trabalhadores é uma associação que re[une pessoas de um mesmo segmento profissional, tendo a representação legal da categoria perante as autoridades judiciais e administrativas. O Sindicato defende os interesses coletivos da categoria ou individuais de seus integrantes". Portanto, os sindicatos têm importante papel em defender os direitos dos trabalhadores.
	
	
	
	
		
	
		4.
		"Entre as décadas de 1930 e 1950, vários direitos foram conquistados pelos trabalhadores em função da atuação efetiva dos sindicatos, sendo criadas leis e normas jurídicas para balizar a relação capital/trabalho" (MAXIMIANO, 2006). O sindicato é a pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, que detém a prerrogativa legal de representar determinada categoria, profissional (de trabalhadores) ou econômica (de empregadores). Portanto o sindicado tem como finalidade a defesa dos interesses individuais e coletivos, em questões judiciais ou administrativas. Assim, pode-se assumir que as principais funções do sindicato são: função de representação, a função negocial e a função assistencial. Analise as afirmativas abaixo:
I - Como função de representação significa que os sindicatos podem defender os direitos de seus representados judicialmente ou extrajudicialmente, podendo representá-los junto às autoridades públicas.
II - Na função negocial os sindicatos participam das negociações coletivas, firmando assim, acordos coletivos. Estes são facilmente firmados e raramente surgem impasses que dificultam a negociação.
III - A função assistencial irá prestar serviços voltados para: assistência jurídica, assistência médica, assistência odontológica, assistência recreativa, dentre outros.
Assinale a opção verdadeira
	
	
	
	Afirmativas I e III são verdadeiras
	
	
	Afirmativas  I e III são falsas
	
	
	Afirmativas I e II são falsas
	
	
	Afirmativas II e III são verdadeiras
	
	
	Afirmativas II e III são falsas.
	
Explicação:
As afirmativas verdadeiras são a I e III, quanto a afirmativa II sabemos que o acordo coletivo envolve todas as pessoas que trabalham nas organizações, dependendo do tamanho da organização, esse número pode chegar a milhares de indivíduos. Diante disso, numa negociação coletiva, nem sempre os acordos são facilmente firmados, podendo surgir alguns impasses que dificultam a negociação.
	
	
	
	
		
	
		5.
		O que são relações trabalhistas?
	
	
	
	É toda relação que a empresa estabelece com o mercado.
	
	
	É toda relação que a empresa estabelece com os funcionários, sindicato e Estado.
	
	
	É toda relação que o empregado estabelece com o mercado de recursos humanos.
	
	
	É toda relação que o empregado estabelece com o mercado de trabalho.
	
	
	É toda relação que a empresa estabelece com seus stakeholders.
	
Explicação:
Conforme web aula, relações trabalhistas são as relações coletivas entre as empresas, os funcionários, os sindicatos e o Estado.
	
	
	
	
		
	
		6.
		Como chamamos na esfera municipal, a estrutura sindical brasileira:
	
	
	
	Confederação
	
	
	Associação
	
	
	Conselho
	
	
	Federação
	
	
	Sindicato
	
Explicação:
Sindicato é uma associação de caráter permanente, formada por trabalhadores ou empresários que exercem a mesma profissão ou atividade econômica, com a finalidade de estudar e defender seus interesses. Está na esfera dos municípios.
Os sindicatos têm como objetivo principal a defesa dos interesses econômicos, profissionais, sociais e políticos dos seus associados. São também dedicados aos estudos da área onde atuam e realizam atividades (palestras, reuniões, cursos) voltadas para o aperfeiçoamento profissional dos associados.
Os sindicatos de trabalhadores também são responsáveis pela organização de greves e manifestações voltadas para a melhoria salarial e das condições de trabalho da categoria.
	
	
	
	
		
	
		7.
		Em relação à estratégia de prevenção dos problemas trabalhistas, podemos afirmar:
	
	
	
	É a existência de vários sindicatos, em um município, representando uma determinada categoria.
	
	
	Bom clima organizacional; Reuniões das equipes de RT; Cumprimento das leis; convenções; acordos e sentenças normativas.
	
	
	Bom relacionamento com os sindicatos patronais.
	
	
	É a organização dos trabalhadores com vistas às suas conquistas de prevenção e soluções dos problemas trabalhistas frente à classe patronal.
	
	
	Manter canais de comunicação com os empregadores
	
Explicação:
Estratégias de prevenção dos problemas trabalhistas
- Cumprimento das leis, convenções, acordos e sentenças normativas.
- Bom clima organizacional.
- Treinamento dos gestores sobre RT.
- Sistema de atendimento às queixas e reclamações.
- Reuniões das equipes de RT.
- Manter canais de comunicações com os funcionários.
- Bom relacionamento com os sindicatos dos trabalhadores.
	
	
	
	
		
	
		8.
		A criação de um sindicato tem que ser aprovadapelo Ministério do Trabalho, uma vez aprovada ele passa a ser a única representação sindical de um determinado ramo de atividade. Mesmo que os trabalhadores não se associem ao sindicato. No Brasil há a prevalência da Unicidade Sindical, ou seja, em cada município só pode existir um representante sindical de cada categoria: econômica ou profissional. A seguir relacionamos algumas vantagens dessa unicidade sindical, exceto :
	
	
	
	Defesa dos interesses de toda uma coletividade profissional, que são semelhantes e em consequência, os objetivos são os mesmos.
	
	
	maior poder de negociação, por ter uma representatividade e força maior.
	
	
	Maior representatividade, por reunir um maior número de associados.
	
	
	Os associados se vêem nas mãos dos dirigentes em representarem bem a categoria.
	
	
	fortalecimento dos sindicatos, como há apenas a representação de uma categoria por ramo de atividade, assume-se que seja mais forte.
	
Explicação:
No Brasil prevalece a Unicidade Sindical. desde as suas mais remotas legislações, mantendo-a mesmo depois da promulgação da atual Constituição Federal. Esse ¿amparo¿ constitucional vem expresso no art. 8º, inciso II, da Carta Magna, Segundo Nascimento ¿é a proibição, por lei, da existência de mais de um sindicato na mesma base de atuação¿ A questão da unicidade sindical não é das mais pacíficas entre os entendimentos doutrinários existentes. Pelo contrário, subsiste uma grande controvérsia entre os possíveis aspectos positivos e negativos do chamado monismo sindical. Dentre as desvantagens, podemos citar: Falta de opção para os membros da categoria, uma vez que não há outros sindicatos para representá-los. E os associados se vêem nas mãos dos dirigentes em representarem bem a categoria.

Continue navegando

Outros materiais