Buscar

Caso Concreto 4 - Direito do Trabalho

Prévia do material em texto

Caso Concreto IV
1) Marilia era sócia da Sociedade Empresária Recanto Feliz. Não mais tendo interesse em continuar como sócia, resolveu vender suas quotas para Joaquim Barbosa. Toda a transação comercial tramitou normalmente e foi averbada em março do corrente ano.
Marcio Augusto, empregado, da Sociedade Empresária resolveu acionar a empresa, e esta em dúvidas se a e a ex-sócia Marilia possui responsabilidade sobre os supostos débitos trabalhistas. Pergunta-se: Analisando-se as alterações da Lei 13467/2017 quanto a figura do sócio retirante, esclareça se existe ou não responsabilidade no caso concreto? Fundamente.
R: Sim, pois ainda há a responsabilidade subsidiária de Maria com a Sociedade de um período de até 2 anos após averbada a modificação do contrato. Ou seja, mesmo tendo se desligado da empresa e vendido suas quotas à Joaquim, por um período de 2 anos ela ainda continua sendo responsável.
2) Acerca dos grupos econômicos e da sucessão de empregadores, julgue os itens a seguir, considerando a reforma trabalhista de 2017.
I- Uma vez caracterizada a sucessão trabalhista de, apenas a empresa sucessora responderá pelos débitos de natureza trabalhista, podendo-se acionar a empresa sucedida somente se comprovada fraude na operação societária que transferiu as atividades e os contratos de trabalho.
II- Para a justiça do trabalho, a mera identidade de sócios é suficiente para configurar a existência de um grupo econômico
III- Configurado o grupo econômico, as empresas responderão subsidiariamente pelas obrigações decorrentes das relações de emprego.
Assinale a opção correta:
R: A) Apenas o item I está correto.

Continue navegando