Buscar

Catering: Serviço de Fornecimento de Refeições

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Introdução
Catering significa comprar provisões, providenciar um suprimento de comida preparada. Designa o serviço de fornecimento de refeições coletivas, incluindo também itens correlatados (talheres, louça, toalhas, etc) para companhias de aviação, restaurantes empresariais, hospitais, eventos esportivos, festas. Sendo que, na contratação do serviço, o contratante define o cardápio, o número de comensais, o local e a hora de entrega dos produtos. O catering pode incluir também o fornecimento de mão-de-obra, equipamentos, serviços de limpeza, entre outros.
Tipos de catering: industrial, hospitalar, social, lazer e funcional.
Industrial: é associado a cantinas das empresas ou companhias aéreas, marítimas e ferroviárias.
Hospitalar: associados a hospitais.
Social: associados a cantinas escolares, lares de terceira idade, creches e colônia de férias.
Lazer: associados a eventos desportivos ou culturais.
Funcional: associados a eventos tais como festas, congressos, entre outros, que podem ser realizados em espaços alugados, residência do cliente ou restaurante de empresas.
O tipo industrial aéreo é realizado por empresas produtoras de refeições para companhias aéreas. Seu objetivo consiste em oferecer uma alimentação de bordo pautada em qualidade, segurança e boa aparência, de acordo com as exigências dos contratantes (STETTINER, et al, 2015).
O processo de preparação para as companhias aéreas não difere da maneira de preparação para outros estabelecimentos comerciais. A diferença está na quantidade de refeições produzidas e na qualidade do controle higiênico-sanitário ao longo de sua produção. Normalmente esses serviços são provenientes de empresas terceirizadas as quais são especializadas, comumente localizadas em espaço adaptado no próprio aeroporto ou próximo ao local de distribuição. (PAVIA, 2003)
O controle deve ser rigoroso em se tratar de aviação na produção das refeições, de maneira, que seja implementado um sistema de monitoramento de riscos que contemple as normas estabelecidas pela ANVISA. A integridade do alimento pode ser verificada através da aplicação do sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) uma ferramenta internacional que visa “garantir a produção de alimentos seguros à saúde do consumidor”, perpassando todas as etapas na elaboração, distribuição, armazenamento, manipulação, transporte e oferta. (DOMINGUES, 2008).

Outros materiais