Buscar

av1 patologia 2017

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: SDE0139_AV1_201401151973 » PATOLOGIA BÁSICA
	Tipo de Avaliação: AV1 
	Aluno: 
	Professor:
	THIAGO DUTRA VILAR
	Turma: 9010/AJ
	Nota da Prova: 10,0 de 10,0  Nota do Trab.:    Nota de Partic.:  Data: 21/03/2017 13:19:10 
	
	 1a Questão (Ref.: 201401935989)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	As lesões (x) são aquelas relacionadas com a recuperação do estado de normalidade após finalizada a agressão; a letalidade  ou não está frequentemente associadas à qualidade, à intensidade e à duração da agressão, bem como ao estado funcional ou tipo de célula afetada. 
		
	
	Completas 
	
	Não-letais 
	
	Letais 
	
	Não complexas
	
	Brandas 
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401935983)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A ação dos agentes agressores, independente da sua origem, ocorre a partir de dois mecanismos básicos: a)__________, a partir de modificações moleculares que se traduzem em modificações estruturais; b) __________, a partir de processos de adaptação que quando ativados acarretam a neutralização ou a eliminação da agressão, viabilizam modificações em nível molecular que ocasionam alterações estruturais. A opção que corretamente completa as lacunas em (a) e (b) são respectivamente: 
		
	
	Ação estrutural e Ação molecular 
	
	Ação indireta e Ação direta 
	
	Ação molecular e Ação estrutural 
	
	Ação horizontal e Ação Vertical 
	
	Ação direta e Ação indireta 
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401733530)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A isquemia prolongada e progressiva leva ao infarto. A área necrosada apresenta coloração pálida mas mantém sua morfologia por algum tempo até que ocorra a cicatrização desta lesão. Que tipo de necrose ocorre em órgãos compactos que sofrem isquemia?
		
	
	Gordurosa.
	
	Caseosa.
	
	Liquefativa.
	
	Gangrenosa.
	
	Coagulativa.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401733311)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	"Ocorre quando a célula agredida pelo estímulo nocivo sofre alterações funcionais e morfológicas, porém mantém-se viva, recuperando-se quando o estímulo nocivo é retirado ou cessa."O texto selecionado refere-se ao conceito de:
		
	
	Agressão celular reversível 
	
	Lesão celular irreversível 
	
	Necrose celular 
	
	Agressão celular irreversível 
	
	Lesão celular reversível 
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401205401)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	3) O alcoolismo está associado à causa de esteatose hepática alcoólica, degeneração celular que pode evoluir e levar à cirrose e até ao câncer hepatocelular. A respeito da esteatose hepática, é CORRETO afirmar que:
		
	
	trata-se de uma liberação anormal das enzimas ácidas contidas nos lisossomos dos hepatócitos, determinando a degradação de proteínas citosólicas fundamentais para a as funções celulares das células do fígado. 
	
	trata-se de um acúmulo anormal de melanina no citoplasma dos hepatócitos, determinando o aparecimento de vacúolos marrom-escuros ou pretos.
	
	trata-se de uma deposição anormal de triglicerídeos no citoplasma dos hepatócitos, determinando o aparecimento de vacúolos claros que, em casos extremos, pode transformar o fígado num órgão amarelo, mole e gorduroso. 
	
	trata-se de um acúmulo anormal de água no citoplasma dos hepatócitos, que se tornam células edemaciadas, com membrana plasmática enfraquecida que pode romper-se. 
	
	trata-se de uma deposição anormal de proteínas no citoplasma dos hepatócitos, formando vacúolos protéicos bem corados pela eosina. 
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201401830612)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A inchação turva é, geralmente, a primeira manifestação de um processo regressivo apresentado pela célula agredida. Considerando a premissa básica de que as alterações regressivas são fruto de diminuições energéticas celulares, um dos primeiros mecanismos que seria afetado seria o do transporte de água e de íons entre os meios interno e externo à célula; essa hipótese explicaria esse pioneirismo da inchação turva sob os demais tipos de alterações regressivas, dado que sua patogenia está diretamente ligada aos distúrbios: 
		
	
	mecânicos celulares.
	
	osmóticos celulares.
	
	de difusão celular.
	
	hidroeletrolíticos celulares.
	
	endócrinos.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201401401505)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	É um distúrbio pigmentar da pele caracterizada por manchas escuras na pele. Ocorre principalmente no rosto, mas pode ocorrer em outros segmentos do corpo. Ocorre mais frequentemente em mulheres. Acontece em cerca de dez por cento nos homens. As manchas podem aparecer na gravidez. Trata-se de uma consequência de aumento de melanina na pele. Clinicamente se carateriza por manchas acastanhadas na pele sem sintomas, podendo acontecer simetricamente (nos dois lados da face). Deve ser considerado um distúrbio crônico, com tratamento e prevenção contínuos. Porém, existem casos onde desaparece após tratamento e controle adequados. O texto refere-se um distúrbio pigmentar denominado:
		
	
	mosaico.
	
	câncer de pele.
	
	vitiligo.
	
	melasma.
	
	pelagra.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201401790713)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	B S,S, 56 anos, divorciado e aposentado, etilista crônico, chega ao atendimento médico queixando-se de dor abdominal intensa. A dor se irradia para as costa e associa-se à vontade de vomitar. Os exames laboratoriais identificaram aumento plasmático de transaminases hepáticas e dislipidemias. Qual das seguintes acúmulos intracelulares deve ser esperada no tecido hepático deste paciente? 
		
	
	Hemossiderina
	
	Proteínas
	
	Lipídeos
	
	Glicose
	
	Glicogênio
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201401208799)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A Hemostasia é conseqüência de processos rigorosamente controlados que mantém o sangue em um estado fluido e livre de coagulação nos vasos normais, e também induz a rápida formação de um tampão hemostático localizado no local de lesão vascular. Situações patológicas podem gerar uma falha nesse sistema ocasionando bloqueios em alguns vasos sanguíneos. Uma massa sólida formada pela coagulação do sangue dentro dos vasos sanguíneos é conhecida como:
		
	
	Equimose
	
	Aneurisma
	
	Petéquias
	
	Trombo
	
	Hematoma
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201401212067)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A hemostasia desempenha um papel fundamental na circulação sanguínea. Um distúrbio na hemostasia caracterizado pela ativação dos efeitos pró-coagulantes é:
		
	
	trombose.
	
	glicogenose.
	
	esteatose.
	
	antracose.
	
	hemorragia.

Continue navegando