Buscar

fisio do exercicio avaliando aprendizado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201704079102)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	1ª) Carboidratos, gorduras e proteínas são os substratos que são utilizados na bioenergética, porém estes precisam ser convertidos em ATP para que ocorra a liberação de energia. Sobre esse processo, assinale a assertiva. I. O NAD+ e o FAD são os responsáveis por esta conversão, reduzindo os substratos e transportando seus elétrons como fonte de energia. II. Proteínas são amplamente utilizadas como fonte de energia pois desempenham um papel fundamental na formação de aminoácidos essenciais. III. A razão de troca respiratória é a estimativa do uso de cada substrato durante o exercício, excluindo as proteínas. IV. (QR) é maior quando carboidratos são mais utilizados e menor quando são gorduras que são mais utilizados como substrato para fornecimento de energia. V. O ponto de cruzamento refere-se ao ponto onde os níveis de lactato começam a se acumular nos músculos e serem utilizados como principal fonte de energia através do ciclo de cori. Estão corretos os itens:
		
	
	c) II e IV
	
	e) III e V
	
	b) I e IV
	
	a) I e V
	 
	d) III e IV
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201704079025)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em condições de esforço físico nas quais existe produção excessiva e acúmulo de lactato é esperado, nos primeiros segundos pós esforço físico uma condição conhecida
		
	
	Manobra de Valsava
	
	OBLA
	
	GLUT
	
	Apnéia
	 
	EPOC
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201704078963)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Quando ventilação e temperatura encontram-se extremamente elevados durante o exercício máximo, alguns indivíduos bem condicionados, podem manifestar hipoxemia arterial induzida por esforço. Quais as causas deste fenômeno extremamente peculiar que pode ocorrer durante o exercício?
		
	
	Aumento exacerbado da pressão intra-pulmonar e aumento da sincronia entre perfusão e ventilação alveolar durante o exercício máximo
	 
	A sustentação de valores muito elevados de débito cardíaco que reduz o tempo de trânsito de hemácias nos capilares e a característica que estes indivíduos detêm de apresentar altos níveis de 2,3BPG em hemácias, que reduz ainda mais a afinidade da hemoglobina pelo oxigênio
	
	Presença de comunicação entre ventrículos ou artéria e veia pulmonar e redução dos níveis de 2,3BPG em hemácias que reduz ainda mais a afinidade da hemoglobina pelo oxigênio diante de aumentos da temperatura corporal
	
	Desvio excessivo da curva de saturação da hemoglobina para esquerda observado em atletas treinados que apresentam maior temperatura corporal do que aqueles menos treinados
	
	Fadiga dos músculos respiratórios e aumento da sensibilidade dos quimioreceptores que aumenta a atividade simpática e reduz o fluxo de sangue nos capilares alveolares
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201704079114)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Complete as lacunas abaixo assinalando a única resposta correta: A titina tem importante função no ___________________, sendo responsável por ________________________ as moléculas de miosina e ainda são responsáveis pela _______________________ do mesmo. a) sarcômero, centralizar, elasticidade. b) músculo, contrair, força. c) sarcômero, excitar, força. d) músculo, centralizar, elasticidade. e) sarcômero, centralizar, força.
		
	
	músculo, contrair, força.
	 
	sarcômero, centralizar, elasticidade.
	
	sarcômero, excitar, força.
	
	sarcômero, centralizar, força.
	
	músculo, centralizar, elasticidade.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201704078397)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em um treinamento de corrida o preparador físico pede para que seu atleta realize 10 sprints (corridas curtas com alta velocidade) com duração de 5 segundos em uma rampa e entre esses esforços o atleta deveria descansar em todos os intervalos 3 min. Analisando o esforço, o tempo do treino e o tempo de recuperação, classifique o sistema de energia recrutado predominantemente durante o treino.
		
	
	O atleta estava treinando predominantemente no sistema glicolítico pois o treinamento teve uma duração de aproximadamente 15min no entanto retirando o período de recuperação só houve 50 s. de exercício efetivo.
	 
	O atleta estava treinando predominantemente no sistema ATP-PC pois ele fez esforços de 10 segundos e teve tempo suficiente para recuperar as reservas de ATP-PC para o proximo esforço.
	
	O atleta estava treinando predominantemente no sistema oxidativo pois o treinamento teve uma duração de aproximadamente 15 min.
	
	O atleta estava treinando predominantemente no sistema oxidativo e glicolítico pois esse período de treinamento teve uma duração de aproximadamente 15min., porém somente 50 s. de exercício efetivo.
	
	O atleta estava treinando predominantemente no sistema ATP-PC e Glicolítico pois não teve tempo suficiente para se recuperar no ATP-CP e acabou entrando no sistema Glicolítico.

Outros materiais