Buscar

Avaliação Parcial libras

Prévia do material em texto

Avaliação Parcial: CEL1332_SM_201808056612 V.1 
	Aluno(a): GIOVANA MACHADO DE CARVALHO
	Matrícula: 201808056612
	Acertos: 10,0 de 10,0
	Data: 01/10/2018 22:53:53 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201808301710)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A palavra abaixo, apresentada em alfabeto manual (LIBRAS), quando transcrita para o português escrito, lê-se:
		
	
	Truta
	 
	Fruta
	
	Treta
	
	Sutra
	
	Trufa
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201808672459)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	As pessoas surdas não são mudas. O termo surdo-mudo é um equívoco do passado. Essa concepção errada recebe o nome de:
		
	
	Maldade
	 
	Mito
	
	Malícia
	
	Mal
	
	Multa
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201808300334)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Para a boa formação de sinais da LIBRAS são cinco os parâmetros exigidos, a saber: Configuração de Mãos, Ponto de Articulação, Movimento, Expressões não-manuais e:
		
	
	Largura
	
	Dinamização
	
	Tamanho
	
	Volume
	 
	Orientação
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201811021612)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Dos cinco parâmetros da Libras, assinale aquele que se refere à direcionalidade dos sinais em sua produção linguística e enunciativa:
		
	
	Locação/Ponto de Articulação.
	
	Movimentos.
	
	Expressões faciais e corporais. 
	 
	Orientação das mãos. 
	
	Configuração das mãos. 
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201811024666)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	De acordo com a proposta bilíngue, como a Língua Portuguesa deve ser ensinada para os surdos? Assinale a alternativa CORRETA.
		
	
	Da mesma forma que se ensina para os alunos ouvintes.
	 
	Como segunda língua, na modalidade escrita.
	
	Através da oralização.
	
	Os surdos não precisam aprender o Português.
	
	Apenas com leitura labial.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201808672493)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Assinale a metodologia que privilegia a leitura labial em detrimento à língua de sinais:
		
	
	O ensino de LIBRAS.
	
	A comunicação total.
	 
	O oralismo.
	
	O bilinguismo.
	
	O ensino de língua estrangeira.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201808672597)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Percebe-se mesmo diferença no desempenho linguístico desses surdos, pois não sofreram tanta influência da língua oral (portuguesa) no processo de aquisição da língua de sinais. A que núcleo de família de surdos se refere o enunciado:
		
	
	Pais surdos e filhos ouvintes.
	 
	Pais surdos e filhos surdos.
	
	Pais ouvintes e filhos ouvintes.
	
	Pais cegos e filhos ouvintes.
	
	Pais ouvintes e filhos surdos.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201808684126)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A família é a base de formação do sujeito, é o primeiro ambiente de interação e comunicação, onde valores são apreendidos e construídos, mas as crianças surdas enfrentam grandes dificuldades comunicativas em seus lares. Com base nessa afirmação, assinale a alternativa CORRETA sobre interação linguística em relação às famílias em que há surdos:
		
	
	Quando uma família é formada somente por pessoas surdas, fica impossível a comunicação entre eles, pois não usam a língua oral.
	
	A falta da audição limita por completo a criança surda, impedindo-a de se comunicar e interagir.
	
	Não há necessidade de interação com as crianças surdas, porque elas não são capazes de aprender, nem de assimilar conceitos.
	 
	A maioria das crianças surdas nasce em lares ouvintes, por falarem línguas diferentes a comunicação entre pais ouvintes e filhos surdos fica comprometida, trazendo grandes prejuízos à criança.
	
	A família deve interagir sempre em Língua Portuguesa com as crianças surdas, pois essas devem dominar a língua majoritária.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201808672577)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Para os autores Vetro e Cezário (2009, p. 141). A sociolinguística é uma área que estuda a língua em seu uso real, levando em consideração as relações entre a estrutura linguística e os aspectos sociais e culturais da produção linguística. Com base nesse conceito:
		
	
	A LIBRAS pode ser estudada como uma estrutura autônoma, independente de contexto situacional, da cultura e da história das pessoas que a utilizam como meio de comunicação.
	
	A LIBRAS não faz parte dessa abordagem linguística, portanto, não pode ,sequer, ser estudada como uma estrutura linguística.
	 
	A LIBRAS como língua natural é uma instituição social e, portanto, não pode ser estudada como uma estrutura autônoma, independente de contexto situacional, da cultura e da história das pessoas que a utilizam como meio de comunicação.
	
	A LIBRAS não é uma instituição social como as demais línguas são e, portanto, não pode ser estudada como sistema linguístico.
	
	A LIBRAS como língua natural não é uma instituição social e pode ser estudada como uma estrutura autônoma, independente de contexto situacional, da cultura e da história das pessoas que a utilizam como meio de comunicação.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201808196531)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Ressaltamos os aspectos sociolinguísticos das línguas de sinais, em outras palavras, fazemos referências às relações estabelecidas entre linguagem e sociedade, como valores e produtos de um determinado grupo. Com base no texto, marque a opção INCORRETA.
		
	
	A correlação língua/sociedade é de extrema relevância. Atualmente, pela lei 10.437/02 e o decreto 5.262/06, a língua de sinais ganha mais força e muitas universidades, escolas já adotam a libras como disciplina curricular.
	
	A correlação língua/poder permite aos surdos, pela libras, a ascensão social, já que poderá produzir discursos, poemas, ou mesmo uma simples opinião, as quais imprimem sua presença na sociedade.
	 
	A correlação pensamento/linguagem fica prejudicada, pois a libras não é capaz de desenvolver o cognitivo de uma pessoa surda.
	
	A correlação língua/comunicação é possível pela libras, cada sinalizante pode interagir com seu interlocutor.
	
	A correlação língua/sociedade é de extrema relevância. Atualmente, pela lei e decreto da libras, a língua de sinais ganha mais força e muitas universidades, escolas já adotam a libras como disciplina curricular.
	
	
	Gabarito Coment.

Continue navegando