Buscar

Estudo Dirigido Anatomia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo Dirigido de Anatomia Sistêmica 01
Em relação aos planos de secção, qual é o plano que divide o indivíduo em anteroposterior?
R: Coronal
O corpo humano é formado por um sistema de alavancas, capaz de proporcionar ao indivíduo uma série de movimentos, que se combinados, elevam a espécie humana na escala zoológica. 
Se observarmos a maioria desses ossos, veremos que os mesmos apresentam suas dimensões na seguinte forma; Comprimento maior que a largura e maior que a espessura óssea. Como podemos classificar tais ossos?
R: São ossos longos, espessos e tubulares.
A articulação sinovial confere ao ombro e quadril grandes possibilidades de se movimentar, consequentemente de se lesarem, se não assegurados de cuidados específicos. No joelho encontramos estruturas que permitem uma perfeita adaptação entre o fêmur e a tíbia. Quais estruturas anatômicas são estas?
R: Minísco medial/Lateral; Ligamento cruzado posterior/anterior; Ligamento colateral lateral fibular medial e tibial.
A bomba cardíaca possui quatro valvas, sendo duas na base das artérias e duas entre os átrios e ventrículos. Qual destas valvas fica localizada entre o átrio e o ventrículo esquerdo?
R: Mitral ou bicúspide
O coração possui dois átrios, duas aurículas e dois ventrículos. Para que o sangue do lado direito não se misture com o sangue do lado esquerdo, qual estrutura divide os ventrículos?
R: Septo vertical
No antebraço encontramos dois ossos: o rádio que é lateral e a ulna medial e entre estes a membrana interóssea que classificamos como?
R: Sindesmose
O coração está localizado em um espaço delimitado em suas laterais pela pleura parietal dos pulmões, inferiormente pelo diafragma e posteriormente pelo esterno. Qual a denominação dada a esse espaço?
R: Espaço denominado mediastino
Descreva com detalhes a pequena circulação: 
R: Todo o sangue impuro proveniente do átrio direito passa para o ventrículo direito onde se inicia a pequena circulação. O sangue então é levado aos pulmões através do tronco pulmonar onde sofre o fenômeno da hematose. Em seguida o sangue retorna ao coração através das veias pulmonares direita e esquerda, chegando no átrio esquerdo, onde termina a pequena circulação. Coração → Pulmão→ Coração
Como se denomina a camada de tecido conjuntivo que reveste externamente os ossos?
R: Periósteo
As valvas são retalhos musculares que se abrem e fecham; fazendo com que o sangue seja direcionado de maneira correta. O coração possui 4 valvas. Cite-as.
R:Valva tricúspide, valva pulmonar, valva mitral e valva aórtica.

Outros materiais