Buscar

Filosofia do Direito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Filosofia do Direito
Doutrina de Augusto Conte
Realidade objetiva: não há interpretação a realidade é aquilo que os sentidos apresentam.
Evolução da sociedade: A sociedade tem evolução continua a parte de 3 princípios: Ordem, comando e progresso. 
Ciência: É objetiva, clara e direta com bases na experiências “seres da mesma natureza viva”, postos na mesma circunstancias reagem da mesma maneira. 
Pensamento de Augusto Comte.
A filosofia positiva de Comte nega que a explicação dos fenômenos naturais, assim como sociais, provenha de um só princípio. A visão positiva dos fatos abandona a consideração das causas dos fenômenos (Deus ou natureza) e torna-se pesquisa de suas leis, vistas como relações abstratas e constantes entre fenômenos observáveis.
Obra: Uma Teoria da Justiça (John Rawls) : Diz que a posição original é quando estamos em uma completa posição onde não podemos agir. Posição neutra.
Justiça Equilibrada: Diz que a justiça não esta acessível a todos.
Para haver a justiça na só se discute a partir da desigualdade. Considerando a injustiça levou a Rawls a discutir sobre a justiça.
Cap. 3 – A posição Original
Para Kant: As inclinações significam Paixões. Me diz que posso estar em um estado racional para pensar na justiça. Ser justo. Olhar a situação e dar a nota.bb
John Rawls tem como objetivo estabelecer as condições teóricas para a construção da justiça na perspectiva da Filosofia contratualista e utilitária.
John Rawls é um autor contemporâneo; morreu há menos de 10 anos; contratualista; trabalha a perspectiva do utilitarismo; buscou a racionalização da justiça, até mesmo através de fórmulas matemáticas;
Utilitarismo: é justo cometer injustiças a grupos menores para que o grupo maior seja beneficiado;
A justiça é a prática do direito, que vai fazer com que a sociedade faça a distribuição comum dos seus bens produzidos;
O juízo é a capacidade intuitiva de neutralizar as emoções;
Perguntas sobre os trabalhos apresentados:
Capítulo 3: Explique a diferença entre o direito positivo e o direito subjetivo.
O Direito Positivo é o direito que está escrito, positivado, é fundamentado em normas formais. O Direito Subjetivo está na consciência de cada ser humano, baseado em seus valores, religião, costumes e história de convivência social.
Capítulo 4: Esclareça a diferença entre direito e costumes.
Os costumes podem ser religiosos, regionais, culturais, baseados na história de convivência social de um povo, sendo relevantes para o direito, pois podem ser considerados juntamente com as normas formais do direito. Os costumes, aliados ao Direito formal, regem a vida em sociedade. Os Costumes não estão descritos nas normas formais de direito, mas podem influenciá-las.
Capítulo 5: Quais relações existem entre os grandes códigos do Direito e a Filosofia do Direito?
Os grandes códigos do Direito são todos individualistas, estão diretamente ligados com o ser humano, tratando de assuntos que são indispensáveis e incompreensíveis à Filosofia do Direito, a qual possui uma perspectiva mais elevada e generalista.
Capítulo 6: Esclareça as diferenças entre o Direito Público e o Direito Privado
O Direito Público trata de lides entre indivíduos e o Estado. Como cabe ao Estado garantir o bem estar social, a ordem, a moralidade e a segurança pública, entre outros, quando alguém sente que o Estado não está cumprindo o seu papel e se sente lesado por isso, pode impetrar ação de reparação do direito em questão;
Direito Privado: trata de lides entre indivíduos, considerados em igualdade de condições jurídicas.
Capítulo 7: Explique a tendência finalista.
A tendência Finalista entende que o juiz deve se basear para tomada das suas decisões, além das normas formais, em referencias externas, assim como expressar a sua concepção de justiça, partindo da realidade social em que convive; é uma tendência mais realista, prática, voltada para o presente, para o fato material.
Capítulo 8: Explique o que é o Direito da perspectiva Materialista Histórica.
A perspectiva Materialista Histórica do Direito prevê que as transformações do Direito ocorrem em função da construção social e histórica de cada indivíduo e da realidade social.
Capítulo 9: Explique a linguagem do Direito.
A linguagem do Direito é manifestada de diferentes formas, ambas elevando-o a um patamar em que poucos são os cidadãos capazes de entendê-lo e de aplicá-lo. Tal fenômeno possui justificativa, dentre outras, na complexa estrutura gramatical utilizada pelos legisladores na confecção do texto legal, que não é tão acessível à massa da população; assim como, na erudição aparente demonstrada pelos operadores do Direito em sua oratória, que culmina na incompreensão de seu conteúdo e sentido pela maioria dos ouvintes comuns. Daí a necessidade de, no papel de operadores do Direito, trabalharmos para que tais desvios não nos levem a sua aplicação injusta.
Capítulo 10: Explique a Idéia de Democracia.
A idéia de Democracia está baseada na Liberdade. A essência da democracia consiste no fato de que a autoridade do Estado emana do povo, isto é, toda ação do Estado deve ter o consentimento do povo. A 
PROVA: A IDÉIA DE DEMOCRACIA...

Outros materiais