Buscar

PROVA Genetica Aplicada a atividade motora

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Genética aplicada a atividade motora
1- Supondo que atletas de alto rendimento, um maratonista e levantador olímpico, realizem uma sessão de treino de força para manutenção/ aumento de massa muscular. Você acredita que:
A – Os dois deveriam ter o mesmo tempo de recuperação para realizar uma nova sessão de exercícios, pois independente do tipo de modalidade eles realizam o mesmo tipo de exercício.
B – A recuperação dos dois será diferente, apesar de provavelmente apresentarem genótipos semelhantes. Isso se dá pelo fato de ambos serem atletas de alto rendimento.
C- O único fatos que pode interferir na recuperação desses indivíduos é o fenótipo relacionado a massa muscular de cada um.
D- Provavelmente fatores genéticos influenciaram no sucesso associado a modalidade em cada atleta, mas o tipo de treinamento e recuperação serão os mesmos.
E- Indubitavelmente fatores genéticos influenciaram no sucesso associado á modalidade em cada atleta. Esse fator associado ao treinamento especifico proporcionara efeitos diferentes.
2 – Wilheim Ludvig Johannsen, a partir de seus experimentos genéticos com feijões, sentiu a necessidade de propor novos termos e conceitos relacionados aos fatores que promovem a variação. O pesquisador recomendou que o termo gene deveria ser usado como uma unidade de cálculo, uma unidade funcional, e não como uma estrutura morfológica como o cromossomo. Desenvolvem-se também, a partir dai os conceitos de genótipo e fenótipo. Nesse sentido, aponte a alternativa correta.
A – Todas as características de organismos, distinguíveis por analise e observação direta da aparência ou através de medidas, são caracterizadas como fenótipo.
B–Gene é uma pequena parte do DNA, são divididos em números iguais de nucleotídeos.
C- Dois indivíduos podem ter o mesmo fenótipo, mas desenvolver genótipos diferentes, o que dificulta a afirmação de que ambos têm o mesmo fenótipo.
D- Dois irmãos gêmeos criados em ambientes diferentes teriam o mesmo fenótipo.]
E – Chamamos de genótipo a composição física de um organismo e fenótipo o conjunto de genes.
3- Identifique a alternativa correta:
A – A proteína a-actina apresenta cinco isiformas.
B – A troca de mais de três nucleotídeos em determinado ponto do gene da a – actina 3 codifica uma proteína não funciona.
C– A troca de um nucleotídeo em determinado ponto do gene da a-actina 3 codifica uma proteína não funcional.
D – A presença da a-actina 3 beneficia o desempenho em tarefas que exigem maior utilização da capacidade aeróbia.
E – A ausência dessa proteína tem se mostrado favorável ao desempenho em provas que evolvam força muscular.
4- Assinale a alternativa correta no que se refere a testes genéticos para detecção de talentos no esporte.
A – Já é possível estabelecer uma relação de causa-efeito e assim identificar talentos natos.
B – Como todas as crianças já tem as mesmas oportunidades físicas, desportivas e intelectuais, é simples fazer a detecção de talentos.
C – OS testes já são utilizados corriqueiramente no meio esportivo.
D- OS testes são extremamente uteis, uma vez que o rendimento especifico para determinada modalidade é determinado por um único gene.
E- Esses testes ainda são precoces, uma vez que o rendimento no esporte depende de vários fatores.
5- Recentemente, nos deparamos com inúmeros programas de exercícios físicos que prometem perda de peso, mas é possível afirmar que a atividade física, anula a predisposição genética a obesidade?
Escolha a alternativa que reponde a essa questão.
E- Pessoas com uma variante genética de um gene especifico (associado à obesidade) podem ter maior risco de sobrepeso, mas não estão necessariamente condenadas a permanecer assim.
6- Se você fosse um treinador de uma equipe de alto rendimento em um clube com chances de vitória, quais genes você, mapearia? 
A- O gene da ECA que tem relação tento com performances relacionadas a melhor capacidade aeróbia quanto de força.
7- Sobre genética de populações, é correto afirmar que:
B -estuda a distribuição de genes em um grupo de indivíduos da mesma espécie.
8- Qual dos genes a seguir tem sido associado ao surgimento de lesões em atletas?
A- APOE
9- No que se refere a doping genético, é correto afirmar que:
B- O dopping genético é o uso não terapêutico de células, genes e elementos gênicos ou a modulação da espress genica que tenham capacidade de aumentar o desempenho esportivo.
10- Sobre o vocabulário genético, associe corretamente.
Assinale a alternativa correta:
I-A ;II-B ;III-D ;IV-C
11- leia as asserções a seguir.
I -Aproximadamente 45% das variações do tipo de fibra no usculo são explicadas por fatores genéticos
III – apesar da heterogeinedade e da distribuição dos diferentes tipos de fibra na musculatura esquelética a contração muscular é dependente da interação das proteínas miofibrilares miosina e actina.
RESP: I E III ESTÃO CORRETAS.
12 – Existe diferença entre o código genético de atlestas e da população em geral? Assinale a alternativa que sinaliza essas diferenças.
C – As diferenças podem estar em variantes no código dos genes específicos envolvidos na modulação dos fenótipos performance física
13 – Leia as senteças a seguir e identifique a alternativa correta:
RESP - C- Fatores como o sistema nervoso autônomo, hormônios vasipressores/vasodilatadores, estrutura e função cardíaca e dos vasos , além de outros fatores podem colaborar juntamente com dominantes genéticos para fenótipo da pressão arterial.
14- Qual fenótipo pode estar relacionado a polimorfismos do gene da creatina quinase M (CKM)?
RESP – A – Aumento da capacidade cardiorrespiratória
15 – ( Adaptado de UFPI/PI) – As células musculares são diferentes das células nervosas porque:
RESP – D – usam códigos genéticos diferentes.
16 – Durante a escolha de uma modalidade esportiva para matricular sua filha,.....de fato observamos que atletas dessa modalidade comumente não são altes. Como isso pode ser explicado?
RESP – D – Devido as vantagens mecânicas , os atletas que se destacam tem altura menor , o que proporciona mais sucesso na modalidade
17- ( Adaptado de UFC CE ) Alguns estudos com gêmeos idênticos mostraram que o QI , a altura......A melhor explicação para essas diferenças é que:
RESP – A – O ambiente e os genes interagem no desenvolvimento e expressão das características herdadas
18- ( Adaptado de Unifor CE/CG/Janeiro) – Ao iniciar o curso de Genetica , os alunos anotaram o seguinte:
A primeira lei de Mendel esta expressa em
RESP – A – I, somente
19 – Obeserve a figura a seguir e assinale a alternativa correta.
( figura estrela )
RESP – C – Na figura, o termo fenótipo intermediário se refere ás características físicas influenciadas pelos genes e ...comportamentais.
11- (Enade 2008) O trabalho de Mendel com hibridação de ervilhas, publicado em 1866, forneceu subsídios para a compreensão das observações citológicas sobre o comportamento dos cromossomos na formação dos gametas...., argumentava que diferentes fatores se separavam nesse processo de maneira independente entre si.
B- Os cromossomos homólogos se separam na fase I e a segregação de um par de cromossomos homólogos é independente da dos demais
12 -(Enem PPL 2013) A transferência de genes que poderiam melhorar o desempenho esportivo de atletas saudáveis foi denominada doping genético. Uma vez inserido no genoma do atleta, o gene se expressaria gerando um produto endógeno capaz de melhorar o desempenho atlético. Um risco associado ao uso dessa biotecnologia é o(a):
C - Falta de controle sobre a expressão fenotípica do atleta.
13- (UEL 2011) Leia o texto a seguir: Doping pode ser compreendido como a utilização de substâncias ou método que possa melhorar o desempenho esportivo e atente contra a ética esportiva em determinado tempo e lugar, Com base no texto, na teoria de Habermas e considerando as implicações éticas envolvidas nas disputas entre atletas, assinale a alternativa correta:
C - O fato de um atleta ter sido submetido à terapia genética rompe com as condições desimetria entre os competidores, pressuposto ético básico das atividades esportivas.
14-(Enade 2011) A figura a seguir representa variações na quantidade de DNA ao longo do ciclo de vida de uma célula (X = unidade arbitrária de DNA por célula)
D- A célula representada no gráfico é uma célula diploide, que teve a quantidade de seu DNA duplicada no período S da interfase (fase 2) e, posteriormente, passou pelas fases da meiose, originando célulasfilhas com metade da quantidade de DNA (fase 7, células haploides).
15- A hipertrofia cardíaca pode ocorrer em resposta ao treinamento físico e é também chamada de “coração de atleta”. A relação com polimorfismos de alguns genes já é bem estabelecida, e dentre os genes já conhecidos temos:
B-O Gene da ECA.
16- Imagine uma situação onde um indivíduo acabou de terminar sua sessão de treinamento de força e assinale a alternativa correta.
A -Alterações no RNA mensageiro já ocorrem cerca de 0 a 4 horas após a sessão de treinamento.
17 -Os polimorfismos do gene da creatina quinase M (CKM) estão relacionado a quais fenótipos?
D-Aumento do VO2máx.
18-Qual a diferença entre pessoas comuns e atletas em relação ao código genético?
C -Os dois têm absolutamente os mesmos genes. O que o genoma de atletas pode apresentar de diferente, em comparação ao genoma das pessoas “comuns”, são variantes no código dos genes específicos envolvidos na modulação dos fenótipos de performance física.
19-Quanto a interação genes e rendimento esportivo, leia as afirmações abaixo e identifique a alternativa correta:
C-Além dos genes, o desempenho esportivo pode ser influenciado tanto por fatores físicos quanto cognitivos.
20- Segundo a agência FAPESP, publicado em março de 2016, um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) está mapeando em atletas de elite de diferentes modalidades um conjunto de marcadores genéticos associados ao bom desempenho na prática esportiva. Como esse mapeamento pode contribuir para o esporte?
B-Além de melhorar o desempenho, o conhecimento desses marcadores genéticos pode ajudar a reduzir o número de lesões e a prolongar o tempo de vida do indivíduo como atleta
21- A aterosclerose é uma das principais causas de morte em todo o
mundo. A s doenças isquêmicas do coração são causadas por uma
grande variedade de fatores. Dentre estes, os mais amplamente
relacionados com o referido grupo de patologias são os níveis sérico s
de lipídeos e lipoproteínas. Portanto, variantes genéticas que envolvam
o metabolismo lipídico está relacionado ao desenvolvimento da
doença. Neste sentido, assinale a alternativa correta:
B-Variantes genéticas relacionadas ao perfil lipídico são bastante requentes na população em geral, portanto, seu impacto é muito maior na saúde pública quando compara das com mutações de grande efeito, mas que são muito mais raras
22- A atividade física é capaz de anular a predisposição genética à obesidade. Essa é uma afirmação muito importante e que se tem visto mais comumente na atualidade. Sobre essa afirmação, escolha a alternativa correta:
A- Pessoas com uma variante genética de um gene específico (associados à obesidade) podem ter maior risco de sobrepeso, mas não estão necessariamente conde nadas a permanecer assim
23- Atualmente, observamos um aumento progressivo do desenvolvimento da Obesidade, do Diabetes tipo II e de várias doenças cardiovasculares. Essas doenças, de maneira geral, têm forte relação com aspectos comportamentais, como sedentarismo e hábitos alimentares, mas também há especulações sobre a participação de genes no desenvolvimento dessas doenças. Neste âmbito, leia as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta: 
A- Conhecem -se alguns genes específicos causadores do Diabetes tipo II, mas na grande maioria dos casos, a hiperglicemia ocorre devido à ação de vários genes

Continue navegando