Buscar

Terceira Infância

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
 Terceira Infância
Desenvolvimento
*
A terceira infância, que compreende o período dos 6 aos 11 anos,também é conhecida por fase escolar.
A escola é a experiência central durante esse período – um ponto focal de desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial.
O desenvolvimento físico na terceira infância não é tão rápido como nos períodos anteriores.
Os meninos são ligeiramente mais altos do que as meninas no início desse período, mas as meninas iniciam o surto de crescimento da adolescência mais cedo e assim, tendem a ser mais altas que os meninos no final da terceira infância.
*
A maioria das crianças em idade escolar tem bom apetite e come muito mais do que as crianças mais novas.
Para sustentar seu constante crescimento as crianças precisam, em média, 2400 calorias ao dia – mais para crianças com mais idade e menos para as mais jovens.
O café da manhã deveria suprir cerca de ¼ do total de calorias.
Devemos estimular o consumo de carboidratos complexos (batata, massa, pães e cereais) , bem como outros grãos, frutas e verduras, e desencorajar o consumo de carboidratos simples (encontrados nos doces em geral).
*
Os dentes de leite começam a cair em torno dos 6 anos e são substituídos por dentes permanentes em um ritmo de aproximadamente quatro dentes por ano durante os cinco anos seguintes.
Devemos orientar os pais sobre a importância de manter saudáveis os dentes de leite (decíduos), pois eles garantirão uma sequência de erupção e alinhamento favoráveis na dentição permanente.
As crianças já podem ser estimuladas a fazer uso do fio dental durante a higienização da cavidade oral.
*
Obesidade
A obesidade infantil é uma questão de saúde pública , tão ou mais importante que a desnutrição.
O excesso de peso, muitas vezes, resulta de uma tendência herdada,agravada por pouco exercício físico e alimentação errada.
São conhecidos 3 genes que parecem envolvidos na obesidade.Um desses genes rege a produção de uma proteína cerebral chamada leptina, que parece ajudar a regular a gordura corporal através do controle do apetite.
*
A inatividade parece ser um dos principais fatores no brusco aumento da obesidade.
Estudos mostram que crianças que assistem a 4 horas ou mais de TV por dia tem mais gordura corporal e IMC mais alto do que as que assistem menos de 2 horas por dia.
As crianças obesas costumam sofrer emocionalmente por causa da rejeição dos amigos.
*
Elas também tendem a se tornar adultos com sobrepeso, em risco de hipertensão, doença cardíaca, problemas ortopédicos e diabetes.
Os programas de manutenção de peso devem começar cedo e devem consistir de aumentos graduais predeterminados na atividade física e na redução do consumo de alimentos com alto teor de gordura e de calorias.
A preocupação com a imagem corporal – a aparência que acreditamos que temos – passa a ser importante próximo ao final da terceira infância, especialmente para as meninas, e pode dar origem a transtornos alimentares que se tornam mais comuns na adolescência.
*
Subnutrição
 - É difícil isolar os efeitos específicos da subnutrição, pois as crianças subnutridas geralmente vivem na pobreza e sofrem outros tipos de privações.
 - Consideradas em conjunto, essas privações podem afetar negativamente não apenas o crescimento e o bem-estar físico, mas também o desenvolvimento cognitivo e psicossocial.
 - Tratamento : alimentação ?
*
Desenvolvimento Motor
Durante a terceira infância as habilidades motoras das crianças continuam aperfeiçoando-se.
As crianças continuam tornando-se mais fortes, mais rápidas e mais bem coordenadas – obtendo prazer ao testar seus corpos e adquirir novas habilidades.
Brincar impetuoso : modo vigoroso de brincar que envolve lutar, rolar no chão, chutar , agarrar e, às vezes perseguir, em geral acompanhado de risos e gritos.
*
Cerca de 10% das brincadeiras dos escolares no recreio das escolas consiste nesse brincar impetuoso (lutas, golpes) .
Podemos ter dúvidas para saber se eles estão brincando ou brigando , mas basta olhar a expressão dos seus rostos.
Crianças pouco populares tendem a ser agressivas ; crianças populares geralmente brincam de forma impetuosa.
Os meninos brincam mais dessa forma do que as meninas.
*
Saúde
O desenvolvimento de vacinas para as principais doenças da infância tornou a terceira infância um período relativamente seguro da vida. 
Uma vez que as imunizações são necessárias para a admissão nas escolas,as crianças dessa idade tendem a estar protegidas.
A taxa de mortalidade nesse período é a mais baixa em todo o ciclo da vida.
*
Problemas de Saúde
As doenças na terceira infância tendem a ser breves e passageiras. 
Os problemas de saúde agudos – problemas ocasionais de curta duração, como infecções, alergias, são comuns.
Seis ou sete crises por ano de gripes, resfriados ou viroses são típicos nessa idade,pois os agentes disseminam-se livremente entre as crianças na escola ou nas brincadeiras.
As doenças do trato respiratório superior , dores de garganta, infecções de garganta por estreptococos e infecções de ouvido diminuem com a idade ,mas a acne, as dores de cabeça e as perturbações emocionais transitórias aumentam à medida que se aproxima a puberdade.
*
Problemas Crônicos de Saúde
Problemas visuais e auditivos : estima-se que 15% das crianças menores de 18 anos tenham problemas de visão e audição.
As crianças com menos de 6 anos tendem a ter hipermetropia. Aos 6 anos, a visão é mais nítida; uma vez que os dois olhos tem melhor coordenação, conseguem focalizar melhor.
Sabemos que até mesmo perdas auditivas brandas podem afetar a comunicação, o comportamento e as relações sociais.
*
Asma: doença respiratória crônica que se caracteriza por súbitas crises de tosse, chiado e dificuldade para respirar, podendo ser fatal.
Atualmente a asma é a doença crônica mais prevalente na infância. 
A causa desse aumento de casos é desconhecida,mas alguns especialistas mencionam as casas com melhor isolamento que permitem menor circulação do ar e exposição precoce a alérgenos ambientais.
*
HIV e AIDS
As crianças infectadas com o vírus da imunodeficiência humana (HIV) têm alto risco de desenvolver AIDS ( síndrome da imunodeficiência humana). 
90% dessas crianças contraem o vírus da AIDS das mães, quase todas elas no útero.
Além dos efeitos físicos devastadores dessa doença geralmente fatal, toda a família da criança pode ser estigmatizada, e a criança pode ser evitada ou mantida longe da escola ainda que praticamente não haja risco de ela infectar os colegas.
As crianças portadoras do HIV devem ser encorajadas a participar de todas as atividades escolares à medida que forem capazes.
*
Ferimentos por Acidentes
A ocorrência de acidentes aumenta entre os 5 e 14 anos, à medida que as crianças envolvem-se em mais atividades físicas e são menos supervisionadas.
Os pais tendem a superestimar a capacidade de proteção das crianças.Muitos alunos da primeira série vão sozinhos para a escola,muitas vezes atravessando ruas movimentadas sem semáforos, ainda que não saibam fazer isso com segurança.
Os traumatismos cranianos são causa importante de morbidade e mortalidade nessa faixa etária. Devemos estimular o uso de capacetes de proteção para atividades que envolvam risco, como bicicleta, skate e patinação.
*
Abordagem Psicométrica : Avaliação da Inteligência
Os testes de inteligência (ou testes de QI) são chamados de testes de aptidão : eles se propõem a medir a capacidade de aprender, em contraste com os testes de desempenho, que avaliam o quanto as crianças já aprenderam em várias áreas disciplinares.
A utilização desses testes psicométricos de inteligência é controversa. Os escores de QI durante a terceira infância prognosticam o desempenho escolar razoavelmente bem, especialmente com crianças muito verbais.
Por outro lado,
como os testes são cronometrados,igualam inteligência à rapidez e penalizam a criança que trabalha vagarosamente.
*
Outra crítica importante é que os testes de QI concentram-se quase totalmente nas capacidades que são úteis na escola.Elas não abordam outros aspectos importantes do comportamento inteligente, como bom senso,habilidades sociais, insight criativo e autoconhecimento.
Em sua teoria das inteligências múltiplas, Gardner (1993) define inteligência como a capacidade de resolver problemas ou criar produtos culturalmente valorizados.
Ele sustenta que as pessoas possuem 8 tipos de inteligência, e os testes de inteligência convencionais exploram apenas 3 dessas inteligências :
*
As 8 inteligências segundo Gardner
1- Linguística : capacidade de usar e compreender as palavras. 
 - uso: escrita, edição , tradução
2- Lógico-matemática : capacidade de manipular números e de resolver problemas lógicos. 
 - uso: ciência, comércio, medicina
3- Musical : capacidade de perceber e criar sons e ritmos.
 - uso : composição, regência
4- Espacial : capacidade de se orientar em um ambiente e de julgar as relações entre os objetos no espaço. 
 - uso : arquitetura, planejamento urbano
*
 5- Corporal-cinestésica : capacidade de se movimentar com precisão.
 - uso : dança, atletismo, cirurgia
 6- Interpessoal : capacidade de compreender e de se comunicar com o outro.
 - uso : ensino, representação, política
 7- Intrapessoal: capacidade de compreender a si mesmo.
 - uso : psiquiatria, psicologia, liderança espiritual
 8- Naturalista: capacidade de distinguir espécies.
 - uso: caça, pesca , agricultura, jardinagem
*
Crianças com Problemas de Aprendizagem
Três das fontes mais comuns de problemas de aprendizagem são o retardo mental, os transtornos do déficit de atenção e os transtornos de aprendizagem.
*
Retardo Mental
É um funcionamento cognitivo significativamente abaixo do normal.
Ele é indicado por um QI igual ou menor do que 70, aliado à uma deficiência no comportamento adaptativo apropriado à idade.
O QI sozinho não é suficiente para o diagnóstico; o componente comportamental também é importante.
Aproximadamente 3 meninos são afetados para cada 2 meninas.
*
Pessoas com leve retardo mental e aquelas consideradas limítrofes ( com QI de 70 a 85 ) podem trabalhar e funcionar razoavelmente bem em sociedade.
As que apresentam grave retardo mental necessitam de cuidado e de supervisão constante, geralmente em instituições.
Causas: uso de álcool e drogas na gravidez, deficiência de nutrição , problemas na gravidez e parto, problemas de saúde na infância,como traumas e intoxicação por chumbo. Em aproximadamente 40% dos casos a causa é desconhecida.
*
Deficiências de Aprendizagem
A deficiência de aprendizagem mais comumente diagnosticada é a dislexia.
Dislexia é um transtorno no desenvolvimento da leitura em que o desempenho nesse quesito está significativamente abaixo do nível previsto pelo QI ou pela idade.
Quatro a cada cinco crianças com deficiência de aprendizagem sofrem de dislexia.
*
Acredita-se que a maioria dos casos de dislexia são resultado de um defeito neurológico no processamento dos sons da fala: uma incapacidade de reconhecer que as palavras consistem de unidades menores de som, que são representadas por letras impressas.
Esse defeito no processamento fonológico torna difícil decodificar as palavras, mas geralmente não afeta a compreensão.
A dislexia não desaparece. Embora as crianças disléxicas possam ser ensinadas a ler através de treinamento fonológico sistemático, o processo nunca se torna automático.
*
Hiperatividade e Déficit de Atenção
O transtorno do déficit de atenção/hiperatividade ( TDAH) é o transtorno de comportamento mais comumente diagnosticado em crianças.
Ele se caracteriza por persistente desatenção,distração, impulsividade, baixa tolerância à frustração e excesso de atividade no momento e no lugar errados, como , por exemplo, na sala de aula.
*
Os meninos tem pelo menos 3x mais chance de serem diagnosticados que as meninas, talvez porque o comportamento dos meninos possa ser mais destrutivo.
O TDAH tem forte base genética, com herdabilidade próxima de 80%. Outros fatores que podem contribuir para o TDAH incluem nascimento prematuro,uso de álcool ou tabaco pela gestante e exposição a níveis elevados de chumbo.As pesquisas não comprovaram a associação com aditivos alimentícios nem com o aspartame.
*
Crianças com TDAH tendem a esquecer responsabilidades, falar alto em vez de orientar-se silenciosamente, frustrar-se ou encolerizar-se com facilidade e desistir quando não sabe como resolver um problema.
Embora os sintomas tendam a diminuir com a idade, o TDAH costuma persistir até a adolescência e a idade adulta e, se não for tratado, pode acarretar excesso de ferimentos, problemas acadêmicos, comportamento anti-social, condução perigosa de veículos e abuso de substâncias.
O tratamento do TDAH é feito com terapia comportamental associada à medicação ( metilfenidato).
*
Crianças Superdotadas
O critério tradicional para definir quem é superdotado é uma inteligência geral elevada, indicada por um QI igual ou superior a 130.
Definições mais amplas incluem a criatividade , o talento artístico e outros atributos e utilizam múltiplos critérios para identificação.
A maior parte das crianças superdotadas acompanhadas revelou-se adaptada e bem sucedida, mas não extraordinariamente.
Programas educacionais especiais para crianças superdotadas, criativas e talentosas enfatizam a aceleração e o enriquecimento (método que amplia e aprofunda o conhecimento e as habilidades através de atividades extras, projetos de pesquisa ou de treinamento com monitores na área de interesse da criança).
*********************************************************************************

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando