Buscar

CONTRATO DE TRABALHO

Prévia do material em texto

CONTRATO DE TRABALHO
CONCEITO- art. 442 da CLT 
NATUREZA JURÍDICA- contratual;
OBJETO: prestação de serviço subordinado e não eventual do empregado ao empregador, mediante o pagamento de salário;
CARACTERÍSTICAS
Bilateralidade: gera direitos e obrigações para ambas as partes (empregado e empregador).
Intuitu personae em relação ao empregado: o empregado tem que prestar o trabalho pessoalmente;
Consensualidade:nasce do livre consentimento das partes;
De trato sucessivo ou de débito permanente: a relação mantida entre obreiro e respectivo empregador é de débito permanente. Não se exaure com uma única obrigação.
CLASSIFICAÇÃO – art. 443 CLT
QUANTO À FORMA
Tácito- é aquele que decorre de fatos. No contrato tácito, há reiteração na prestação de serviços pelo obreiro ao empregador, sem a oposição do último.
Expresso- acordado de forma clara, precisa, sendo todas cláusulas e condições do pacto laboral previamente acordadas. 
Verbal ou escrito; neste é firmado um contrato escrito por meio de assinatura, pelas partes, de pacto específico. Já o Verbal é pactuado de forma informal, sem qualquer documento escrito.
QUANTO À DURAÇÃO
Por prazo indeterminado- é aquele em que não existe período pré-definido.
Por prazo determinado- aquele cuja vigência dependa de termo prefixado ou da execução de serviços especificados ou ainda da realização de certo acontecimento suscetível de previsão aproximada" (§ 1° do art. 443 da CLT).
CTPS- ANOTAÇÃO- ART. 29 CLT
HIPÓTESES EM QUE É POSSÍVEL A CELEBRAÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO POR PRAZO DETERMINADO
O contrato de trabalho por tempo determinado só é válido em se tratando de: 
a)serviço cuja natureza ou transitoriedade justifique a predeterminação do prazo (serviço de natureza transitória é o que é breve, efêmero, temporário Ex: aumento de produção em certo período do ano) ;
b) atividades empresariais de caráter transitório – a transitoriedade diz respeito à empresa e não ao empregado ou ao serviço( Ex: fabricação de ovos de páscoa);
c) contrato de experiência (§ 2° do art. 443 da CLT.)- visa aferir a aptidão do empregado para o exercício da função para a qual foi contratado;
Prazo máximo- 90 dias (art.445, parágrafo único da CLT).
Vide: súm. 188 TST. 
Duração máxima dos contratos por prazo determinado: 2 anos
Prorrogação- uma única vez e no máximo para dois anos.
Renovações sucessivas- Mínimo de 6 meses.
RESCISÃO ANTECIPADA DOS CONTRATOS POR PRAZO DETERMINADO
Rompimento Pelo Empregador _ Art. 479 da CLT – INDENIZAÇÃO – EMPREGADOR QUE ROMPE O CONTRATO SEM JUSTO MOTIVO ANTES DO TERMO FINAL: o empregador que romper o contrato por prazo determinado antes do termo final pagará ao obreiro metade dos salários que seriam devidos até o final do contrato (CLT, art. 479), além da multa de 40% do FGTS;
Rompimento Pelo Empregado - Art. 480 da CLT, caput e parágrafo único INDENIZAÇÃO – EMPREGADO QUE ROMPE O CONTRATO SEM JUSTO MOTIVO ANTES DO TERMO FINAL: o empregado que rompe o contrato por prazo determinado, antes do termo final, indenizará o empregador pelos prejuízos causados. O valor máximo não excederá àquele que teria direito o obreiro em idênticas condições.
Art. 481 da CLT – Cláusula Assecuratória Do Direito Recíproco De Rescisão: em caso de rompimento imotivado antecipado do contrato, seja pelo empregado, seja pelo empregador, não se aplicará o disposto nos art.s 479 e 480, utilizando-se apenas as regras atinentes aos contratos por prazo indeterminado. 
caso o empregado rompa o contrato, apenas terá que conceder aviso prévio ao empregador, não precisando arcar com qualquer indenização ao patrão.
ALTERAÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO -Alteração de condições e cláusulas do contrato.
Princípio da Imodificabilidade ou inalterabilidade- art. 468 CLT
Jus variandi – direito do empregador de, em casos excepcionais, alterar de forma unilateral e impositiva as condições de trabalho de seus empregados.
Vide: art. 468 pár. Ún. E 469 CLT; súm. 265 e 291 TST
*A regra é de que o contrato de trabalho não pode ser modificado unilateralmente pelo empregador. Essa regra é observada no art. 468 da CLT.
SUSPENSÃO E INTERRUPÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO
DENOMINAÇÃO
Não há suspensão do contrato de trabalho, mas do trabalho, da execução do pacto ou de seus efeitos.
DISTINÇÃO
Haverá interrupção quando o empregado for remunerado normalmente, embora não preste serviços, contando-se também seu tempo de serviço, mostrando a existência de uma cessação provisória e parcial dos efeitos do contrato de trabalho. Na suspensão, o empregado fica afastado, não recebendo salário; nem conta-se seu tempo de serviço, havendo a cessação provisória e total dos efeitos do contrato de trabalho.
EFEITOS
Durante a interrupção ou suspensão dos efeitos do contrato de trabalho, o empregado terá direito a todas as vantagens que, em sua ausência, tenham sido atribuídas à categoria a que pertencia na empresa (art. 471 da CLT). 
Exemplos de Interrupção- ART. 473 CL T; 15 primeiros dias de afastamento por auxílio-doença; férias; DSR; aborto não criminoso; licença paternidade.
Exemplos de suspensão: Auxílio doença após 15 dias; Aposentadoria provisória por Invalidez; intervalo inter e intra- jornada... Aborto Criminoso; 
 Licença não remunerada. Exercício de cargo público. Mandato Sindical.
Situações híbridas- prestação e serviço militar ( art. 472 CLT); licença maternidade; afastamento por acidente de trabalho- 16º dia.
7

Continue navegando