Buscar

LEGISLAÇÃO TRABALHISTA PREVIDENCIARIO

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	(FCC ¿ 2010) O Princípio que importa especificamente na garantia de preservação, ao longo do contrato, da cláusula contratual mais vantajosa ao trabalhador, que se reveste de caráter de direito adquirido, é o Princípio da
		
	 
	Condição Mais Benéfica.
	
	Imperatividade das Normas Trabalhistas.
	
	Indisponibilidade dos Direitos Trabalhistas.
	
	Continuidade da Relação de Emprego.
	
	Intangibilidade Contratual Objetiva.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	(FCC - 2013 - 18ª Região) Os contratos individuais de trabalho, quanto à duração, classificam-se em contratos por prazo determinado ou indeterminado. Sobre eles, é correto afirmar que:
		
	
	o contrato a termo na modalidade de contrato de experiência não poderá ultrapassar 120 dias, podendo ser estipulado por até quatro períodos de 30 dias cada um.
	
	a celebração de um novo contrato por prazo determinado deverá obedecer um prazo mínimo de 365 (trezentos e sessenta e cinco) dias.
	
	os contratos por prazo determinado poderão ser firmados por, no máximo, quatro anos, sendo possíveis duas prorrogações dentro desse prazo.
	 
	o contrato por prazo determinado poderá ser firmado por mero ajuste de vontade das partes, independentemente de sua finalidade.
	 
	o prazo indeterminado para a contratação é a regra, constituindo-se em exceção legal a contratação por prazo determinado.
	
Explicação:
Gabarito: Item A.
Explicação: Contrato de trabalho por prazo indeterminado é regra e determinado é exceção O contrato de trabalho por tempo indeterminado é o mais comum dos contratos, ou seja, é o modelo de contratação mais convencional no Brasil. É registrada a data de início para começar as atividades, mas não se formula uma data de encerramento e a rescisão pode ocorrer a qualquer momento, desde que haja aviso prévio de uma das partes.
 
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	O contrato de trabalho poderá ser firmado de três formas distintas que são:
		
	
	Indeterminado, determinado com prazo de até três anos e experiência com prazo de até três meses, podendo ser prorrogado por três vezes;
	
	Indeterminado, determinado com prazo de até dois anos e experiência com prazo de até noventa dias, podendo ser prorrogado por três vezes;
	 
	Nenhuma das alternativas está correta
	
	Indeterminado, determinado com prazo de até noventa dias e experiência com prazo de até noventas dias, não podendo ser prorrogado;
	 
	Indeterminado, determinado com prazo de até dois anos e experiência com prazo de até noventa dias;
	
Explicação:
Gabarito: Item D.
Explicação:TIPOS DE CONTRATO DE TRABALHO. O Contrato de Trabalho pode ser por tempo indeterminado (sem data prevista para acabar) ou por tempo determinado (o trabalhador já sabe quando o contrato termina). A regra geral é o Contrato por Tempo Indeterminado, ou seja, o trabalhador é contratado por uma empresa sem um prazo certo.O que é o contrato de experiência. O contrato de experiência é uma modalidade de acordo trabalhista prevista na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), e é considerado contrato de trabalho a prazo, que não pode exceder 90 dias de duração.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A legislação preconiza que o contrato de experiência não poderá exceder de
		
	 
	90 (noventa) dias
	
	03 (três) meses
	
	60 (sessenta) dias
	
	02 (dois) anos
	
	02 (dois) meses
	
Explicação:
Gabarito: Item B
Explicação: Duração
Conforme determina o artigo 445, parágrafo único da CLT, o contrato de experiência não poderá exceder 90 dias.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Com fundamento nas disposições da CLT, em relação ao contrato de trabalho por prazo determinado, o mesmo
		
	
	não é admitido pelo ordenamento jurídico brasileiro.
	
	pode ser prorrogado, tácita ou expressamente, por no máximo sete vezes.
	
	pode ser prorrogado, tácita ou expressamente, por no máximo nove vezes.
	 
	não poderá ser estipulado por mais de 2 anos, ou, no caso de contrato de experiência, não poderá ser estipulado por mais de 90 dias.
	 
	será considerado por prazo indeterminado se suceder, dentro de um ano, a outro contrato por prazo determinado.
	
Explicação:
Gabarito: Item A.
Explicação:O contrato se transforma automaticamente em contrato por prazo indeterminado. Se o empregador quiser contratar novamente o mesmo trabalhador, cujo contrato por prazo determinado encerrou-se no limite máximo de 2 anos, terá que aguardar o intervalo de 6 meses entre este e o novo contrato por prazo determinado. Para não ser obrigado a esperar o prazo de 6 meses, o empregador poderá admitir o trabalhador através de um contrato por prazo indeterminado. 
Duração: Conforme determina o parágrafo único do artigo 445 da CLT, o contrato de experiência não poderá exceder a 90 dias.
Prorrogação: O artigo 451 da CLT determina que o contrato de experiência só poderá sofrer uma única prorrogação, sob pena de ser considerado contrato por prazo indeterminado.
Desta forma, a prorrogação do contrato de experiência não poderá ultrapassar 90 dias, e nem sofrer mais de uma prorrogação.
Exemplo Contrato de experiência  =   45 dias ; Prorrogação     =   45 dias ; Total     =    90 dias 
     
 
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	(FCC - 2013 - TRT - 18ª Região) Os contratos individuais de trabalho, quanto à duração, classificam-se em contratos por prazo determinado ou indeterminado. Sobre eles, é correto afirmar que
		
	
	o contrato a termo na modalidade de contrato de experiência não poderá ultrapassar 120 dias, podendo ser estipulado por até quatro períodos de 30 dias cada um.
	
	o contrato por prazo determinado poderá ser firmado por mero ajuste de vontade das partes, independentemente de sua finalidade.
	
	os contratos por prazo determinado poderão ser firmados por, no máximo, quatro anos, sendo possíveis duas prorrogações dentro desse prazo.
	
	a lei não prevê o pagamento de indenização para a hipótese de rescisão sem justa causa de forma antecipada, para o contrato por prazo determinado.
	 
	o prazo indeterminado para a contratação é a regra, constituindo-se em exceção legal a contratação por prazo determinado.
	
Explicação:
Explicação - O contrato de trabalho por tempo indeterminado é o mais comum dos contratos, ou seja, é o modelo de contratação mais convencional no Brasil. É registrada a data de início para começar as atividades, mas não se formula uma data de encerramento e a rescisão pode ocorrer a qualquer momento, desde que haja aviso prévio de uma das partes.
 
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Huguinho, com 15 anos de idade, é contratado como aprendiz pela empresa Lucro Certo Ltda. para desempenhar suas funções em local insalubre, periculoso e noturno. O Ministério Público do Trabalho, após verificar denúncia anônima de exploração do trabalho infantil alegou violação da Convenção 138 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), ratificada pelo Brasil, em 2002. Diante deste cenário, pergunta-se:
		
	 
	Huguinho é considerado menor e só poderá trabalhar na empresa Lucro Certo Ltda. na condição de aprendiz desde que as condições de trabalho não sejam periculosas, insalubres ou noturna;
	
	Huguinho poderá trabalhar apenas em local periculoso
	
	Huguinho é considerado menor e só poderá trabalhar como aprendiz após às 22 horas se estiver sob a supervisão de um adulto;
	
	Huguinho poderá trabalhar apenas em local insalubre
	
	Huguinho deverá pedir autorização expressa de seus representantes legais para trabalhar nas condições descritas no enunciado, tomando todas as cautelas necessárias para não sofrer danos físicos ou psicológicos
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	O contrato de trabalho por prazo determinadopoderá ser celebrado novamente com o mesmo empregado desde que observe as regras da renovação que é:
		
	
	45 dias prorrogáveis por mais 45 dias;
	 
	90 dias prorrogáveis por mais 90 dias;
	
	Passará para prazo indeterminado se não respeitar o prazo de 8 meses;
	
	2 anos podendo ser renovado por mais 2 anos;
	 
	Poderá suceder dentro de 6 meses;
	
Explicação:
Gabarito: Item C.
Explicação : O contrato se transforma automaticamente em contrato por prazo indeterminado. Se o empregador quiser contratar novamente o mesmo trabalhador, cujo contrato por prazo determinado encerrou-se no limite máximo de 2 anos, terá que aguardar o intervalo de 6 meses entre este e o novo contrato por prazo determinado. Para não ser obrigado a esperar o prazo de 6 meses, o empregador poderá admitir o trabalhador através de um contrato por prazo indeterminado.

Mais conteúdos dessa disciplina