Buscar

santo agostinho e tomas de aquino

Prévia do material em texto

Universidade Estácio de Sá
 Aluna: Thayane da Silva Agarez
 			 Turma: 3001 – CEL1199
Matéria: Filosofia da Educação
Comparativo de Santo Agostinho e Tomás de Aquino
Rio de Janeiro – Rio de Janeiro
2018
O intuito desde texto é fazer uma comparação entre Santo Agostinho e Tomás de Aquino, tanto de suas vidas quanto das suas teses, levando em maior consideração a Teoria da Iluminação e a Escolástica dos respectivos teólogos. Ambos pensadores eram graduados em teologia e também professores tendo os seus trabalhos ligados sempre ligados em fé e razão. 
Santo Agostinho (354-430) acreditava que o mundo era regido pelas ‘forças do bem e do mal’, tendo de base à filosofia platônica idealista e o maniqueísmo. Pregava pela verdade e com isso acreditava que para encontrar a verdade precisava conciliar a fé e a razão. Sendo assim participou e reformulou um dos primeiros períodos da filosofia medieval, a Patrística uma filosofia voltada para os ensinamentos dos homens da igreja e a fé cristã. 
Teoria da Iluminação Divina – iluminação de Deus para o homem alcançar o conhecimento completo ou a compreensão da verdade. Para Agostinho a fé precede a razão, porque sem o intelecto, a razão, o homem é incapaz de compreender as ‘Sagradas Escrituras’, entretanto precisa da iluminação divina, a luz de Deus, para chegar ao conhecimento completo, não sendo suficiente só a razão. Sendo nossa mente criada à imagem e semelhança de Deus, possuindo uma centelha divina, a luz divina, que nos da à capacidade de entender as verdades eternas. 
Tomás de Aquino (1225-1274) acreditava na união da razão e da fé, privilegiando a razão e a vontade humana, sendo inspirado pelo realismo aristotélico. Tomás tinha outras escrituras além da razão e fé, era um diferencial, pois falava também de política, ética, metafísica, teologia e filosofia fazendo então um estudo da sociedade em todos os aspectos. 
Escolástica - é construído em bases racionais e empíricas, separando filosofia de teologia, apesar de subordinar a primeira à segunda, racionalizando o pensamento cristão. Seu método dialético de unir fé e razão tinha como intuito o crescimento do homem. Também é considerado um método de pensamento critico que influenciou as áreas de conhecimento das universidades medievais. Sendo dividida no currículo por; Trivium: gramática, retórica e dialética; e Quadrivium: aritmética, geometria, astronomia e música.
Sendo assim, a Teoria da Iluminação Divina de, Santo Agostinho, através do idealismo, focou na disseminação dos dogmas associados ao Cristianismo, sendo Deus o caminho para o conhecimento e depois a razão. Já a Escolástica de, Tomás de Aquino, através do racionalismo, tentou explicar a existência de Deus, do céu e do inferno, bem como as relações entre o homem, a razão e a fé.
Referências Bibliográficas – 
Livro:
 História das Ideias Pedagógicas capitulo 4
Site:
Toda matéria/ patrística
Toda matéria/ teoria da iluminação
Toda matéria/ escolástica

Continue navegando