Buscar

Lab. Materiais Cimento

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - CAMPUS SERTÃO
CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL / PRODUÇÃO
RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA EM LABORATÓRIO DE MATERIAIS
QUALIDADE DO CIMENTO
DELMIRO GOUVEIA - AL
AGOSTO DE 2018
ANDRESSA RAYANE GOMES SANTOS DE SOUZA
ERIKA FERNANDA LISBOA DOS SANTOS
JÉSSICA VALÉRIA GOMES VILAR LIMA
KARLA KETLENN SANTOS SILVA
KAROLYNE MICHELLY SANDES BARBOSA
KÉSIA RAQUEL FERREIRA DA SILVA
LUCIANO CÉSAR DA SILVA LIMA
MAILA RODRIGUES DE FREITAS
RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA EM LABORATÓRIO DE MATERIAIS
QUALIDADE DO CIMENTO
Projeto apresentado à Universidade Federal De Alagoas-UFAL, Campus Delmiro Gouveia – AL, como requisito parcial para obtenção da Nota Parcial referente à AB2 da disciplina Laboratório de Materiais, no curso de Engenharia Civil e Engenharia de Produção.
Orientador (a): Prof.ª Melyna Lamenha
 DELMIRO GOUVEIA – AL
AGOSTO DE 2018
INTRODUÇÃO
O cimento é o material de construção de mais extenso uso no mundo. Resumidamente, cimentos são substâncias ligantes, capazes de unir fragmentos ou massas de matérias sólidas em um só corpo. Tem importância no desempenho, qualidade e durabilidade do concreto.
A constante busca por mais segurança e um tempo útil maior para as edificações levou o homem a pesquisar diversos materiais aglomerantes. A palavra cimento deriva do latim caementum, sendo descoberto a cerca de 4500 anos. 
A arquitetura monumental do Egito Antigo já usava uma liga constituída por uma mistura de gesso calcinado que, de certa forma, é a origem do cimento. As grandes construções gregas e romanas, como Panteão e o Coliseu, foram construídas com o uso de solos de origem vulcânicas que possuíam propriedades de endurecimento sob a ação da água.
O engenheiro John Smeaton, em 1756, desenvolveu uma mistura da calcinação de cálcios argilosos e moles que, reagindo com a água, adquiriam grande resistência. Provavelmente, a titulação cimento Portland adveio da comparação entre seu cimento recém-criado e a localidade com a ilha de Portland, de onde se extraiam as rochas calcárias comercializadas na época. Já em 1824, o construtor Joseph Aspdin, recebe do rei George IV, a patente do cimento Portland.
No Brasil, a primeira tentativa de aplicar os conhecimentos relativos à fabricação do cimento Portland ocorreu em meados de 1988, quando o engenheiro Louis Felipe Alves de Nóbrega, na ilha de Tiriri, na Paraíba, e o comendador Antônio Proost Rodovalho, em Santo Antônio, Estado de São Paulo empenharam-se em instalar as primeiras fabricas de cimento no país.
Atualmente, a indústria brasileira de cimento, é constituída por dez grupos empresariais, responsáveis por 57 fábricas distribuídas em todo o território nacional.
OBJETIVO
Determinar o percentual de água que nós precisamos para obter a consistência normal da pasta de cimento;
Determinar o tempo de pega do cimento;
Fornecer indicações sobre o grau de moagem do cimento;
Reação do cal.
MATERIAL UTILIZADO
Água (quantidade padrão indefinida);
Cimento;
Aparelho de vicat;
Molde tronco-cônico;
Placa de vidro de, ao menos, 5mm de espessura;
Misturador;
Balança.
METODOLOGIA
RESULTADOS
CONCLUSÃO

Continue navegando