Buscar

PROPRIEDADE INTELECTUAL

Prévia do material em texto

PROPRIEDADE INTELECTUAL, DIREITO E ÉTICA
Aula1
1-Estado é uma organização de um grupo de pessoas em determinado território, visando o bem comum. Para existência do Estado, é necessário existir um conjunto de regras que possibilitem sua existência. Há um ramo do Direito com o objetivo de criar regras de organização do Estado e distribuição das esferas de competência do poder político. Este ramo do Direito é determinado como:
Direito Constitucional.
Explicação:
Direito Constitucional é o ramo do Direito que incide em uma série de princípios, conceitos e instituições que constam em vários direitos positivos ¿ Direito Penal, Civil, Trabalho, Consumidor etc ¿ classificando e sistematizando-os para uma visão unitária. Assim, a resposta correta é: Direito Constitucional.
2-A vertente anglo-saxônica voltada para proteção das editoras e centrada no direito de reprodução, é caracterizada como
Copyright
3-São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário. Esta afirmação nos leva a concluir que:
a divisão funcional dos Poderes atribui independência entre estes órgãos
	Explicação:
A pergunta nos remete a definição sobre os poderes da União, sua harmonia e independência - Legislativo, o Executivo e o Judiciário. - e qual a conclusão, dentre as respostas, se enquadra na definição ¿ para uma melhor resposta vamos nos socorrer da Constituição Federal e seu Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
I - a soberania;
II - a cidadania
III - a dignidade da pessoa humana;
IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;
V - o pluralismo político.
Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.
Art. 2º São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.
Assim a resposta correta é: a divisão funcional dos Poderes atribui independência entre estes órgãos
	
	
4-Ao ingressar em um restaurante, Tício lê um cartaz afixado no estabelecimento que diz: "Não aceitamos cheques" Artigo 5º, inciso II, da Constituição Federal: Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa, senão em virtude de lei . Tício, ao terminar sua refeição, tenta pagar com cheques, mas é de pronto informado pelo dono do estabelecimento que deverá pagar a conta de outra forma. Tácio, mesmo contrariado, faz o pagamento em dinheiro.
Com relação ao que foi afirmado acima, assinale a questão correta:
tendo em vista o princípio da legalidade, o dono do estabelecimento não é obrigado a aceitar o pagamento em cheque, pois não há lei que obrigue esta prática
5-Considerando que no Título I, Dos Princípios Fundamentais, da Constituição da República Federativa do Brasil, determina que são poderes da União o Legislativo, Executivo e o Judiciário. Essa divisão funcional consiste em atribuir
Independência entre os poderes
6-Em um artigo de jornal, um jornalista publica uma matéria referente ao empresário Tício, escrevendo sobre a "meteórica" multiplicação de seus rendimentos. O artigo não é assinado, e o jornalista se valeu do princípio constitucional de que é livre a manifestação de pensamento.
Com relação ao que foi afirmado acima, assinale a questão correta:
o jornalista não poderia valer-se do princípio constitucional da liberdade de expressão, pois este veda o anonimato
Explicação:
A pergunta nos remete ao princípio da liberdade de expressão e livre manifestação de pensamento, se estes são absolutos ou não; - para uma melhor resposta vamos nos socorrer de legislação estuda no conteúdo, a Constituição Federal; - Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato; tendo em vista a leitura do artigo e do inciso, a resposta correta é: o jornalista não poderia valer-se do princípio constitucional da liberdade de expressão, pois este veda o anonimato.
7-Nos termos da Carta Magna, são brasileiros natos:
os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país.
Explicação:
Art. 12. São brasileiros:
     I -  natos:
       a)  os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país;
        b)  os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil;
        c)  os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente, ou venham a residir na República Federativa do Brasil antes da maioridade e, alcançada esta, optem em qualquer tempo pela nacionalidade brasileira;
     II -  naturalizados:
       a)  os que, na forma da lei, adquiram a nacionalidade brasileira, exigidas aos originários de países de língua portuguesa apenas residência por um ano ininterrupto e idoneidade moral;
        b)  os estrangeiros de qualquer nacionalidade residentes na República Federativa do
 § 1º Aos portugueses com residência permanente no País, se houver reciprocidade em favor dos brasileiros, serão Brasil há mais de trinta anos ininterruptos e sem condenação penal, desde que requeiram a nacionalidade brasileira. atribuídos os direitos inerentes ao brasileiro nato, salvo os casos previstos nesta Constituição.
   2º A lei não poderá estabelecer distinção entre brasileiros natos e naturalizados, salvo nos casos previstos nesta Constituição.
8-1) Analise as afirmativas abaixo:
I) A República Federativa do Brasil é formada pela união indissolúvel dos Estados, Municípios e Distrito Federal
II) No Brasil, a forma de Estado adotada é a Confederação
III) O Brasil não é um Estado Democrático de Direito
A respeito das afirmativas acima, assinale a opção correta:
a opção II é falsa
Aula2
1-Tício, ao ter sua intimidade e vida privada violada por um famoso programa de TV, que fez imagens suas de dentro de sua casa, foi a uma delegacia e apresentou uma queixa-crime contra o citado programa. Ao receber a queixa-crime, o delegado informou a Tício que ele não teria sucesso em seu pedido, pois, por ser um programa de TV não haveria como processá-los. Com relação ao que foi afirmado pelo delegado, assinale a opção correta:
o delegado agiu de forma incorreta, pois a violação da privacidade e da imagem sem autorização pode acarretar uma indenização de cunho material ou moral
Explicação:
A questão nos remete ao instituto constitucional da privacidade e intimidade ¿ a pergunta está centrada na suposta impossibilidade de reparação por esta invasão; para uma melhor resposta vamos nos socorrer da legislação citada: A pergunta nos remete a tema relacionado a violabilidade de correspondência, ligado ao princípio da privacidade. Para Uma melhor resposta vamos nos socorrer da Constituição Federal - Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação. Assim, a resposta correta é: o delegado agiu de forma incorreta, pois a violação da privacidade e da imagem sem autorização pode acarretar uma indenização de cunho material ou moral.
2-O artigo 5º, inciso XXVII, da Constituição Federal, determina que é direito exclusivo do autor a utilização, publicação ou reproduçãode sua obra. Esta afirmação determina que:
para se reproduzir uma obra é necessário a autorização prévia do autor
3-Um carteiro, ao fazer a entrega das correspondências na casa de Tício, abre uma das correspondências e alega estar desconfiado do conteúdo. Tício, indignado, recorreu ao judiciário alegando inviolabilidade de sigilo de suas correspondências.
Com relação à atitude do carteiro, assinale a opção correta:
Tício poderá ingressar em juízo, pois o carteiro não tinha um autorização judicial para abrir a correspondência
Explicação:
A pergunta nos remete a tema relacionado a violabilidade de correspondência, ligado ao princípio da privacidade. Para Uma melhor resposta vamos nos socorrer da Constituição Federal - Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: XII - é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal; pela leitura do texto legal, esta inviolabilidade de correspondência apenas pode excepcionada por ordem judicial. Assim, a resposta correta é: Tício poderá ingressar em juízo, pois o carteiro não tinha um autorização judicial para abrir a correspondência.
4-A Convenção da União de Paris, para proteção à propriedade industrial, tem como foco de proteção:
sinais distintivos e as criações industriais
5-Examine as seguintes afirmações à luz do que dispõe a Constituição da República Brasileira de 1988 a respeito de princípios fundamentais e de direitos e garantias fundamentais:
I. As práticas de tortura e racismo são consideradas crimes inafiançáveis pela Constituição, sendo o seu repúdio um princípio de regência das relações internacionais do Estado brasileiro.
II. Todo poder emana do povo, que pode exercê-lo indiretamente, por meio de representantes eleitos, ou diretamente,valendo-se de plebiscito, referendo e iniciativa popular, mecanismos previstos para tanto na Constituição.
III. A determinação constitucional para que a lei puna qualquer discriminação atentatória dos direitos está relacionada ao objetivo fundamental da República de promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
IV. A Constituição estabelece que os direitos e garantias nela expressos não excluem outros decorrentes dos tratados internacionais em que a República Federativa do Brasil seja parte, o que é compatível com o princípio de prevalência dos direitos humanos, expressamente consignado no texto constitucional.
Está correto o que se afirma em I, II, III e IV.
Explicação:
Os direitos fundamentais são os direitos humanos definidos na Constituição, que devem ser garantidos e protegidos pelo Estado. Já as garantias fundamentais são uma forma ou um instrumento para garantir que esses direitos sejam colocados em prática. A Constituição Federal de 1988 (CF) ampliou a proteção aos direitos fundamentais e por isso ficou conhecida como Constituição cidadã.
Os direitos e garantias fundamentais têm aplicabilidade imediata, ou seja, a existência deles é suficiente para que  produzam efeitos. Eles estão descritos no Título II da CF, do art. 5º ao 17.
6-Analise as afirmativas abaixo:
I) são assegurados aos autores a proteção ás participações individuais em obras coletivas
II) é assegurado aos autores a proteção contra a reprodução não autorizada de suas obras
III) a proteção pela lei à voz humana, inclusive nas atividades esportivas, é inexistente
A respeito das afirmativas acima, assinale a opção correta:
as opções I e II estão corretas
7-Analise as afirmativas abaixo:
I) as obras intelectualmente protegidas podem ser expressas em qualquer meio ou fixadas em qualquer suporte
II) as obras intelectualmente protegidas só podem ser alvo de proteção se estiverem contidas em CD
III) as obras intelectualmente protegidas só podem ser alvo de proteção legal se estiverem em suportes tangíveis
A respeito das afirmativas acima, assinale a opção correta:
a opção I está correta
Explicação:
A pergunta nos remete a três afirmativas que, para uma melhor resposta, passamos a analisar: afirmativa I) as obras intelectualmente protegidas podem ser expressas em qualquer meio ou fixadas em qualquer suporte ¿ afirmativa verdeira, pois não importa onde a obra é fixada, pois esta é protegida desde o momento de sua criação: afirmativa II) as obras intelectualmente protegidas só podem ser alvo de proteção se estiverem contidas em CD ¿ afirmativa falsa, pois a legislação que dita sobre a proteção das obras cita que pode ser fixada em qualquer suporte (Art. 7º São obras intelectuais protegidas as criações do espírito, expressas por qualquer meio ou fixadas em qualquer suporte, tangível ou intangível, conhecido ou que se invente no futuro, tais como: ¿) - afirmativa III) as obras intelectualmente protegidas só podem ser alvo de proteção legal se estiverem em suportes tangíveis ¿ afirmativa falsa ¿ segundo a legislação o suporte pode ser tangível ou intangível (Art. 7º São obras intelectuais protegidas as criações do espírito, expressas por qualquer meio ou fixadas em qualquer suporte, tangível ou intangível, conhecido ou que se invente no futuro, tais como:¿) assim, pela combinação de respostas, a afirmativa correta é: a opção I está correta.
7-Analise as afirmativas abaixo:
I) os autores de inventos industriais têm o privilégio eterno sobre suas obras
II) os inventos industriais são divididos em obras literárias, musicais e filmes
III) a lei assegurará aos autores de inventos industriais o privilégio temporário para sua proteção
A respeito das afirmativas acima, assinale a opção correta:
as opções I e II são falsas
Explicação:
A pergunta nos remete a três alternativas, as quais iremos analisar a veracidade de cada uma delas ¿ opção I: I) os autores de inventos industriais têm o privilégio eterno sobre suas obras ¿ a afirmativa é falsa, pois a proteção dos inventos industriais, como por exemplo a patente é de 20 anos; opção II, II) os inventos industriais são divididos em obras literárias, musicais e filmes - opção falsa, pois as obras literárias, musicais e filmes são protegidas pela legislação autoral, pelo critério da originalidade; opção III, III) a lei assegurará aos autores de inventos industriais o privilégio temporário para sua proteção, opção verdadeira, pois cada obra industrial tem um prazo específico para sua proteção ¿ assim, pela combinação de opção de respostas, a opção correta é as opções I e II são falsas.
Aula 3
1-Ação Penal é o direito subjetivo autônomo e abstrato de acionar a tutela jurisdicional do Estado; é o direito de pleitear em juízo reparação de um direito violado. A Ação penal Pública, em regra, o titular da ação é o Ministério Público. Já a Ação Penal Privada é aquela que o titular da ação é o ofendido, é a vítima ou seu representante legal, por exemplo, nos crimes contra a honra. A Ação Penal privada se manifesta mediante:
Queixa
	Explicação:
A diferença entre as Ações Públicas e Privadas, mais precisamente, uma delas, é a legitimidade para ajuizá-la. Se promovida pelo Ministério Público é Ação Penal Pública, se pela vítima ou seus representantes legais, é Privada. A Ação penal Privada se inicia através de queixa. A Ação Penal Pública é promovida por Denúncia. Assim, a resposta correta é: Queixa.
	
	
2-Os crimes contra a honra previstos na legislação penal são a calúnia, a injúria e a difamação. A violação da honra de um indivíduo é um crime; - quando alguém é ofendido, te o direito de ingressar com uma ação contra o ofensor. Hoje, cada vez mais pessoas encontram espaço para expor suas opiniões, comentar fatos, falsos ou verdadeiros, que podem manchar a imagem pública de terceiros.Quando a ação penal contra a honra consiste no combate da utilização indevida de elementos referentes a raça, cor, etnia, religião ou conduta de pessoa idosa ou portadora de deficiência, este ilícito se denomina:
Injuria Preconceituosa.
	Explicação:
A injuria preconceituosa fere o sentimento da própria honrabilidade ou valor social e o sentimento, a consciência da própria respeitabilidade pessoal, se valendo de ofensas a raça (grupo de indivíduos formados por meio de características biológicas comuns); cor (pigmentação epidérmica do ser humano); etnia (agrupamento formado segundo vínculos intelectuais); religião (modo de manifestação da fé), condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência. Assim, a resposta correta é: Injuria Preconceituosa.
	
	
3-O tema dolo e culpa estão ligados pela voluntariedade do crime. No crime doloso existe a comunhão entre a conduta praticada, vontade e resultado. O crime culposo ocorre quando o agente deu causa por imprudência, negligência ou imperícia. Quando o agente deu causa ao resulta porque praticou uma conduta, ou seja, por exemplo, indivíduo que não sabe conduzir direito um automóvel e atropela alguém, para o qual não tinha a técnica ou discernimento necessário para praticar a conduta. Esta conduta ilícita culposa é descrita como
Crime Culposo por imperícia
Explicação:
O Crime Doloso ocorre quando alguém tem a vontade de cometer o crime, ou seja, age de forma livre e consciente. Já no crime Culposo, o agente não tem a intenção de cometer o crime, ou seja, deixa de observar o dever de cuidado por imprudência, negligência ou imperícia. Imperícia decorre de erro no exercício da arte, profissão ou ofício, ou seja, age sem aptidão e a pratica necessária para realização de determinada atividade ou ação. Assim, a resposta correta é: Crime Culposo por imperícia.
4-Os crimes contra o patrimônio são aqueles que atentam diretamente contra o patrimônio de uma pessoa ou organização. O sujeito ativo pode ser qualquer pessoa. O sujeito passivo, também, pode ser qualquer pessoa, pois, em regra este é o titular do direito de propriedade ou posse do bem. Cita o artigo 157 da Legislação Penal: Subtrair coisa móvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaça ou violência a pessoa, ou depois de havê-la, por qualquer meio, reduzido à impossibilidade de resistência: - Coisa móvel, portanto, será tudo aquilo possível de remoção, ou seja, tudo que poderá ser removido ou retirado. Assinale abaixo a opção que não se enquadra no critério de coisa móvel:
Casa
Explicação:
O fato de ser coisa móvel ou não muda muita coisa a respeito do tratamento jurídico dado a ele. Por exemplo, o Furto e o Roubo só podem ocorrer com bens móveis, ou seja, é possível roubar um Trailer, mas não uma Casa, que só pode ser invadida ou danificada. Os animais também podem ser considerados coisa móvel, da mesma forma os cadáveres que estiverem sendo utilizados em pesquisas em Universidades. O ser humano vivo jamis poderá ser considerado coisa, pois a remoção forçada poderá configurar crime de sequestro ou carcere privado. Assim, a resposta correta é: Casa.
5-No crime de Inviolabilidade de Segredo, protege-se a liberdade individual, especialmente os segredos cuja divulgação possa causar dano a outrem. Comete este crime aquele que é destinatário ou detentor do documento particular ou correspondência confidencial. O tipo penal cita: Art. 153 - Divulgar alguém, sem justa causa, conteúdo de documento particular ou de correspondência confidencial, de que é destinatário ou detentor, e cuja divulgação possa produzir dano a outrem. O sujeito passivo do ilícito é definido como:
O remetente, o autor do documento, o destinatário.
Explicação:
O objeto jurídico do crime de divulgação de segredo, o objeto jurídico protegido no crime de divulgação de segredo é a liberdade individual, especialmente os segredos cuja divulgação possa causar dano a outrem. Já o sujeito passivo é a vítima do crime, a pessoa que pode sofrer dano pela divulgação, ainda que não seja o remetente, autor ou destinatário do documento particular ou da correspondência confidencial. Assim, a resposta correta é: O remetente, o autor do documento, o destinatário.
6-No Código Penal há o capítulo do Crimes Contra a Honra. A conduta de imputar a alguém fato que possa macular aspectos referentes à raça, cor, etnia ou religião é tipificado como crime de:
Injúria
Explicação:
A pergunta nos remete aos chamados Crimes Contra a Honra, e qual deste tipo penal esta relacionado a ofensas à raça, cor, etnia ou religião; - para uma melhor resposta vamos nos socorrer da legislação penal em seu Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro: Injúria - Ao contrário da Calúnia e Difamação, o bem jurídico tutelado, aqui, é a honra subjetiva que é a constituída pelos atributos morais (dignidade) ou físicos, intelectuais, sociais (decoro) pessoais de cada indivíduo. Assim, a resposta correta é: injúria.
7-Analise as afirmativas abaixo:
I) O crime é doloso quando o agente deu causa por negligência, imperícia ou imprudência
II) O crime é doloso quando o agente quis o resultado ou assumiu o risco de produzi-lo
III) O crime é culposo quando o agente deu causa ao resultado por imperícia, negligência ou imprudência
A respeito das afirmativas acima, assinale a opção correta:
as afirmativas II e III estão corretas
Explicação:
A questão nos remete aos chamados crimes contra vida, dolosos e culposos. Para uma melhor resposta vamos nos socorrer da legislação penal em que estes crimes estão elencados: Art. 18 - Diz-se o crime: Crime doloso - I - doloso, quando o agente quis o resultado ou assumiu o risco de produzi-lo; Crime culposo - II - culposo, quando o agente deu causa ao resultado por imprudência, negligência ou imperícia. Passamos a analisar as afirmativas: I) O crime é doloso quando o agente deu causa por negligência, imperícia ou imprudência ¿ pela definição legal a afirmativa esta incorreta: afirmativa II) O crime é doloso quando o agente quis o resultado ou assumiu o risco de produzi-lo, pela definição legal a afirmativa esta correta; afirmativa III) O crime é culposo quando o agente deu causa ao resultado por imperícia, negligência ou imprudência, pela definição legal a afirmativa esta correta; Assim, pele combinação de respostas, a correta é: as afirmativas II e III estão corretas.
8-A propriedade intelectual engloba tudo aquilo que se manifesta da inteligência humana, independentemente das finalidades artísticas, empresariais ou educacionais. O direito autoral pode ser conceituado como os direitos do criador detém sobre sua obra, fruto de sua criação, e que lhe são conexos. A legislação Penal cita: Art. 184. Violar direitos de autor e os que lhe são conexos:¿ violar direitos conexos é violar direitos dos
Artistas e Interpretes.
	Explicação:
Muitas obras precisam de outro nível de colaboração e de envolvimento para serem criados. Por exemplo, um filme necessita de atores. Uma música pode precisar de um cantor, vocalista, interprete e de um ou mais músicos que executem a composição. Todos estes profissionais também tem direitos que são chamados de conexos. Assim, a resposta correta é: Artistas e Interpretes.
	
	
Aula 4
1-Na aula 4 apontamos situações que envolvem a desídia na relação de trabalho, marque a alternativa que exemplifica esta situação:
O empregado que falta ao trabalho, sem que exista qualquer motivo, justificativa e comunicação ao empregador. Podemos considerar que é o empregado indisciplinado. É a falta de cumprimento do empregado para com seus deveres, é a omissão dos deveres, ao qual está obrigado a cumprir
2-Age com desídia o empregado que no curso do contrato de trabalho, comete atos repetitivos que prejudiquem a empresa e demonstram o desinteresse deste pelas suas funções. Os elementos caracterizadores são o descumprimento pelo empregado de obrigações da empresa. Dentre as opções abaixo, qual pode caracterizar a má utilização de uma ferramenta de trabalho e consequentemente ao institutoda Desídia
Utilização dolosa ou culposa de e-mail funcional.
Explicação:
Todo aparato tecnológico, na relação de trabalho, é de propriedade da empresa, impondo as mais diversas regras de utilização, sendo disponibilizada para atender as necessidades profissionais dos empregados quando do exercício de suas atividades. Se o empregado utiliza de recursos ou ferramentas fornecidas pelo empregador para outros fins que não a do exercício profissional, poderá ser objeto de Desídia. Assim, a resposta correta é: Utilização dolosa ou culposa de e-mail funcional.
3-A liberdade de contratar é direito de todas as pessoas jurídicas registradas e de todas as pessoas físicas maiores de capazes. Quanto aos contratos em geral, assinale a assertiva correta
A concepção social do contrato apresenta-se, modernamente, como um dos pilares da teoria contratual
4-Na definição de empregador, artigo 2º, do Decreto-lei nº 5.452, da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, temos as seguintes características: assume o risco da atividade econômica; admite; assalaria e dirige a prestação pessoal do serviço. Qual destas características esta ligada ao caráter de subordinação do empregado
dirige a prestação pessoal.
Explicação:
A pergunta nos remete às caracteristicas referentes a definição de empregado que esta alinhada no artigo 2º da Consolidação da leis do Trabalho, que tem como definição legal - Art. 2º - Considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviço. - tendo como indagação em qual das características contidas na definição, uma delas esta ligada ao carater de subordinação do empregado ¿ vejamos: Admitir: contratação de pessoas qualificadas para executarem os serviços. Assalariar: o empregador que admite deve pagar o salário respectivo ao empregado pelos serviços prestados. Dirigir: o empregador deve controlar e administrar a prestação de serviços dos empregados. Assim, a reposta correta é: dirige a prestação pessoal.
5-Nos contratos de adesão são nulas as cláusulas que
estipulem a renúncia antecipada do aderente a direito resultante da natureza do negócio
Explicação:
A questão nos remete a assunto ligada a legislação de cunho civil ¿ Código Civil ¿ o que trata sobre contratos, especificamente sobre os contratos de adesão; - O contrato de adesão é o instrumento muito adotado nas relações de consumo. São elaborados, geralmente por uma das partes (proponente) e são usados no dia a dia das relações de consumo, pois já estão em modelos prontos para garantir a agilidade e execução dos negócios; - aqueles que não resultam do livre debate entre as partes, mas provêm do fato de uma delas aceitar tacitamente as cláusulas e condições previamente estabelecidas pela outra; - vamos nos socorrer da legislação civil para uma melhor resposta: Art. 423. Quando houver no contrato de adesão cláusulas ambíguas ou contraditórias, dever-se-á adotar a interpretação mais favorável ao aderente. Art. 424. Nos contratos de adesão, são nulas as cláusulas que estipulem a renúncia antecipada do aderente a direito resultante da natureza do negócio. - Assim, a resposta correta é: estipulem a renúncia antecipada do aderente a direito resultante da natureza do negócio.
6-Analise as afirmativas abaixo: I) Considera-se empregado toda pessoa física que presta serviço de natureza não eventual. II) Considera-se empregado toda pessoa jurídica, que trabalha de forma autônoma mediante salário. III) O empregado pode ser pessoa jurídica. Tendo em vista as afirmativas, assinale a opção correta
a opção I está correta
7-A desídia no desempenho das respectivas funções e a violação de segredo da empresa caracterizam
justa causa para rescisão do contrato de trabalho
Explicação:
A questão nos remete a situação de rompimento do vínculo em uma relação de trabalho, por omissáo ou dolo do trabalhador; - para uma melhor resposta vamos nos socorrer de legislação estudada no conteúdo - CLT, Consilidação das Leis do Trabalho-; Art. 482 - Constituem justa causa para rescisão do contrato de trabalho pelo empregador: e) desídia no desempenho das respectivas funções; g) violação de segredo da empresa; - Assim, a resposta correta é: justa causa para rescisão do contrato de trabalho.
8-Os contratos de adesão são aqueles em que apenas uma das partes estabelece todas as cláusulas do negócio a ser realizado. A esse titular da parte chamamos de
Estipulante
Explicação:
A pergunta nos remete a uma forma de contrato constante do Direito Civil que o chamado contrato de adesão ¿ que é definido como: Os contratos de adesão são os contratos já escritos, preparados e impressos com anterioridade pelo fornecedor, nos quais só resta preencher os espaços referentes à identificação do comprador e do bem ou serviços, objeto do contrato. As cláusulas são preestabelecidas pelo parceiro contratual economicamente mais forte, sem que o outro parceiro possa discutir ou modificar substancialmente o conteúdo do contrato escrito. Os contratos de adesão servem principalmente aos interesses do estipulante, que fixa de forma unilateral as condições do negócio jurídico e procura por muitos meios e inúmeras cláusulas, de forma explícita, e as vezes implícita, resguardar preferentemente seus interesses- Assim, a resposta correta é: estipulante.
Aula 5
1-Tício, ao entrar em um supermercado, se depara com a promoção de um produto, um novo tipo de biscoito. Gratuitamente lhe é oferecido um biscoito para sua degustação, e ele imediatamente experimenta. Ao chegar em casa, começa a passar mal e é encaminhado para um hospital. Sendo o biscoito uma amostra grátis, Tício poderá
processar o fornecedor, pois o produto entregue como amostra grátis está submetido a todas as exigências legais
2-Tício assiste a uma publicidade em que crianças destroem seus tênis para fazer com que seus pais comprem o da marca anunciada; e a outra publicidade em que crianças invadem uma casa, durante a noite, para furtar doces fabricados pelo anunciante do comercial. Estas publicidades podem ser caracterizadas como
Abusiva
Explicação:
A questão nos remete a legislação consumerista ¿ Código de Defesa do Consumidor ¿ tendo como figura principal a qualificadora publicidade abusiva ou enganosa - para uma melhor resposta vamos nos socorrer da legislação citada: definição de publicidade abusiva e enganosa: Art. 6º São direitos básicos do consumidor: IV - a proteção contra a publicidade enganosa e abusiva, métodos comerciais coercitivos ou desleais, bem como contra práticas e cláusulas abusivas ou impostas no fornecimento de produtos e serviços; - Art. 37. É proibida toda publicidade enganosa ou abusiva. § 1° É enganosa qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falsa, ou, por qualquer outro modo, mesmo por omissão, capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços. § 2° É abusiva, dentre outras a publicidade discriminatória de qualquer natureza, a que incite à violência, explore o medo ou a superstição, se aproveite da deficiência de julgamento e experiência da criança, desrespeita valores ambientais, ou que seja capaz de induzir o consumidor a se comportar de forma prejudicial ou perigosa à sua saúde ou segurança. - Assim, pela definição legal, a resposta correta é: abusiva
3-Bem móvel ou imóvel, material ou imaterial, durável ou não durável, é característica do
Produto
4-Analise as afirmativas baixo:
I) Serviço é qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remuneração
II) Serviço é qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, inclusive os decorrentes das relações de caráter trabalhista
III) Serviço é qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remuneração, inclusive os de natureza bancária
A respeito das afirmativas acima, assinale a opção correta
a opção II é falsa
Explicação:A resposta nos remete a legislação consumerista ¿ Código de Defesa do Consumidor, lei 8078 ¿ em que temos definições de tópicos importantes para definição da relação de consumo ¿ para uma melhor resposta vamos nos socorrer da legislação citada que contempla a definição de serviço e vamos confrontá-la com cada afirmativa ¿ afirmativa I) Serviço é qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remuneração ¿ afirmativa correta pois esta de acordo com a definição de serviço, ¿ § 2° Serviço é qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remuneração, inclusive as de natureza bancária, financeira, de crédito e securitária, salvo as decorrentes das relações de caráter trabalhista¿; - afirmativa II) Serviço é qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, inclusive os decorrentes das relações de caráter trabalhista; afirmativa falsa, pois a definição de serviço exclui as relações de caráter trabalhista: ¿ § 2° Serviço é qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remuneração, inclusive as de natureza bancária, financeira, de crédito e securitária, salvo as decorrentes das relações de caráter trabalhista¿; afirmativa III) Serviço é qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remuneração, inclusive os de natureza bancária, afirmativa verdadeira ¿ pela combinação de respostas, a correta é: a opção II é falsa.
5-Quem adquire ou utiliza produtos ou serviços como destinatário final é considerado
Consumidor
Explicação:
 A questão nos remete a quem teria a qualidade, dentro de uma relação de consumo, de ser o destinatário final de um produto ou um serviço; para um melhor resposta vamos nos socorrer de legislação estudada no conteúdo, o CDC ¿ Código de Defesa do Consumidor - Art. 2° Consumidor é toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final. Assim, a resposta correta é: consumidor.
6-Analise as afirmativas abaixo:
a) o produto entregue como amostra grátis está submetido a todas as exigências ligadas à qualidade e garantia
b) o produto entregue como amostra grátis não está submetido as exigências legais de garantia
c) o produto entregue como amostra grátis não está submetido à proteção contra vícios ou defeitos
A respeito das afirmativas acima, assinale a opção correta:
a opção I está correta
7-De acordo com o Código de Defesa do Consumidor,em uma primeira análise, tem-se que é a habitualidade que determina quando uma pessoa física ou jurídica pode ser demandada pelo CDC, qualificando-se como
Fornecedora
Explicação:
Exclui-se da condição de fornecedor, aqueles que realizam eventualmente algum contrato privado sem o objetivo de manter-se na atividade, ou seja, que não atuam com profissionalidade ou com um mínimo de habitualidade e, também, desprovidos do intuito de ganho ou lucro. Atente-se que a profissionalidade de que se fala não está ligada especificamente à idéia de profissão no sentido de viver ou retirar o seu sustento unicamente da atividade referida, bem como não é exigida especialização. Deste modo, até quem se aventure a fornecer, por exemplo, salgadinhos durante curto período de tempo (exemplo: apenas a temporada na praia ou durante as suas férias) também será fornecedor, pois presente o intuito de habitualidade, mesmo que limitado àquele determinado período. Ser habitual na atividade tem o sentido de fornecer tantas quantas vezes puder, buscando auferir ganho ou lucro (a remuneração também é imprescindível para existência de relação de consumo), independentemente de ser por via direta ou indireta.
8-Consumidor é :
	pessoas físicas e jurídicas

Continue navegando