Buscar

Exercícios de revisão Direito Individual

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXERCÍCIOS
1) Os princípios estão situados no ordenamento jurídico cumprindo uma função integrativa de lacunas, partindo das leis para atingir as regras gerais que delas derivam. Com base nessa premissa, assinale a alternativa correta.
a) O princípio da proteção, que busca conferir ao trabalhador uma equidade processual, subdivide-se em 3 (três) outros princípios: in dubio pro societa, da aplicação da norma mais favorável e da condição mais benéfica.
b) Segundo o princípio da primazia da realidade no Direito do Trabalho, predomina a verdade real em face da verdade formal, ou seja, predomina a verdade da forma em face da verdade dos fatos.
c) Em relação ao princípio da aplicação da norma mais favorável, a Teoria do Conglobamento defende que através da comparação das diversas regras sobre cada instituto ou matéria, respeitando-se o critério da especialização, deve ser buscada a norma mais favorável ao caso.
d) O princípio da inalterabilidade contratual veda a possibilidade de alterações no contrato de trabalho, lesivas ou benéficas ao trabalhador.
e) O princípio da vedação à redução Salarial não sofre qualquer tipo de mitigação, não podendo Acordo Coletivo de Trabalho ou Convenção Coletiva de Trabalho dispor sobre redução salarial.
2) Sobre o Direito do Trabalho, qual alternativa apresenta uma proposição incorreta? 
a) O Direito do Trabalho é um ramo do Direito Público. 
b) São fontes do Direito do Trabalho a Constituição Federal, as leis, os decretos e regulamentos, as portarias, acordos coletivos, convenção coletiva, sentença normativa, os regulamentos das empresas, os costumes e os contratos de trabalho.
c) Entende-se por acordo coletivo o pacto celebrado entre uma ou mais empresas com o sindicato dos empregados.
d) O contrato de trabalho é o acordo correspondente à relação de emprego. 
3) Invocando a regra da condição mais benéfica ao empregado, que se insere no princípio da proteção peculiar ao Direito do Trabalho, é correto afirmar: 
a) Havendo conflito entre duas normas jurídicas, prevalece a mais favorável ao empregado. 
b) Havendo dúvida quanto ao alcance da norma tutelar, julga-se a favor do empregado. 
c) As normas legais não prevalecem diante de normas instituídas por convenção ou acordo coletivo, por terem estas destinação mais específica.
d ) A supressão de direitos trabalhistas instituídos por regulamento de empresa só alcança os empregados admitidos posteriormente. 
e) As condições estabelecidas em convenção coletiva de trabalho, quando mais favoráveis, prevalecem sobre as estipuladas em acordo.
4) Os princípios exercem um papel constitutivo da ordem jurídica, cuja interpretação leva em consideração os valores que os compõem. Nesse sentido, o entendimento jurisprudencial adotado pelo Tribunal Superior do Trabalho de que o encargo de provar o término do contrato de trabalho, quando negados a prestação de serviço e o despedimento é do empregador está embasado no princípio 
a) protetor. 
b) da primazia da realidade. 
c) da irrenunciabilidade. 
d) da continuidade da relação de emprego. 
5) Considera-se trabalhador avulso aquele que, sindicalizado ou não, presta serviços 
a) eventuais para uma empresa, sem a intermediação do sindicato da categoria profissional.
b) eventuais ou temporários para uma ou mais empresas, com intermediação da empresa prestadora de serviços.
c) de natureza urbana ou rural, a diversas empresas, sem vínculo empregatício, com intermediação obrigatória do órgão de gestão de mão de obra ou do sindicato da categoria profissional.
d) na condição de trabalhador intermitente ou terceirizado, com registro em carteira de trabalho e previdência social.
e) de natureza exclusivamente urbana, a diversas empresas, sem vínculo empregatício, com intermediação obrigatória do sindicato da categoria profissional.
6) A relação de emprego somente ocorre se estão presentes os elementos que a caracterizam; sem eles, não se pode configurá-la como tal. Assim, os elementos que caracterizam o vínculo empregatício estabelecido por essa relação, são o(a) 
a) Fundo de Garantia por Tempo de Serviço; as férias; o 13º salário; o seguro-desemprego; o salário-família
b) contrato de trabalho; a pessoa jurídica; a convenção coletiva de trabalho; a habitualidade; a pessoalidade
c) salário; a remuneração; o adicional noturno; a convenção coletiva de trabalho; o aviso-prévio
d) pessoa física; a continuidade; a subordinação; a onerosidade; a pessoalidade 
e) pessoa jurídica; o empregado; a impessoalidade; a descontinuidade; a onerosidade
7) O requisito essencial previsto em lei para caracterizar uma relação como sendo de emprego e que não precisa se verificar em qualquer relação de trabalho é a
a) exclusividade. 
b) ausência de onerosidade. 
c) subordinação jurídica. 
d) boa-fé contratual objetiva. 
e) autonomia privada coletiva.
8) Acerca da responsabilidade previdenciária e trabalhista nos contratos administrativos, julgue o item que se segue. 
A responsabilidade subsidiária do tomador de serviços abrange todas as verbas decorrentes da condenação referente ao período da prestação laboral.
( X ) Certo
( ) Errado
9) Sobre a relação empregatícia, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta: 
I. O inadimplemento das obrigações trabalhistas, por parte do empregador, implica a responsabilidade subsidiária do tomador dos serviços quanto àquelas obrigações, desde que haja participado da relação processual e conste também do título executivo judicial. 
II. A responsabilidade subsidiária do tomador de serviços abrange todas as verbas decorrentes da condenação referentes ao período da prestação laboral. 
III. A contratação irregular de trabalhador, mediante empresa interposta, não gera vínculo de emprego com os órgãos da Administração Pública direta, indireta ou fundacional. 
a) Apenas I está correta. 
b) Apenas III está correta. 
c) Apenas I e II estão corretas. 
d) I, II e III estão corretas.
10) Pedro é segurança particular de um importante empresário baiano, eleito e recentemente empossado como vereador, e com ele trabalha há 2 anos e 5 meses. 
Pedro acompanha o empregador até os seus negócios em Salvador e retorna com ele à sua residência, no mesmo município. Eventualmente Pedro conduz seu patrão para a fazenda de lazer que o empregador possui no interior do estado. Pedro trabalha 4 dias na semanas, com horário fixo de 8 horas diárias. Diante da situação apresentada e de acordo com os preceitos legais de regência, assinale a opção que define a condição jurídico-trabalhista de Pedro. 
a)Trabalhador temporário 
b) Empregado doméstico 
c) Servidor público 
d) Trabalhador adventício 
e) Empregado rural 
11) Segundo a vigente legislação trabalhista, sobre a responsabilidade trabalhista, em razão da caracterização de grupo econômico, é CORRETO afirmar
a) Sendo caracterizada a relação de emprego em face de uma empresa, as demais empresas integrantes do mesmo grupo econômico são subsidiariamente responsáveis. 
b) Não pode ser caracterizado grupo econômico se cada empresa integrante mantém sua autonomia. 
c) Caracterizando grupo econômico, as empresas que o integrem são consideradas solidariamente responsáveis pelas obrigações trabalhistas. 
d) A identidade de sócios entre empresas caracteriza grupo econômico.
 
 
12) Dentro do universo das relações jurídicas, encontram-se as relações de trabalho e as relações de emprego. No tocante a essas relações, seus sujeitos e requisitos, segundo a legislação vigente,
a) considera-se empregado toda pessoa física ou jurídica que prestar serviços de natureza exclusiva e não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário. 
b) considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva, que, mesmo sem assumir os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviço. 
c) são distintos o trabalho realizado no estabelecimento do empregador, o executado no domicílio do empregado e o realizado adistância, mesmo que estejam caracterizados os pressupostos da relação de emprego. 
d) os meios telemáticos e informatizados de comando, controle e supervisão não se equiparam, para fins de subordinação jurídica, aos meios pessoais e diretos de comando, controle e supervisão do trabalho alheio. 
e) se equiparam ao empregador, para os efeitos exclusivos da relação de emprego, os profissionais liberais, as instituições de beneficência, as associações recreativas ou outras instituições sem fins lucrativos, que admitirem trabalhadores como empregados.
13) De acordo com a nova redação dada à CLT, por força da Lei nº 13.467/2017, para a caracterização de grupo econômico e, consequentemente, sua responsabilidade solidária pelas obrigações decorrentes da relação de emprego, deve ser considerado, dentre outros requisitos, a
a) mera identidade de sócios. 
b) demonstração do interesse independente do grupo. 
c) efetiva comunhão de interesses, desde que não ligados a meramente financeiro. 
d) atuação autônoma das empresas integrantes do grupo. 
e) existência de personalidade jurídicas próprias e, as empresas estiverem sob a direção, controle ou administração de outra empresa do grupo.
14) São elementos inerentes à relação de emprego, EXCETO:
a) Pessoalidade. 
b) Subordinação. 
c) Exclusividade. 
d) Não-eventualidade 
15) Quanto aos institutos jurídicos denominados “relação de trabalho" e “relação de emprego" é correto afirmar:
a) A relação de emprego é uma espécie do gênero relação de trabalho. 
b) Possuem características idênticas, podendo se afirmar que são expressões sinônimas. 
c) A relação de trabalho é modalidade derivada da relação de emprego. 
d) Não há relação de trabalho se não houver relação de emprego. 
e) São institutos independentes e não guardam nenhuma relação entre si.

Outros materiais