Buscar

Trabalho em grupo

Prévia do material em texto

Trabalho em grupo
1ª Questão: todo ambiente empresarial é sustentado por regras e normas, e com base em uma cultura organizacional os gestores direcionam e orientam o quadro funcional no alcance de metas. De acordo com esta afirmativa como podemos descrever o comportamento (antes/durante) de profissionais admitidos?
Resposta: Sabemos que o ambiente empresarial é responsável por uma boa parcela na influência de como seus empregados agirão dentro da organização, seja positivamente ou negativamente, certamente atingirá resultados.
Normalmente quando entramos em uma determinada empresa, somos “obrigados” a nos adaptar a esse novo ambiente e também a absorver a sua cultura organizacional.
O gestor é quem orientará o novo funcionário a “realidade” da empresa, isto é, a forma de agir e pensar da organização, ao alcance das metas e sem esquecer é claro, das normas e regras a serem cumpridas.
O profissional agora admitido tem novos pensamentos, costumes e atitudes ao qual não possuía antes de entrar nessa empresa, porém não consegue cumprir certas regras ao pé da letra. 
Conclui-se então que é mais fácil ser influenciado comportamentalmente por esse ambiente, toda via esse mesmo ambiente não consegue ser efetivo no fazer com que venhamos a cumprir regras e normas de maneira efetiva, ou seja, nenhum ambiente é capaz de fazer com que o ser humano venha cumprir regras.
2ª Questão: A comunicação organizacional favorece o fluxo de trabalho, as relações, e o comportamento do indivíduo. O gestor de uma empresa pode se apropriar da habilidade comunicacional e das relações para influenciar, impor e exigir atitudes dos colaboradores. Explique como o papel do gestor pode influenciar no comportamento do funcionário?
Resposta: Mais e mais têm se percebido a importância do comportamento organizacional, pois ele é o resultado de atitudes, crenças, valores e objetivos de cada organização. E para que ocorra uma boa comunicação nesse ambiente é necessário que o gestor entenda os propósitos e fins da empresa, investir nas ações, atividades, estratégias, produtos e processos tomados pela empresa ou entidade para reforçar a sua imagem junto a todos os públicos de interesse, entre eles, os funcionários.
Geralmente os gestores com jogo de cintura conseguem lidar com essa comunicação organização-funcionário muito bem, planejando, coordenando, dirigindo e controlando seus recursos de maneira que se tenham alta produtividade, baixo custo e maior lucro/resultados, um líder que não cobra, mas vai e faz também, dando exemplos para os funcionários e de certa forma influenciando a terem a mesma motivação, e isso definitivamente acarretará no crescimento da empresa.
Podemos concluir que um bom gestor fará com que sua equipe de trabalho alcance ótimos resultados, contribuindo assim para o crescimento da empresa e além disso o bom gestor é capaz de influenciar de tal forma que o comportamento de sua equipe traga grande satisfação individual a cada membro e desejo de permanecer nela.
3ª Questão: Todo processo de realização pessoal e profissional envolve planejamento de onde estamos e para onde desejamos chegar. Explique as sensações, percepções e atitudes que surgem quando vivenciamos e encaramos desafios e oportunidades.
Resposta: Essa questão pode ser muito bem discutida a partir da perspectiva da Teoria Cognitiva Comportamental, já que a temática está relacionada à sensações, percepções e atitudes. De acordo com a TCC, existe um processo que implica na forma como nos comportamos e este é derivado respectivamente do pensamento, do sentimento e comportamento. A forma como pensamos e se desenvolvermos pensamentos distorcidos implica diretamente no sentimento que nutrimos em relação a algo, no caso, na realização profissional e pessoal, sentimento que por sua vez interfere na maneira como agimos diante das situações.
As sensações mais recorrentes diante de desafios e oportunidades são o medo da frustração e do que é novo, diante de um desafio ao qual não estamos habituados, sensação, desejo ou mecanismos de fuga, onde buscamos estratégias para lidar com as consequências oriundas dos desafios e atitudes vinculadas ao sentimento de esperança e conquista que se relacionam com o processo de emancipação pessoal.
Docente: Alana Lopes 
Discentes: Amanda Marina Costa Borges 
 Lucas Rodrigo Da Paixão Santos
 Noemi Góes De Souza
 Rosane Bispo De Souza Santana
 Wagner Souza Dos Santos 
Matéria: Comportamento Organizacional

Continue navegando

Outros materiais