Buscar

AVALIANDO DE DIDATICA 2018.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201703939929)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O método traz dentro de si a ideia de uma direção com a finalidade de alcançar um propósito, não se tratando, porém, de uma direção qualquer, mas, daquela que leva de forma mais segura à consecução de um propósito estabelecido. Esse pensamento está de acordo com uma prática:
		
	 
	reflexiva.
	
	empírica.
	
	alienante.
	
	acrítica.
	
	intuitiva.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201703939925)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Rafael, por ser um menino mais delicado e sensível, era chamado de "bicha" pelos colegas. O professor Pedro, ao saber da situação, ciente de como deveria ser a atitude mais adequada, decidiu:
		
	
	solicitar ao professor de Biologia uma aula sobre orientação sexual.
	
	compreender a atitude dos colegas de Rafael como uma questão cultural.
	
	repreender os colegas de Rafael, em particular, no momento posterior à aula.
	 
	dialogar junto à turma, questionando os estereótipos associados ao sexo biológico e alertando para "diversidade de jeitos de ser homem ou mulher" e para a diversidade sexual.
	
	encaminhar o aluno Rafael ao atendimento psicológico e proibir o comportamento dos colegas em relação a ele.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201703939922)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Paulo Freire, em seu livro Pedagogia da Autonomia, afirma que "ensinar exige querer bem aos educandos". Nesta relação entre aprendizagem e afetividade, qual das afirmativas abaixo NÃO é coerente com o pensamento de Freire:
		
	
	Discutir a capacidade do aluno, elogiar seu trabalho, reconhecer seu esforço e motivá-lo sempre, constituem formas de ligação afetiva que ajudam na aprendizagem.
	
	Acredito que a distância e a frieza nas relações com meus alunos podem interferir negativamente na aprendizagem de meus alunos.
	 
	A afetividade interfere no domínio técnico necessário à minha prática educativa, por isso acredito ser inconciliável a proximidade com os alunos e um bom ensino.
	
	Brincar nas minhas aulas não é incompatível com o processo de aprendizagem de meus alunos, muito pelo contrário, entretanto, desde que não se perca a visão crítica do que se está estudando.
	
	Toda aprendizagem está impregnada de afetividade. Ciente disso, invisto na boa relação com os discentes, o que não significa que os conflitos não sejam bem vindos.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201703939891)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Os temas pluralidade cultural e ética devem ser abordados transversalmente em todo o currículo escolar. Abaixo, assinale a opção que mostra um professor comprometido com a ética e com o respeito aos diferentes grupos e culturas que compõem o mosaico étnico brasileiro e mundial.
		
	
	explica que as diferenças regionais devem ser extintas a fim de se preservar a identidade nacional brasileira.
	
	defende que a desigualdade no acesso aos meios para organizar a própria vida faz parte da pluralidade cultural e deve ser preservada.
	
	evita tratar de questões como manifestações artísticas e religiosas, mitologias e valores morais, para evitar debates desnecessários sobre assuntos polêmicos.
	 
	conscientiza de que pluralidade cultural é o acúmulo de experiências humanas e é patrimônio de todos nós, pois enriquece nossa vida ao nos ensinar diferentes maneiras de existir socialmente e de criar o futuro.
	
	proíbe debates temáticos sobre preconceito, racismo, imigração e as diversas religiões, por exemplo, para suas aulas.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201703939955)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O conhecimento é fruto de uma atividade consciente e voluntária. O aluno não pode ficar numa posição passiva, esperando que o professor "o motive". A contradição tem um papel nuclear no processo de conhecimento, a começar pela mobilização do sujeito, isto é, o professor tem que manter a tensão de confronto entre aquilo que está trazendo para os alunos, a saber: o conhecimento científico e as questões inicialmente postas, próprias da realidade dos educandos. Esta estratégia de trabalho em todas as dimensões da metodologia dialética envolve:
		
	
	uma perspectiva interacionista onde o aluno constrói significados através do contato com os seus iguais e não com professor organizador e provocador das dimensões do conteúdo.
	 
	uma abordagem problematizadora dos conteúdos e das situações para manifestar-se nas interações que o professor faz visando o aluno dar-se conta de suas potencialidades.
	
	uma perspectiva que esteja condicionada a um processo didático em uma lógica que favoreça o aluno a captar o universo significativo dos conteúdos.
	
	uma abordagem dicotômica de ensino, por parte do professor e, pelo estudo, por parte do aluno, como forma de introduzir novas informações e novas relações.
	
	uma perspectiva reguladora indispensável à significação do contato com os conteúdos a serem organizados pelo professor.

Continue navegando