Buscar

Formação de gametas e fertilização

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Formação de gametas e fertilização
 Nesta aula conheceremos como ocorre a formação dos gametas femininos e masculinos (óvulo e espermatozóide, respectivamente). Com o processo de fertilização, a união destas células especializadas formará o zigoto, que irá conter a informação genética proveniente do pai e da mãe. A gametogênese é uma fase de preparação da célula para a fertilização, na qual haverá redução do número de cromossomos, através da meiose (produção de células germinativas haplóides). Nos homens este processo é denominado espermatogênese, e nas mulheres, ovogênese.
 A espermatogênese envolve uma série de eventos que se inicia na puberdade e continua até a velhice. As espermatogônias, no início da puberdade passam por várias divisões mitóticas, aumentando seu número. Logo após, crescem e se transformam em espermatófitos primários (2n-diplóide), que são as células que passarão pela 1ª divisão meiótica, resultando em dois espermatócitos secundários (n-haplóide) Na próxima fase estas células sofrem uma 2ª divisão meiótica, que irá gerar 4 espermátides (n). As espermátides passarão por um processo de diferenciação chamado espermiogênese. Todo este ciclo leva, em média, 64 dias para se completar.
 Parte do processo da ovogênese inicia-se antes do nascimento, e será completado na puberdade. Fase pré-natal: proliferação das ovogônias através de mitose, e sua maturação em ovócitos primários. Os ovócitos primários (2n), envolvidos por uma camada de células epiteliais achatadas (folículo primordial) entram na primeira divisão meiótica antes do nascimento, mas ela só será completada depois da puberdade. Fase pós-natal: na puberdade, com a maturação do folículo, o ovócito primário completa sua 1ª divisão meiótica, formando um ovócito secundário (n) e um corpo polar (célula não funcional). Na ovulação, o ovócito secundário inicia sua 2ª divisão meiótica, que somente será completada se houver a penetração de um espermatozóide, tornando-se um óvulo maduro.
 O espermatozóide maduro é uma célula ativa, composta de cabeça, colo, peça intermediária e cauda. Os dois terços anteriores da cabeça é recoberto pelo acrossomo, uma espécie de capuz contendo enzimas, que auxiliarão a penetração do espermatozóide durante a fertilização. O ovócito secundário é recoberto por duas camadas: zona pelúcida e coroa radiada, e contém um citoplasma abundante, importante para a nutrição do embrião na primeira semana de vida.
 A fertilização é um processo que se inicia com o contato entre o espermatozóide e o ovócito secundário e chega até a união entre os núcleos destas células, resultando na mistura dos cromossomos maternos e paternos. O processo de fertilização engloba seis fases, e dura cerca de 24 horas. Fase 1: o espermatozóide atravessa a coroa radiada com ao auxilio das enzimas contidas no acrossomo. Fase 2: penetração do espermatozóide na zona pelúcida, com a participação de enzimas do acrossomo. Assim que o espermatozóide atravessa a zona pelúcida há uma reação química, que torna esta região impermeável a outros espermatozóides. Fase 3: a cabeça do espermatozóide liga-se à superfície do ovócito secundário, sendo que a cabeça e a cauda penetram no citoplasma do ovócito e sua membrana plasmática permanece fora. Fase 4: término da 2ª divisão meiótica do ovócito secundário (resultando em um óvulo e um 2º corpo polar). O núcleo do óvulo maduro é chamado de pronúcleo feminino. Fase 5: degeneração da cauda do espermatozóide e aumento da cabeça, formando o pronúcleo masculino. Fase6: União dos pronúcleos feminino e masculino, formando o zigoto (célula diplóide).
(Fonte: MOORE, K.L. Embriologia Clínica. 7ª ed. Elsevier: São Paulo, 2004).
Profª Drª Patrícia Pinto Saraiva, Profa Dra Mariza Akemi Matsumoto, Profa Dra Roberta Okamoto e 
Prof. Ms. Leandro de Andrade Holgado

Outros materiais