Buscar

Regimes Aduaneiros Especiais: Zona Franca de Manaus

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
		As importações efetuadas por empresa autorizada a operar em zonas de processamento de exportação serão realizadas com suspensão do pagamento dos impostos abaixo. Marque a única alternativa errada:
	
	
	
	Adicional do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (AIRPJ)
	
	
	
		
	
		2.
		Questão 3: A entrada de mercadorias estrangeiras na Zona Franca de Manaus, destinadas a seu consumo, industrialização, beneficiamento, agropecuária, pesca, instalação e operação de indústrias e serviços e estocagem para reexportação, será isenta do imposto de importação (II) e sobre produtos industrializados (IPI), quando obedecidas as condições do regime, com as seguintes exceções: (Marque a única opção FORA do contexto).
	
	
	
	c) bebidas em geral
	
Explicação:
Esta alínea não se encontra dentro do contexto da pergunta porque a exceção trata especificamente de bebidas alcoólicas. A resposta contempla "bebidas em geral".
	
	
	
	
		
	
		3.
		Excetuam-se as seguintes mercadorias dos benefícios fiscais na entrada de produtos na Zona Franca de Manaus (ZFM):
	
	
	
	Todas as respostas anteriores estão corretas.
	
	
	
		
	
		4.
		Analise as afirmativas e, após, marque a alternativa correta. I - A linha azul é um mecanismo que possibilita o despacho aduaneiro expresso das exportações e das importações, inclusive nas operações de trânsito aduaneiro. II - A rigor, a linha azul não pode ser apontada como um regime aduaneiro especial propriamente dito, uma vez que não compreende a suspensão ou a isenção de tributos em situações previamente definidas. III - A linha azul destina-se a pessoas jurídicas industriais que operem com regularidade no comércio exterior.
	
	
	
	As afirmativas I, II e III estão certas.
	
	
	
	
		
	
		5.
		Um dos regimes abaixo refere-se a uma área de livre comércio de importação, de exportação e de incentivos fiscais especiais, estabelecida com a finalidade de criar, no norte do Brasil, um centro industrial, comercial e agropecuário, dotado de condições econômicas que permitam seu desenvolvimento. Assinale a única opção correta:
	
	
	
	Zona Franca de Manaus
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		6.
		Questão 4: As Áreas de Livre Comércio (ALC) de importação e de exportação são estabelecidas com as seguintes finalidades: (Marque a única opção correta)
	
	
	
	a) Promover o desenvolvimento de áreas fronteiriças específicas da Região Norte do País e de incrementar as relações bilaterais com os países vizinhos.
	
Explicação:
Esta é a resposta correta porque ela é a única opção que atende ao conceito específico das ALC´s que é "promover o desenvolvimento de áreas fronteiriças específicas da Região Norte do País e de incrementar as relações bilaterais com os países vizinhos".
	
	
	
	
		
	
		7.
		Questão 6: A administração da Zona Franca de Manaus é realizada por: Indique a única opção correta.
	
	
	
	d) Superintendência da Zona Franca de Manaus - Suframa
	
Explicação: Esta é a opção correta porque o órgão que realiza a administração da Zona Franca de Manaus é a Suframa - Superintendência da Zona Franca de Manaus.
	
	
	
	
		
	
		8.
		É uma área de livre comércio de importação e de exportação e de incentivos fiscais especiais, estabelecida com a finalidade de criar no interior da Amazônia um centro industrial, comercial e agropecuário, dotado de condições econômicas que permitam seu desenvolvimento, em face dos fatores locais e da grande distância a que se encontram os centros consumidores de seus produtos. Segundo o Regulamento Aduaneiro, estamos falando de que Regime Aduaneiro Especial (RAE)?
	
	
	
	
	Zona Franca de Manaus (ZFM);

Outros materiais