Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Estudo Dirigido Psicofarmacologia – AV1
Defina farmacologia e quatro áreas:
R: Farmacologia é o estudo das alterações fisiológicas promovidas por substâncias químicas. Farmacocinética estuda o caminho que o medicamento faz quando entra no organismo, farmacodinâmica estuda o mecanismo de ação das drogas, fitoterapia estuda o uso de vegetais para fins farmacológicos, farmacognosia que trata das drogas em seu estado natural, antes de serem manipuladas, farmacovigilância é o trabalho de acompanhamento das drogas que já estão no mercado e farmacotécnica que trata do preparo dos medicamentos.
Descreva as principais vias de administração de fármacos, o caminho, velocidade e perdas que ocorrem em cada via:
R: As principais vias de administração são enteral, parental, inalatória e tópica. Na via enteral o fármaco passa pelo trato gastrointestinal e é m ais lento e tem mais perdas quando oral e é mais rápido e tem menos perdas quando sublingual. Na via parental não passa pelo trato gastrointestinal e quando endovenosa é mais rápida e intradérmica mais lenta. Perdas: quanto mais vascularizada, menos perdas. Via inalatória é por troca gasosas. Caminho: dos alvéolos pulmonares para o sangue. Muito rápida porque a área é muito vascularizada. Poucas perdas. Via tópica, tudo que é feito na superfície da pele. Atravessar os tecidos e chegar ao sangue. Será mais rápida ou lenta dependendo da vascularização.
Defina biodisponibilidade e sua importância:
R: Biodisponibilidade é definida pela quantidade de medicamento que atinge a corrente sanguínea e sua importância é que devido através deste parâmetro pode-se saber as doses terapêuticas e toxicas dentro do tempo de absorção dos fármacos.
Quais os alvos para a ação das drogas?
R: Os receptores.
O que são neurotransmissores?
R: São sinalizadores químicos liberados pelos neurônios pré-sinápticos.
O que são receptores?
R: São proteínas que interagem com as drogas.
Diferencie ação agonista de antagonista, indicando as alterações neurofisiológicas que elas causam:
R: Agonista- Se liga ao receptor gerando uma resposta; Antagonista- Se liga ao receptor bloqueando-o, impedindo uma resposta.
Quais os sintomas da depressão?
R: Tristeza, desânimo, perda do prazer e da libido etc. E também os sintomas maníacos como mania de limpeza, de furtar, fobia, doença etc.
Descreva a teoria que envolve a depressão, indicando os neurotransmissores:
R: A depressão seria a deficiência de serotoninas e noradrenalina no sistema límbico, levando a perda do prazer e ao dês ânimo. Quando na deficiência de lítio o, leva a mania pela busca do prazer. Neurotransmissores são a 5HT, NA e Li+.
Quais os tipos de depressão? Diferencie-as:
R: Na depressão unipolar a pessoa apresenta apenas os sintomas depressivos. Quando bipolar, oscila entre os sintomas depressivos e crises de mania.
Descreva o mecanismo de ação (droga, receptor, ação e efeitos), dos fármacos utilizados para sintomas de depressão e mania destacados abaixo:
Inibidores da MAO
R: Flanelinha (Ardil). Bloqueia a molécula recaptadora de serotonina e a molécula recaptadora de noradrenalina, aumentando serotonina, porém aumentando mais a noradrenalina. Efeito colateral é insônia e hipertensão
Antidepressivos Tri
R: Amitriptilina bloqueia a recaptação de serotonina e de noradrenalina, aumentando a serotonina e a noradrenalina no lobo sináptico, aumentando assim o prazer e o estímulo. Possui como efeito colateral sedação e perda de apetite.
Inibidores da recaptação de serotonina
R: Fluoxetina bloqueia a molécula recaptadora de serotonina, aumentando a serotonina na fenda sináptica, aumentando assim o prazer. Como efeito colateral há insônia e perda de apetite.
Antidepressivos atípicos
R: Maptrotilina. Mecanismo de ação desconhecido. Toma-se por dos e resposta para diminuir a depressão. Efeito colateral é insônia.
O que são benzodiazepínicos e quais seus usos? 
R: São tranquilizantes menores usados para insônia e ansiedade. Tem os hipnóticos que são de curta duração e os ansiolíticos de longa duração. 
Descreva o mecanismo de ação dos benzodiazepínicos enfatizando sua ação nos receptores gabaérgicos:
R: Os tranquilizantes ativam o receptor gabaérgico GABA A, aumentando a liberação do neurotransmissor GABA, abrindo assim os canais de Cloro e hiperpolarizando a célula, inibindo assim seus disparos neuronais.
Qual teoria procura explicar que a esquizofrenia?
R: O indivíduo possui uma hiperatividade dopaminérgica, ou seja, e excesso de dopamina e excesso de receptores dopaminérgicos D2 e D4 que levam a agressividade e a vigília. Há a deficiência de lítio, que leva as manias. Foram descobertos alterações em receptores serotoninérgicos relacionados a alucinações.
O que são considerados sintomas + e – da esquizofrenia? De as características e exemplos para cada sintoma:
R: Os sintomas positivos são exteriorizados delírios, alucinações e alterações do pensamento. - e inconsciente, como exemplos, a agressividade, distúrbios ideativos, vigília (mania de perseguição), alucinações (vozes, visões) -. Os sintomas negativos são apatia, embotamento afetivo, discurso pobre - embotamento afetivo interiorizados e conscientes, são isolamento, suicídio, catabolismo -.
Qual a relação entre a esquizofrenia e o LSD?
R: Foram descobertas alterações em receptores serotoninérgicos relacionados à alucinações através de pesquisas com drogas alucinógenas, uma delas o LSD.
O que fármacos neurolépticos? Qual seu mecanismo de ação?
R: São fármacos antiesquizofrenicos atípicos e típicos que bloqueiam os receptores dopaminérgicos D2 e D4 no lobo frontal, diminuindo a ação da dopamina, diminuindo assim a agressividade e os distúrbios ideativos.
Quais os efeitos indesejáveis de maior ocorrência no uso de neurolépticos? Quais destes efeitos diferenciam os neurolépticos típicos dos atípicos?
R: Efeitos colaterais motores como tremores, impregnação (rigidez muscular) e discinesia (contrações involuntárias na face e nos membros); hormonais como hipertrofia mamária, aumento do hormônio prolactina (lactação) distensão abdominal, aumento da libido e esterilidade. Os neurolépticos típicos tem mais efeitos colaterais motores que os atípicos. 
Quais drogas devem ser associadas aos neurolépticos e para qual finalidade são associadas?
R: Antiparkinsoriano para amenizar os efeitos colaterais de tremores, os anti-histamínicos pelos seus efeitos sedativos e de relaxamento muscular, evitando a impregnação, antimaníacos para amenizar as crises de mania e os tranquilizantes como sedativos.

Mais conteúdos dessa disciplina