Buscar

Doenças Prevalentes em Idosos

Prévia do material em texto

Doenças Prevalentes em Idosos.
Quando envelhecemos ocorrem mudanças fisiológicas em nosso organismo, que são consideradas normais. Nesse processo é comum sermos acometidos por doenças e quando não temos uma qualidade de vida adequada causam impacto significativo no nosso dia a dia.
Os idosos apresentam doenças agudas como pneumonias, infecção urinária, acidentes vascular cerebral, infarto agudo do miocárdio e abdome agudo. Dentre as doenças crônicas as que mais prevalecem são hipertensão arterial, diabetes mellitus , câncer e patologias cardiovasculares . Além disso, ainda temos as infecções que em idosos o diagnóstico às vezes é difícil porque alguns sintomas como tremores, incontinência urinária e alterações cognitivas são vistos como processo de envelhecimento normal para a idade seja em idosos jovens ou longevos.
As doenças crônicas prevalentes em idosos são:
Mal de Parkinson: é um distúrbio cerebral que provoca deterioração progressiva, rigidez muscular e tremores involuntários.
Mal de Alzheimer: é uma doença degenerativa do cérebro caracterizada pela perda de habilidades de pensar, memorizar afetando áreas de linguagem e produzindo alterações no comportamento podendo levar a demência.é 
Hipertensão Arterial Sistêmica: é uma doença crônica caracterizada pela elevação da pressão arterial igual ou acima de 140/90 e não é exclusiva de idosos, estudos demonstram que 65% dos idosos são hipertensos.
Osteoporose: é uma doença silenciosa que afeta a estrutura dos ossos tornando-os frágeis e diminuindo a capacidade de suportar o peso corporal.
Diabetes Mellitus: é caracterizado pela elevação anormal da concentração de glicose sanguínea.
Depressão: é a segunda doença crônica mais comum, e seus sintomas são humor deprimido e tem a presença de alguns sintomas como distúrbios do sono, sentimento de inutilidade, fadiga, perda de energia, entre outros.
Osteoartrose: é uma doença reumática e degenerativa que causa incapacidade de fazer as atividades rotineiras devido as dores que o paciente apresenta.
Neoplasias: o câncer é considerado a segunda causa de óbito ficando atrás das doenças cardiovasculares.

Continue navegando