Buscar

Questões sobre Educação no Brasil

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Pensamento Pedagógico e a Construção da Escola
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX 
	Prova Objetiva:
	7789408
	Nota da Prova:
	9
Parte superior do formulário
	1.
	As principais características da Ditadura, período de 1964 a 1985, em que os militares governaram o Brasil, são: censura, perseguição política e repressão. Uma questão importante a ressaltar sobre o Período da Ditadura Militar é o caráter antidemocrático da Educação, que tinha uma proposta ideológica de manter a sociedade no imobilismo. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Durante o período militar, muitos professores foram presos e torturados, pois não pensavam da mesma forma que os ditadores.
(    ) Muitas universidades foram tomadas, estudantes foram perseguidos, presos e feridos nos confrontos com a polícia. 
(    ) A União Nacional dos Estudantes foi proibida de funcionar, pois contrariava os ideais do governo militar e ainda comprometia a veracidade do governo. 
(    ) Durante o período militar brasileiro, houve um grande avanço na questão educacional, alguns métodos rigorosos de controle foram adotados em sala de aula, surtindo ótimos resultados. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	V - F - V - F.
	2.
	A educação brasileira se transformou de forma radical com o chamado regime populista. Um período que se iniciou com a Revolução de 1930 e que findou com o Golpe de 1964, no qual os principais líderes políticos brasileiros foram Getúlio Dorneles Vargas e Juscelino Kubistchek de Oliveira. Dentre as realizações educacionais dos líderes populistas, analise as sentenças a seguir:
I- Durante o populismo, tivemos a criação de universidades federais nas capitais dos estados. 
II- Com os populistas, tivemos o surgimento do MOBRAL - Movimento Brasileiro de Alfabetização. 
III- Tivemos nos anos 1930 a criação da Disciplina de Educação Moral e Cívica e Estudos de Problemas Brasileiros. 
IV- Com Getúlio, tivemos a criação do Ministério da Educação. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	3.
	As ordens religiosas no Brasil Colonial tiveram importância incomensurável no processo de dominação portuguesa nos trópicos: uma dominação que seguia os gládios temporal e espiritual. Qual ordem religiosa se destacou na evangelização durante o período colonial brasileiro?
	 a)
	Jesuítas.
	 b)
	Dominicanos.
	 c)
	Agostinianos.
	 d)
	Beneditinos.
	4.
	O cenário mundial dos anos 1930 ficou marcado por forte crise econômica, com o crack da bolsa de Nova York (1929), que exigiu medidas políticas de intervenção no setor econômico e financeiro. No Brasil, os anos 1930 foram marcados pela Revolução de 30 e pelo golpe que empossaria Getúlio Vargas no governo. Foram anos em que ocorreu a revisão constitucional e ampla estruturação política por parte do Estado/governo. Com relação ao contexto político, constitucional e educacional deste governo, analise as sentenças a seguir:
I- Ocorreu a criação do Ministério da Educação e de Secretarias de Educação nos estados brasileiros, favorecendo a unificação das modalidades de ensino e a integração curricular. 
II- A constituição de 1934 estabelecia a educação como um direito do cidadão, estendia a gratuidade e a integralidade do ensino primário aos adultos e exigia a frequência obrigatória.
III- Apresentava o Estado e a família como os principais incumbidos do processo educacional. A família, no que diz respeito à frequência e no aprendizado dos estudantes; e o governo a organização do sistema de ensino e o destino de impostos.
IV- A constituição de 1934 prescreve que a presença do ensino religioso é facultativa no currículo escolar, mas tornou obrigatória a frequência dos estudantes na disciplina.  
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	5.
	A missão dos jesuítas no Brasil estava relacionada à evangelização, ou seja, os nativos que habitavam o território nacional deveriam receber os ensinamentos cristãos. Para tanto, era necessário estruturar o local de maneira adequada a promover os ensinamentos. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Logo em sua chegada, os jesuítas começaram com sua tarefa evangelizadora, fundaram colégios na Bahia e em outras regiões do Brasil. 
(    ) A saga dos jesuítas estava dividida em duas fases: fase heroica, caracterizada pela catequização indígena, e fase missioneira, período da estruturação das missões jesuíticas. 
(    ) Os jesuítas criaram a prática da conversão através do batismo e dos ensinamentos bíblicos. 
(    ) O processo de catequização dos índios foi marcado por profundas mudanças culturais. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - V - V - V.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	F - V - V - V.
	6.
	A primeira universidade portuguesa, Coimbra, surgiu no século XIII. Porém, as legislações portuguesas (ordenações) impediram a instalação de universidades na América Lusitana. Em qual das décadas a seguir relacionadas tivemos a fundação das principais universidades brasileiras?
	 a)
	1930.
	 b)
	1870.
	 c)
	1545.
	 d)
	1770.
	7.
	A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, promulgada em 1996, busca regulamentar a educação brasileira em seus diferentes níveis. Com relação às questões étnico-raciais, também temos legislações que buscam contemplar alguns grupos étnicos pouco abordados nos conteúdos de ciências humanas e sociais. Com relação às questões raciais presentes na legislação sobre a educação brasileira, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Obrigatoriedade do estudo da cultura afro-brasileira. 
(    ) Obrigatoriedade do estudo da cultura indígena. 
(    ) Obrigatoriedade do estudo da cultura eslava. 
(    ) Obrigatoriedade do estudo da cultura nipo-brasileira. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - V - F - V.
	8.
	A Nova República, ou período de Redemocratização, é um termo que se refere ao atual período da História Brasileira, iniciada em 1985, com o fim da Ditadura Militar, e que se estende até o presente. Com relação à legislação vinculada à educação na vida contemporânea brasileira, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O dever do Estado com a educação é garantido pela constituição de 1988. 
(    ) A LDB é uma das principais leis a regulamentar a educação. 
(    ) O estatuto da igualdade racial é uma lei educacional.
(    ) O estatuto da igualdade de gênero é uma lei educacional.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	9.
	Durante os anos de 1808 até 1821, a capital do Império Marítimo Português foi transferida de Lisboa para o Rio de Janeiro, sendo, nesta época, Portugal comandado por um oficial militar inglês, lorde Beresford (em Portugal conhecido como Marquês de Campo Maior). Dentre as realizações do denominado Período Joanino, no qual D. João VI foi o príncipe regente do Brasil, analise as sentenças a seguir:
I- Foi criada a Escola Naval.
II- Foi fundada a Faculdade de Medicina da Bahia.
III- Foi instalada a Universidade Federal do Sergipe.
IV- Foi criada a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	10.
	Durante o século XVIII, muitos dos países europeus buscaram modernizar suas instituições, nas denominadas reformas ilustradas. Uma verdadeira revolução nas relações sociais no interior das nações europeias ocorreu nesse período. Em Portugal e nas suas colônias, este período foi alcunhado de “época Pombalina”. Com relação ao período pombalino, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Por período pombalino se compreende o tempo em que o Marquês de Pombal comandou a política luso-brasileira.
(    ) No período pombalino, a educação foi transformada com a expulsão dos jesuítas. 
(    ) O período pombalino foi caracterizado por uma tentativa de desenvolvimento de Portugal nos moldes do Despotismo Esclarecido. 
(    ) Por período pombalino podemos compreender a tentativa de acabar com o padroado régio, estabelecendo a liberdade religiosa entre os súditos portugueses no reino e em além-mar. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - F - V - F.
Parte inferior do formulário

Continue navegando