Buscar

aula 1

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	
	O conhecimento, por ser produto do homem, não pode ser pensado, investigado e problematizado se não considerarmos as condições históricas de sua produção. O homem ao modificar sua relação com a natureza, ele altera as suas concepções até então válidas. Tal colocação é fundamental para entendermos que o conhecimento é:
		
	
	verdade absoluta
	 
	indeterminado
	
	pronto e acabado
	
	estabelecido
	
	inquestionável
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	No seu dia-a-dia, o homem adquire espontaneamente um modo de entender e atuar sobre a realidade. Algumas pessoas, por exemplo, não passam por baixo de escadas, porque acreditam que dá azar; se quebrarem um espelho, sete anos de azar. Algumas confeiteiras sabem que o forno não pode ser aberto enquanto o bolo está assando, senão ele "embatuma", sabem também que a determinados pratos, feitos em banho-maria, devem-se acrescentar umas gotas de vinagre ou de limão para que a vasilha de alumínio não fique escura. Como aprenderam estas informações? Elas foram sendo passadas de geração a geração. Reconhecemos no texto:
		
	
	conhecimento religioso
	
	conhecimento filosófico
	 
	senso comum
	
	conhecimento científico
	
	conhecimento místico
	
	
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Se voltarmos o nosso olhar para a História da humanidade veremos que a preocupação com o conhecimento não é nova e que decorre do conflito entre o homem e a natureza e do homem com os demais seres humanos. Segundo Marx o homem é um produto tardio da natureza e esta, por sua vez, não oferece condições materiais que garantam a sobrevivência de nossa espécie. Assinale a alternativa que não corresponde ao pensamento deste autor sobre a questão do homem e da natureza.
		
	
	O trabalho é um ato intencional e se constitui como um fenômeno humano.
	 
	A natureza humana é algo pronto e acabado.
	
	O ser humano produz significados para o mundo e para si.
	
	O ser humano necessita produzir as condições materiais de sobrevivência.
	
	O homem é um ser natural. Portanto não se poderia conhecer o conjunto da natureza sem nela inserir a espécie humana.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Todas as afirmativas abaixo dizem respeito a formação do pedagogo, EXCETO:
		
	
	O pedagogo é o responsável pela melhoria do ensino em ambientes escolares e não-escolares (como empresas, hospitais etc).
	
	A caracterização do pedagogo stricto sensu é necessária para distingui-lo do profissional docente.
	
	O curso de Pedagogia deve formar um profissional qualificado para atuar em vários campos educativos.
	 
	As ações do pedagogo devem se restringir a educação intencional dentro das escolas.
	
	O pedagogo atua na promoção da aprendizagem das pessoas nas diferentes fases do desenvolvimento humano.
	
	 
	
	
	
	
	
	
	"É possível dizer que cada um transforma a si mesmo, se modifica, na medida em que transforma e modifica todo o conjunto de relações do qual ele é o ponto central. Neste sentido o verdadeiro filósofo é " e não pode deixar de ser " nada mais do que o político, isto é, o homem ativo que modifica o ambiente, entendido por ambiente o conjunto das relações de que o indivíduo faz parte. Se a própria individualidade é o conjunto destas relações, conquistar uma personalidade significa adquirir consciência destas relações, modificar a própria personalidade significa modificar o conjunto destas relações" (GRAMSCI, 1978, p.40). Neste trecho é possível afirmar que Gramsci destaca a natureza histórica e política dos homens e sua capacidade de superar os determinismos e condicionamentos da sociedade a que pertencem, isto é, a sua capacidade de:
		
	 
	luta para a transformação social
	
	organização da atividade produtiva
	
	manutenção da hierarquia social
	
	educação das novas gerações
	
	conservação do meio ambiente
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A cultura urbano-industrial, trouxe um novo elemento nas relações do sistema produtivo e nas relações sociais decorrentes deste modelo. Ela surgiu a partir do:
		
	
	modelo grego
	
	modelo inglês
	 
	modelo americano e fordista
	
	modelo francês
	
	modelo brasileiro
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A escola é o instrumento para elaborar os intelectuais dos diversos níveis (...) quanto mais extensa for a área escolar e quanto mais numerosos forem os graus verticais da escola, tão mais complexo será o mundo da cultura, a civilização de um determinado Estado. (1978: 9). O filósofo que ressalta a importância da escola como instrumento de transformação é:
		
	 
	Gramsci
	
	Sócrates
	
	Karl Marx
	
	Aristóteles
	
	Augusto Comte
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Se não podemos conceber o homem separado da natureza e vice-versa, podemos também afirmar que o conhecimento, por ser produto humano decorrente do conflito homem-natureza-homem, não pode ser pensado, investigado e problematizado se não considerarmos as relações sociais concretas de uma determinada época. O conhecimento traz em si uma positividade, ou seja, ele é a configuração de uma verdade acerca de algo ou alguma coisa para os membros de um grupo em um momento específico. Isso significa que o conhecimento se caracteriza por:
		
	
	sua unidade cultural
	
	seu compromisso com a ciência
	
	seu conteúdo teológico
	 
	sua temporalidade histórica
	 
	sua relatividade psicológica

Continue navegando