Buscar

ad1 de libras 2015.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TIVIDADE:
Assista ao filme: "Mr. Holland - Adorável Professor”.
A ausência de aquisição de uma língua interfere de modo significativo no desenvolvimento do indivíduo na medida em que a língua é a basede todos os processos de interação. Sendo assim, propomos uma reflexão acerca das possíveis consequências da surdez para o desenvolvimento global do ser humano a partir do filme e do texto “Novas correntes na educação do surdo: dos enfoques clínicos aos culturais” de Luis Ernesto Behares.
RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO, EXEMPLIFICANDO COM SITUAÇÕES DO FILME QUANDO POSSÍVEL.
1- Qual a diferença entrea surdez pré-lingual e a pós-lingual? (exemplifique com a criança do filme e o compositor Bethoven)
R: A diferença esta no fato de que a criança com surdes pré – lingual já nasceram surdos ou perderam a audição antes de terem desenvolvido a fala e a linguagem e surdes pós- lingual são aqueles que perderam a audição após o desenvolvimento da fala e da linguagem. No caso do filme a criança nasceusurda, ou seja, com surdes pré – lingual ainda não tinha desenvolvido a fala, já o compositor Benthovem perdera a audição posteriormente a aquisição da fala, ou seja, fora acometido da surdes pós-lingual.
Dentro do contexto estudo até o presente momento podemos dizer que para o menino o seu mundo ainda não estava formado, pois a não tinha consciência da sua diferença perante aos outros o seu mundose resumia a si próprio a sua vivencia familiar até o momento em que sua mãe percebe sua deficiência auditiva e vai buscar ajuda de um especialista que “erroneamente lhes aconselha a não se comunicarem com o mesmo através do uso de sinais mais sim estimularem sua fala” como? Ignorando os sinais que este usava para se comunicar. Fato que dentro do novo contexto contemporâneo de práxis dedesenvolvimento e integração do surdo no mundo real dos ouvintes se torna uma aberração.
Bethoven no auge dos seus 21 anos percebe que algo esta errado com sua audição que até então era tão apurada e neste fato vemos mais uma vez a atuação dos especialistas usando as formas mais bisaras para tentarem recuperar a capacidade de audição de Bethoven atos estes que o levaram a depressão e confrontação com omundo que o cercava, pois ao contrario do menino do filme ele havia vivido o outro lado, ouvido o canto dos pássaros as melodias, risos e gargalhadas neste momento seu mundo perde o sentindo, pois o que é para ele viver em mundo em que o som já não mais lhe alcança depressão, angustia e frustação:
“Devo viver como um exilado. Se me acerco de um grupo, sinto-me preso de uma pungente angústia, peloreceio que descubram meu triste estado. E assim vivi este meio ano em que passei no campo. Mas que humilhação quando ao meu lado alguém percebia o som longínquo de uma flauta e eu nada ouvia! Ou escutava o canto de um pastor e eu nada escutava! Esses incidentes levaram-me quase ao desespero e pouco faltou para que, por minhas próprias mãos, eu pusesse fim à minha existência. Só a arte me amparou!”(Ludwig van Beethoven, in Testamento de Heilingenstadt, a 6 de Outubro de 1802).
Ora após se esvarri em rio de frustação e dor Bethoven encontra na arte um novo motivo para viver superou sua dor e usou aquilo que a surdes lhe trouxe como algo a seu favor e se tornou um dos mais compositores líricos de sua época vemos a superação pela aceitação daquilo que somos na história de Bethoven ou...
LER DOCUMENTO COMPLETO

Outros materiais