Buscar

PREPARO DE SOLUÇÃO

Prévia do material em texto

++
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE
CAMPUS NOVA CRUZ
IGOR ALVES DE LIMA SILVA
JOSÉ ANDERSON SILVA DOS SANTOS 
KARINE MARCELINO RODRIGUES
MARIA DA CONCEIÇÃO DA SILVA ALVES 
PREPARO DE SOLUÇÃO – PRÁTICA 02
NOVA CRUZ – RN
2017
IGOR ALVES DE LIMA SILVA
JOSÉ ANDERSON SILVA DOS SANTOS
KARINE MARCELINO RODRIGUES
MARIA DA CONCEIÇÃO DA SILVA ALVES
PREPARO DE SOLUÇÃO – PRÁTICA 02
Relatório técnico científico apresentado ao Curso Técnico em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, em cumprimento às exigências legais como requisito parcial à obtenção da nota referente ao 1° bimestre disciplina de Técnicas Básicas de Laboratório.
Professor (a): Andrea Claudia 
Nova Cruz – RN
2017
INTRODUÇÃO 
Soluções são sistemas homogêneos formados por uma ou mais substâncias dissolvidas, que denominamos soluto, em outra substância presente em maior quantidade na mistura, que denominamos solvente. As soluções mais comuns em nosso dia-a-dia são as soluções de sólidos em líquidos. A água é o solvente mais utilizado e por isso é conhecida como solvente universal.
Uma solução é basicamente formada de soluto e solvente, em uma solução diluída, a quantidade de solvente é maior que a de soluto. Na solução concentrada acontece o inverso. A água é o solvente mais utilizado na preparação de soluções. Para realizar análises químicas, titulações entre outros procedimentos, é preciso estar a par dos diversos modos de expressar a concentração das soluções, saber trabalhar corretamente com a balança analítica e com as vidrarias utilizadas no preparo de uma solução e fazer os cálculos necessários para sua composição. Muitas propriedades de uma solução dependem da sua concentração, como o cheiro ou a coloração. 
Nos laboratórios, nas indústrias e no nosso dia-a-dia, as soluções de sólidos em líquidos são as mais comuns. Um exemplo muito conhecido é o soro fisiológico (água + NaCl). Nesses tipos de soluções, a água é o solvente mais utilizado (Não importa se na solução existir mais de um solvente. Se a água estiver presente, ela será o solvente da solução, independente de sua quantidade), essas soluções são chamadas soluções aquosas.
Uma solução pode ser preparada pelo processo de diluição, onde um solvente é adicionado a uma solução inicialmente concentrada. Quando se adiciona mais solvente a esta solução faz com que seu volume aumente, mas a quantidade do soluto permanece a mesma. Ocorre concentração quando a quantidade de soluto dissolvida na solução está próximo a solubilidade deste soluto. A concentração pode ser medida destas formas:
Concentração comum (C): razão entre a massa do soluto e o volume da solução (g/L ou g/mL);
Densidade (d): razão entre a massa da solução e o volume da solução (g/L ou g/mL);
Titulo (T): razão entre a massa do soluto e a massa da solução (sem unidade de medida);
Molaridade (M): razão entre o número de mols e o volume da solução (mol/L);
A concentração também pode ser expressa em porcentagem, onde multiplica-se o resultado do título por cem. 
OBJETIVOS
O objetivo desse experimento é preparar uma solução do Sulfato de Cobre (CuSO4.5H2O), do Cloreto de Sódio (NaCl), e outra de Hidróxido de Sódio (NaOH). Praticar as técnicas de manuseio de vidrarias de um laboratório.
METODOLOGIA
MATERIAIS E REAGENTES
	
	MATERIAIS
	REAGENTES
	Balança Analítica
	Água Destilada
	Balão volumétrico de 100mL
	NaCl
	Bastão de Vidro
	CuSO4.5H2O
	Béquer de Vidro
	NaOH
	Pisseta
	
Procedimento Experimental
 Solução 1
 Após ter sido calculado a massa necessária de CuSO4.5H20 (Sulfato de Cobre), foram pesados 2,4903g de CuSO4.5H2O na balança analítica, passou uma pequena quantidade do valor pretendido, mas não teve a necessidade de ser retirada. Logo após foi transferido para o béquer e adicionado por volta de 40mL de água para a diluição do soluto, então foram colocados a pré solução de 40mL no balão volumétrico de 100mL e acrescentado água para completar a solução e então a mesma foi homogeneizada. A solução obtida apresentava coloração azulada.
 Solução 2
 Após ter sido calculado a massa necessária de NaCl (Cloreto de Sódio), com a ajuda de uma espátula e colocou-se gradualmente, e foram pesados 2,0044g de NaCl na balança analítica, não se retirou o excesso do sólido pois o valor estava próximo do pretendido. Logo após foi transferido para o béquer e com uma pisseta, foram adicionado por volta de valor 40mL de água para a diluição do soluto, então foram colocados a pré solução no balão volumétrico de 100mL e acrescentado água para completar a solução, e então a mesma foi fechada e agitada para ser homogeneizada. A solução obtida apresentava coloração transparente.
Solução 3
Após ter sido calculado a massa necessária de NaOH (Hidróxido de Sódio), foram pesados 2,0191g de NaOH na balança analítica, chegando próximo ao valor pretendido. O soluto foi transferida para um béquer de plástico e adicionado por volta de 40mL de solvente (água) sendo misturado continuamente com o bastão de vidro, após isto a solução foi transferida para um balão volumétrico de plástico e foi adicionado o restante de água até completar valor 100 mL de solução. Obs: Todo processo foi feito em recipiente de plástico e em banho de gelo, devido ao seu aquecimento durante a realização do experimento. A solução obtida apresentava coloração transparente que quando agitada não deixava uma boa passagem para luz.
RESULTADOS E DISCUSSÕES 
Cálculos Para Saber a Massa das Substâncias
Solução 1 : CuSO4
	 Cu = 63 . 1 = 63
	
 155
	
 
 155 + 85 = 240
 
	 S = 32 . 1 = 32
	
	
	 O = 15 . 4 = 60
	
	
	 H = 1 . 2 = 2
	 
 75 . 5 = 85
	
	 O = 15 . 1 = 15
	
	
 M = m 0,1 mol/l = m
 MM.v 240 g/mol . O,1l
 m = 2,49
Solução 2 : NaCl
	 Na
	 23 . 1 = 23
	 
 58 g/mol
	 Cl
	 35 . 1 = 35
	
 0,1 = m 
 20 m = 2g
Solução 3 : NaOH
 2% = m 100 m = 2g
 100
Obs: Corta os dois cem, ficando 2g;
	Substâncias
	Concentrações
	CuSO4 (Sulfato de Cobre)
	2,49 g
	NaCl (Cloreto de Sódio)
	2,0 g
	NaOH (Hidróxido de Sódio)
	2,0 g
Com isso foi observado que:
No experimento 1, o CuSO4 ao entrar em contato com a água e ser completamente dissolvido com o auxílio do bastão de vidro, teve como resultado uma solução de cor azul.
No experimento 2, o NaCl ao reagir com a água, teve como resultado uma solução não muito distinta do que era esperado, uma solução transparente que depois de uns minutos, o NaCl que estava totalmente dissolvido, e passou a se concentrar na parte inferior do béquer.
No experimento 3, o NaOH entrando em contato com a água, teve uma reação impressionante que foi o aquecimento imediato da solução, com isso foi necessário o uso de um recipiente com gelo, para colocar o béquer dentro e não haver um aquecimento maior. 
CONCLUSÃO RESULTADOS E DISCUSSÕES 
Concluímos que depois de fazer todos os cálculos, produzir todas as soluções, o objetivo da prática foi alcançado. As soluções foram feitas conforme os cálculos e as técnicas ensinadas teoricamente. Os materiais estavam em boas condições e havia tudo que era necessário para a prática. A prática foi totalmente produtiva.
REFERÊNCIAS 
01- <https://www.infoescola.com/quimica/solucoes/> Acesso em 08 de dezembro de 2017.
02- <http://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/quimica/o-que-e-uma-solucao-quimica.htm > Acesso em 07 de dezembro de 2017.

Continue navegando