Buscar

Resumo: introdução a Animais bilaterais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ANIMAIS BILATERAIS (resumo/estudo em casa Niliene Souza – UFES)
Simetrial radial -> Simetria bilateral 
Bilatéria é um nome informal mas equivale a um grupo monofilético
Bilateral: lados direito e esquerdo são imagem especular um do outro 
Bilateral: metade dorsal diferente da ventral 
Bilateral: metade anterior diferente da posterior
Este enorme táxon é conhecido como Bilateria, são encontrados vermes chatos, moluscos, crustáceos, insetos, equinodermos e cordados, para mencionar apenas alguns. Os animais que possuem simetria bilateral apresentam região anterior e posterior, lado esquerdo e lado direito, região ventral e região dorsal. É característica de animais que nadam, cavam, rastejam, voam ou andam ativamente, estando associada à movimentação ativa e direcionada. (produz uma imagem especular)
O Corpo do sistema bilateral é polarizado ao longo de dois eixos perpendiculares, o eixo antero-posterior (cabeça-cauda) e o eixo dorsoventral (costas-barriga). Um terceiro eixo de polaridade, o eixo proximal distal, se estende a distância do eixo meso-sagital.
SIMETRIA BILATERAL O QUE MUDA?
MUSCULATURA CIRCULAR E LONGITUDINAL
Locomoção e caça -> A Partir daqui animais bilatérios detectam e buscam ativamente seu alimento. Os músculos longitudinais permitem que o animal se dobre e se curve a favor ou contra o sentido de seus alvos. A Longitudinal auxilia na retração e alternando com o circular produz a locomoção (o circular alonga o longitudinal encurta).
SISTEMA NERVOSO DIFUSO -> ALTAM. ORGANIZADO 
ESTRUTURAS DISPERSAS -> CEFALIZAÇÃO
Cefalização -> Desenvolvimento da cabeça, há uma concentração de tecido nervoso e órgãos sensórias -> Associada ao sistema nervoso central (SNC) -> Com a Boca na frente e os neurônios organizados em cordões longitudinais temos o SNC com uma concentração na parte anterior o Cérebro ->Unidade de processamento central, é uma concentração de neurônios bilateral para integrar os sinais sensórias e traduzir em comandos motores. 
DIPLOBLÁSTICOS -> TRIPLOBLÁSTICOS (MESODERME)
Celoma -> Cavidade embrionária encontrada nos bilatérios de grande porte, preenchida por fluido e revestido por um epitélio derivado da mesoderme (mesotélio). Funciona com um esqueleto hidrostático e desempenha papéis na circulação, reprodução e excreção. Ele também fornece um terceiro compartimento interno para regulação fisiológica e epscialização. No adulto, o celoma formará a cavidade abdominal e torácica recoberta por tecido seroso .
SIST. DIGESTIVO FECHADO -> SISTEMA DIGESTIVO COMPLETO
Trato digestivo -> Quase sempre um tubo completo que se abre para o exterior em ambas as extremidades (Boca, estomodeu, intestino médio/mesêntero, proctodeu e ânus). Cada região com sua especialidade/função.
A Passagem unidirecional do alimento que permite a especialização, ou seja, a digestão começa a ocorrer em etapas. Exemplo de caminho: Boca -> faringe (intestino anterior) -> estômago (intestino médio) -> intestino (intestino posterior) -> ânus.
Sistema hemal -> Compartimento do tecido conjuntivo que consiste de vasos e cavidades interconectadas através do qual um fluido o sangue, circula.
Homeostase -> Manter constante o interior do corpo pela eliminação de substâncias em excesso -> Nefrídios (pequenos rins) que bombeiam a água -> Produz a urina. 
Reprodução -> Células germinativas e gônadas dos bilatérios originam-se da mesoderme. A Fertilização interna foi um grande passo evolutivo neste grupo que resulta da deposição do esperma no trato reprodutivo da fêmea, aumentando a proximidade de ovos e espermatozoides e aumentando o grau de sucesso da reprodução e proteção do embrião. Inclusive, gerou consequências até no padrão de clivagem mais especializado.
Os Bilatérios pequenos -> em geral não possuem celoma ou está reduzido. São bem compactos (acelomados). Não possuem um sistema hemal no máximo uma cavidade a hemocele. Utilizam a superfície do próprio corpo para trocas gasoas.
Os bilatérios sésseis -> Não são cefalizados, mas capazes de criar fluxos de água ativamente, com cílios especializados.
IMPORTÂNCIA DA COMPARTIMENTALIZAÇÃO
A compartimentalização aumenta a precisão dos movimentos pois pode-se aplicar pressão sobre diferentes zonas do líquido e também afeta a especialização dos sistemas tornando-os mais eficientes.
Cavidades permitem especializações, pois consistem em espaço exclusivo para novos órgãos, musculatura, sistema nervoso, etc... Criam um novo meio extracelular, mais simples, mais fácil controlar. 
Exemplo: Celêntero -> digestão, absorção, circulação, esqueleto hidrostático, excreção, reprodução. 
VASOS SANGUINEOS EM INVERTEBRADOS 
Não possuem epitélio próprio
São delimitados pela membrana basal de células de tecidos adjacentes 
Existem entre epitélios
O sangue da maioria dos invertebrados tem um número reduzido de células no plasma
O coração dos invertebrados é sempre dorsal em relação à posição do tubo digestivo
PSEUDOCELOMA
Pseudocelomados – São os seres que tem o falso celoma (sem epitélio) -> Uma cavidade apenas parcialmente revestida pela mesoderme.  Função: Atua transportando substâncias pelo corpo, nos animais adultos, além de auxiliar na sua sustentação como esqueleto hidrostático. Encontrado nos Asquelmintos/ Nematelmintos  
DESTINO DO BLASTÓPORO
Blastóporo é a abertura do arquêntero (intestino primitivo) para o meio externo. Quando ele da origem a boca os animais são chamados de protostômios , quando da origem ao ânus são deuterostômios.

Outros materiais