Buscar

Prova RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL

Prévia do material em texto

RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL_EAD332_22018
Questão 1
A questão ambiental deve ser compreendida como um produto da intervenção da sociedade sobre a natureza. Diz respeito não apenas a problemas relacionados à natureza, mas às problemáticas decorrentes da ação social. Falso ou verdadeiro?
Verdadeiro 
Falso
Questão 2
 “Tragédia de Mariana” – Ouvimos muito essa frase neste período de mais de um ano, onde a lama de rejeito de uma mineradora destruiu a vila de Bento Rodrigues, pertencente ao município de Mariana, em Minas Gerais. Essa destruição afetou muito a economia local e também de todos os outros municípios que o Rio Doce percorre até desaguar no mar, na costa do Espirito Santo. Esse acidente é um exemplo puro da falta de zelo e de responsabilidade com os processos e com a natureza. Vidas foram ceifadas, famílias desamparadas, descaso com a natureza. Toda essa tragédia foi causada pelo rompimento de uma barragem de rejeitos, a que empresa pertencia essa barragem? 
Marque a opção correta.
a. Salto Helena
b. Salto Riacho
c. Salamantra
d. Santa Rosa
e. Samarco 
Questão 3
A partir da Revolução Industrial o crescimento econômico evoluiu em grande proporção, desencadeando a demanda por grandes quantidades de energia e recursos naturais. Desta forma, o desenvolvimento industrial passou a explorar exponencialmente o meio ambiente. Este processo foi conduzido durante longo tempo sem a preocupação com as consequências para o meio ambiente. Este cenário evidencia: Assinale a única alternativa correta.
a. Não se relacionam entre si, são distintos e desnecessária este tipo de discussão no mundo atual
b. Têm provocado em todo o mundo uma crescente emissão de poluentes atmosféricos, a contaminação dos recursos hídricos por meio do esgoto e a geração de resíduos sólidos 
c. Desencadearam, exclusivamente, avanços positivos do ponto de vista econômico, sustentável e social
d. Não influenciaram diretamente a sociedade, tampouco, a sustentabilidade da mesma
e. Diminuiu a concentração atmosférica, proporcionando melhor qualidade de vida
Questão 4
A Constituição Federal de 1988 diz em seu art. 225, caput, que: Marque a opção abaixo.
a. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações.
b. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso especial do povo e essencial à sadia qualidade de vida, sugerindo ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as futuras gerações.
c. Todas as respostas estão corretas.
d. Os brasileiros têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo- se ao Poder Público o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações indígenas.
e. Os brasileiros têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso especial do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo- se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações.
Questão 5
Uma sociedade sustentável  é  aquela  em  que  o desenvolvimento  está  integrado  à  natureza,  com respeito  à  diversidade  biológica  e  sociocultural, exercício  responsável  e  consequente  da  cidadania, com  a  distribuição  equitativa  das  riquezas  e  em condições dignas de desenvolvimento. Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Os princípios que fundamentam uma sociedade sustentável  exigem  a  adoção  de  políticas  públicas que  entram  em  choque  com  velhos  pressupostos capitalistas.
PORQUE
II. O crescimento econômico e a industrialização, na visão tradicional, são entendidos como sinônimos de desenvolvimento, desconsiderando-se o caráter finito dos  recursos  naturais  e  privilegiando-se  a  exploração da força de trabalho na acumulação de capital.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. 
b. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa
c. As  asserções  I  e  II  são  proposições  verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
d. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira
e. As asserções I e II são proposições falsas
Questão 6
Um mercado mais competitivo, clientes e comunidades que passam a valorizar cada vez mais a proteção ambiental e respeito aos direitos humanos são alguns fatores que incitaram as organizações a realizar investimentos em ações de responsabilidade social. Considerando o contexto acima, afirma-se que as empresas adotam ações de responsabilidade social com vistas a: 
a. implementar ações sociais e ambientais que as diferenciem dos concorrentes. 
b. divulgar suas ações ambientais e comunitárias em cumprimento à legislação.
c. gerar riqueza, emprego e renda, mantendo-se dentro da lei.
d. praticar ações altruístas como forma de internalizar custos ambientais.
e. priorizar ações que atendam aos anseios de seus empregados.
Questão 7
A educação ambiental não é uma disciplina, mas um processo permanente que combina conhecimentos, atitudes e valores. Marque verdadeiro ou falso.
Verdadeiro 
Falso
Questão 8
Um dos grandes benefícios da ética empresarial é que ela é reconhecida e valorizada pelo cliente, sendo estabelecida uma relação de confiança. Falso ou verdadeiro?
Verdadeiro 
Falso
Questão 9
O desenvolvimento industrial e o crescimento urbano têm provocado uma crescente emissão de poluentes atmosféricos em todo o mundo, com a contaminação dos recursos hídricos por meio do esgoto e a geração de resíduos sólidos. O aumento das concentrações atmosféricas destas substâncias industriais, a sua deposição no solo e nos vegetais é responsável por danos à saúde da população, redução da produção agrícola, danos nas florestas, degradação de construções, obras de arte e, de uma forma geral, o desequilíbrio nos ecossistemas.
Sobre o desenvolvimento industrial e crescimento urbano, podemos afirmar que: Assinale a única alternativa correta.
a. Desencadearam, exclusivamente, avanços positivos do ponto de vista econômico, sustentável e social.
b. Diminuiu a concentração atmosférica, proporcionando melhor qualidade de vida.
c. Não se relacionam entre si, são distintos e desnecessária este tipo de discussão no mundo atual.
d. Têm provocado em todo o mundo uma crescente emissão de poluentes atmosféricos, a contaminação dos recursos hídricos por meio do esgoto e a geração de resíduos sólidos. 
e. Não influenciaram diretamente a sociedade, tampouco, a sustentabilidade da mesma.
Questão 10
O Programa Nacional de Educação Ambiental, publicado em 2005 pelo Ministério do Meio Ambiente, propõe que a prática de Educação Ambiental deve ir além da disponibilização de informações: A  participação  e  o  controle  social  destinam-se  ao  empoderamento dos  grupos  sociais  para  intervirem,  de  modo  qualificado,  nos  processos decisórios sobre o acesso aos recursos ambientais e seu uso. Neste sentido, é necessário que a educação ambiental busque superar assimetrias nos planos cognitivos e organizativos, já que a desigualdade e a injustiça social ainda são características da sociedade. Assim, a prática da educação ambiental deve ir além da disponibilização de informações.  
Assinale a alternativa que apresenta propostas de Educação Ambiental alinhadas a esses princípios.
a. O foco das propostas de Educação Ambiental para os grupos indígenas estará no incentivo à continuidade da  exploração  de  recursos  naturais  e  do  extrativismo  vegetal,  meios  de  subsistência  dessas  culturas, estratégia que deve se estender à população da área de influência indireta.
b. O foco das propostas de Educação Ambiental para a população urbana será estruturadona busca por maior justiça social a partir da produção de energia elétrica, por meio da escolha de uma nova matriz de desenvolvimento local que gere empregos e dissemine esta proposta.
c. O foco das propostas de Educação Ambiental para os quilombolas preverá a conservação da cultura local, bem como sua disseminação como prática norteadora do desenvolvimento local e do empoderamento dos demais grupos sociais.
d. O  foco  das  propostas  de  Educação  Ambiental  para  a  população  da  área  de  influência  direta  será  a disseminação de conhecimentos, incentivando ações conservacionistas para as áreas naturais, que podem contribuir para a prevenção de doenças como malária, leishmaniose tegumentar e dengue. 
e. O foco das propostas de Educação Ambiental para os pescadores enfatizará os estudos da ictiofauna local, tais como dourada, pirarucu e piramutaba, com vistas a garantir seu estoque futuro. Este estudo será realizado por equipes formadas por pesquisadores de universidades consorciadas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando