Buscar

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA 5

Prévia do material em texto

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
5a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	 
	Exercício: GST1665_EX_A5__V1 
	16/09/2018 21:57:25 (Finalizada)
	Aluno(a):
	2018.3 EAD
	Disciplina: GST1665 - ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA 
	201708075411
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	A Camurati S.A. é uma empresa de médio porte que produz rolos de filmes plásticos que serão utilizados como embalagens. Seus clientes são grandes empresas alimentícias, e seus fornecedores são grandes empresas petroquímicas. O produto da Camurati S.A. é altamente padronizado, a concorrência é intensa e a competição se dá unicamente por preço. Qual das seguintes alternativas descreve a situação competitiva para a Camurati S.A.?
		
	
	A rivalidade entre as empresas do setor é baixa, e, por isso, a situação da empresa no longo prazo é estável
	
	Possui um grande poder de barganha perante seus fornecedores, e, em consequência, consegue comprar a mercadoria a custos inferiores aos dos seus concorrentes.
	
	Tem grande poder de barganha com seus clientes, e, por isso, consegue vender a mercadoria a preços superiores aos de seus concorrentes
	 
	Existe uma elevada homogeneidade entre as empresas do setor, e, por isso, necessita ser operacionalmente eficiente ou ter economias de escala.
	
	Existe uma elevada diferenciação dos produtos da empresa, e, devido a isso, apresenta uma vantagem competitiva perante os concorrentes.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Segundo Michael Porter, a gestão estratégica de custos surgiu da combinação de três variáveis, com informações tradicionais do sistema de custos. Quais são estas três variáveis?
		
	
	Fontes de matérias-primas; Cadeia de valor; Inovação.
	
	Inovação; Custos; Foco.
	
	Fontes de matérias-primas; Fornecedores; Entrega do produto ao consumidores.
	
	Estratégia; Missão; Visão
	 
	Cadeia de valor; Posicionamento estratégico; Direcionadores de custo.
	
Explicação:
A gestão estratégica de custos busca conhecer toda a cadeia de valor, desde a aquisição da matéria prima até o consumidor final, seu posicionamento estratégico e os direcionadores de custo.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Segundo Michael Porter, a estratégia genérica em que se busca ter algum diferencial no produto ou serviço, cobrando mais por isso, é denominada:
		
	
	Crescimento.
	 
	Diferenciação.
	
	Enfoque.
	
	Liderança no custo.
	
	Desenvolvimento.
	
Explicação:
A estratégia genérica é denominada diferenciação. A estratégia de diferenciação possui como foco o investimento na imagem, nos canais de distribuição, em pesquisa, na capacitação técnica dos funcionários, na pesquisa de mercado e na assistência técnica. Esse tipo de estratégia possui como principal destaque a diferenciação dos serviços e produtos para oferecer as melhores opções do mercado ao público consumidor.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A empresa XPTO, que trabalha com produção de calçcados, contratou uma consultoria para realizar seu planejamento estratégico. Durante a análise ambiental, duas das ameaças encontradas foram as seguintes: Ameaça I - Aumento dos preços do couro no mercado; Ameaça II - Chegada de uma nova empresa chinesa no mercado brasileiro de calçados. Considerando o Modelo das 5 Forças de Porter, a quais forças são relacionadas Ameaça I e à Ameaça II, respectivamente?
		
	
	A Ameaça I está relacionada à força "Poder de Barganha dos Clientes" e a Ameaça II está relacionada à força "Ameaça de Produtos Substitutos".
	
	A Ameaça I está relacionada à força "Poder de Barganha dos Clientes" e a Ameaça II está relacionada à força "Rivalidade entre os Concorrentes".
	 
	A Ameaça I está relacionada à força "Poder de Barganha dos Fornecedores" e a Ameaça II está relacionada à força "Ameaça de novos Entrantes".
	 
	A Ameaça I está relacionada à força "Ameaça de Produtos Substitutos" e a Ameaça II está relacionada à força "Poder de barganha dos Clientes".
	
	A Ameaça I está relacionada à força "Poder de Barganha dos Clientes" e a Ameaça II está relacionada à força "Ameaça de produtos Substitutos".
	
Explicação:
A Ameaça I está relacionada à força "Poder de Barganha dos Fornecedores" (número de concorrentes) e a Ameaça II está relacionada à força "Ameaça de novos Entrantes" (depende da existência de barreias à entrada de novas empresas).
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Quando uma empresa lança um produto novo no mercado em que atua, é esperado que suas concorrentes tentem copiá-lo. Os novos entrantes em um segmento trazem nova capacidade, desejo de ganhar participação de mercado, e em geral, recursos substanciais. As ameaças de novos entrantes são mais intensas quando há:
		
	
	Economia de escala em produção, pesquisa, marketing ou serviços, na empresa pioneira
	
	Política governamental que regulamenta o setor
	 
	Necessidade de investir grandes recursos financeiros para concorrer no segmento
	 
	Acesso fácil aos canais de distribuição utilizados pela empresa pioneira
	
	Presença da empresa pioneira junto ao mercado consumidor
	
Explicação:
O dificuldade de acesso aos canais de distribuição é uma das barreiras à entrada de novos concorrente, porém, se os mesmos forem de fácil acesso, vai estimular à entrada de novas empresas no negócio.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Um aspecto importante a considerar no planejamento da estratégia é a forma de lidar com a concorrência. Um dos mais conhecidos autores que trataram desse assunto, Michael Porter, propõe três estratégias competitivas:
		
	
	Diferenciação, Objetivo e Promoção.
	 
	Foco, Diferenciação e Liderança do custo.
	
	Foco, Custo e Diferenciação.
	
	Produto, Preço e Praça.
	
	Oportunidades, Ameaças e Ambiente
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Em 1994, a Apple (empresa americana de setor de tecnologia) estava em declínio. Em 2014, a Apple tornou-se a empresa de maior valor no mundo. Seu desempenho, nos últimos 20 anos, é consequência da sua liderança no lançamento de novos produtos, derivados da incorporação de novas tecnologias. Assim, podemos deduzir que o sucesso da Apple deve-se a aplicação da estratégica genérica de:
		
	
	Tendência.
	
	Custo.
	 
	Inovação.
	
	Tecnologia.
	
	Foco.
	
Explicação:
A estratégia genérica de Inovação possui como foco o investimento em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e serviços, na capacitação técnica dos funcionários, na pesquisa de mercado e na assistência técnica. Esse tipo de estratégia possui como principal destaque a diferenciação dos serviços e produtos para oferecer as melhores opções do mercado ao público consumidor.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A empresa MotorÓleo Ltda. produz três tipos de óleos lubrificantes: minerais, semissintéticos e sintéticos, direcionando o seu negócio exclusivamente no atendimento de proprietários de motocicletas. Dessa forma, consolida suas operações ao se aproximar dos consumidores e oferecer o produto que atende mais adequadamente a suas necessidades. Neste caso, a empresa MotorÓleo Ltda. aplica a estratégia:
		
	
	Genérica de negócio.
	 
	Genérica de foco.
	
	Genérica de custo.
	
	Genérica competitiva.
	
	Genérica de inovação.
	
Explicação:
A estratégia genérica de Foco centraliza as ações em selecionar um alvo específico ¿ de acordo com a segmentação do mercado e demais características ¿ para oferecer um produto ou serviço exclusivo a determinado público consumidor, pois dessa maneira poderá alcançar o status de único por seu consumidor.

Continue navegando