Buscar

FISIOTERAPIA NEUROFUNCIONAL teste 4 2018.1

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201702292242)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Um jovem com 19 anos de idade, vítima de acidente automobilístico, apresenta fratura de C5 e C6 e lesão medular em segmento de C6 com classificação ASIA A. Durante assistência hospitalar, foi submetido a tratamento cirúrgico para fixação da coluna. após 25 dias, recebeu alta e iniciou reabilitação ambulatorial, devido à tetraplegia. Acerca do processo de reabilitação neurofuncional desse paciente, avalie as afirmações a seguir. I. Na reabilitação neurofuncional, o tratamento deve contemplar o ortostatismo, para estimular os diversos sistemas fisiológicos, readaptar o organismo às condições antigravitacionais e manter a homeostasia. II. A independência funcional é o objetivo do planejamento fisioterapêutico, sendo que a força muscular remanescente deve ser incentivada, observando-se os cuidados com a musculatura cervical, escapular e de ombro na fase inicial de tratamento. III. Durante a fase de choque medular, o planejamento fisioterapêutico deve prever o exercício resistido dos músculos grande dorsal, serrátil anterior, peitoral maior e peitoral menor, para estimular o ato de se alimentar assistido por órteses. É correto o que se afirma em:
		
	
	II, apenas.
	 
	I e II, apenas.
	
	I e III, apenas.
	
	III, apenas.
	
	I, II e III, apenas.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201701385986)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	 
Projeção de morte por AVC, por grupos de renda, 2002-2030, segundo o Banco Mundial (Strong, 2007)
 
Ao considerar as Lesões Cérebro Vasculares no em todo o mundo, os profissionais da saúde devem desenvolver estratégias de prevenção primária à este grupo de doenças neurológicas cuja incidência tem crescido de forma alarmante.  Hoje sabe-se que o envelhecimento também se tornou um fator de risco importante que tem contribuído para esse aumento do número de vítimas do Acidente Vascular Encefálico.Segundo o Ministério da Saúde, em 2004, a doença cerebrovascular foi a responsável por 8,9% de todos os óbitos no Brasil. (DataSUS, 2007).  Considere os dados estatísticos e marque a alternativa correta em relação as Doenças Cérebro Vasculares.
		
	 
	A ateroembolia é a obstrução de uma artéria cerebral devido ao deslocamento de placas de ateroma na circulação encefálica, sendo a principal causa das isquemias cerebrais.  Medidas higienodietéticas, atividade física regular e acompanhamento médico podem servir como orientações na atenção primária a saúde da população.
	
	As anormalidades cardíacas como prolápso de válvula mitral bem como a fibrilação atrial podem levar o paciente a desenvolver êmbolos cardiogênicos e processos hemorrágicos cerebrais. O uso prolongado de pílulas anticoncepcionais e o etilismo também são fatores de risco para as doenças Cérebro Vasculares.
	
	Os aneurismas cerebrais podem levar o paciente a uma isquemia cerebral, sendo uma das principais causas em pacientes adultos jovens. Apesar do imenso impacto socioeconômico nesses casos, é pequena a preocupação com o controle dos fatores de risco.
	
	A ruptura de uma parede vascular cerebral leva o paciente a um processo hemorrágico, podendo ser causada por uma hiperventilação arterial ou alterações hemodinâmicas.  Convulsões, afasia, confusão mental, diplopia e fraqueza muscular súbita são sinais e sintomas característicos destes pacientes.
	
	Os aneurismas saculares ao romperem, causam infarto cerebral pelo extravasamento de sangue secundário a fraqueza da túnica íntima do vaso.  Nestes casos os principais fatores de risco são a diabetes, hiperlipidemia e tabagismo.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201701941610)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Assinale a alternativa falsa.São Sinais clínicos da Paralisia facial Periférica:
		
	
	Assimetria facial e alteração na contração dos músculos faciais.
	
	Sinal de lagoftalmo, caracterizado pela depressão da pálpebra inferior e conseqüente lacrimejamento na epífora,
	
	Maior abertura ocular do lado afetado
	 
	Sinal de hiperacusia e perda da gustação de dois terços posteriores da língua.
	
	Ressecamento corneano e perda do reflexo de piscar.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201701973708)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Uma das complicações que podem ocorrer a pacientes vítimas de Acidente Vascular Encefálico (AVE) é a hemiplegia espástica. De acordo com os princípios fisioterápicos, deve-se inibir padrões patológicos e estimular padrões normais. São padrões patológicos do AVE:
		
	
	extensão de membro superior, flexão de membro inferior e dorsiflexão de tornozelo.
	 
	flexão de membro superior, extensão de membro inferior e flexão plantar de tornozelo.
	
	flexão de membro superior, extensão de membro inferior e dorsiflexão de tornozelo.
	
	extensão de membro superior e inferior e dorsiflexão de tornozelo.
	
	flexão de membro superior e inferior e flexão plantar de tornozelo.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201702413448)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Em neurologia, algumas técnicas de tratamento são especialmente utilizadas, em relação à essas, analise as afirmativas e coloque (V) para as que forem verdadeiras e (F) para as queforem falsas.
		
	 
	As técnicas de PNF têm o objetivo de aumentar a força, a flexibilidade, a sensibilidade e a coordenação, com ênfase na facilitação de estados neuromusculares e estruturais idéias, bem como na reeducação seletiva de elementos motores individuais.
	 
	As bolas suíças são eficazes no trabalho com músculos essenciais para a estabilidade e para a boa postura. São de fácil uso e baixo custo.
	 
	A técnica de Bobath promove a facilitação do movimento e a reorganização sensoriomotora. Enfatiza a inibição/integração de padrões posturais primitivos, promovendo o desenvolvimento de reações posturais normais.
	 
	A Terapia de Restrição e Indução ao Movimento Enfatiza o uso repetitivo dos dois membros durante as atividades de vida diária, visando maximizar ou restabelecer a função motora e sensitiva dos mesmos.
	 
	O Treino de marcha com suporte parcial de peso Esta técnica baseia-se na estimulação sensorial periférica como promotora de respostas neurológicas que propiciam o retorno da resposta motora;

Continue navegando