Buscar

Cianobactérias Análise

Prévia do material em texto

ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO DO MÓDULO DE CRIPTOGAMOS
CIANOBACTÉRIAS
Resumo: As cianobactérias são microorganismos procariotos, que tem suas energias providas do processo de fotossíntese, presentes nos mais variados ecossistemas do universo. Possuem forma de cocos, bastonetes, filamentos ou pseudofilamentos, apresentando coloração azul em condições ótimas, mas são frequentemente encontradas apresentando coloração de verde oliva a verde-azulado. Em decorrência do acelerado processo de eutrofização dos ambientes aquáticos, produzido principalmente pela atividade humana (esgoto doméstico e agroindustrial), caracterizado pelo intenso crescimento desses micro-organismos na água, as florações de cianobactérias têm sido cada vez mais frequentes, que apesar de apresentar positivas aplicações importantes no planeta, influencia também de forma negativa, visto as suas toxinas produzidas.
Cianobactérias – O que são?
 Cianobactérias ()filo Cyanobacteria, divisão Cyanophyta (cianófitas), podem ser definidas como um grupo de bactérias que provém suas energias em função do processo de fotossíntese são os organismos que incluem organismos aquáticos, unicelulares, coloniais ou filamentosos fotossintéticos. Possuem forma de cocos, bastonetes, filamentos ou pseudofilamentos, apresentando coloração azul em condições ótimas, mas são frequentemente encontradas apresentando coloração de verde oliva a verde-azulado. As cianobactérias são microorganismos procarióticos que possuem a propriedade de fixação de carbono pelo processo da fotossíntese, a qual se encaixa numa comunidade fitoplanctônica, a qual é fundamental na dinâmica e na estrutura biológica dos ecossistemas lacustres, contribuindo na produção de matéria orgânica e oxigenação do ambiente. 
 A presença de cianobactérias em rios, lagos e reservatórios destinados ao abastecimento, se devem a fatores como concentração de N e P, temperaturas elevadas e disponibilidade de luz, essa constante ocorrência de florações também pode ser atribuída ao acelerado processo de eutrofização dos ambientes aquáticos, produzido principalmente pela atividade humana (esgoto doméstico e agro-industrial), caracterizado pelo intenso crescimento desses microorganismos na água. 
Cianobactérias - Importância
 As cianobactérias tem grande importância econômica e científica onde, são utilizadas na produção de alimentos para o homem e animais, reciclagem de resíduos, tratamento de esgoto e suprimento de matéria-prima para alguns compostos naturais e agentes bioativos. 
 As cianobactérias tem um papel de extrema importância, a qual consiste numa fonte rica em proteínas, carboidratos, lipídeos, vitaminas, enzimas e outros compostos. Outros usos correntes e potenciais incluem inoculante para o solo, produção de energia pela produção do biogás metano e conversão da energia solar através da biofotólise, fornecimento de produtos especiais como, por exemplo: corantes para alimentos e indústrias de cosméticos, ácidos graxos essenciais e agentes marcadores fluorescentes, tratamento de águas residuárias, remoção de metais pesados, na piscicultura, como alimento para peixes, ostras e mariscos, dentre diversos outros.
Cianobactérias - Influência ambiental e populacional
 As florações de cianobactérias têm influencia diretas aos ambientes em que se encontram, podendo interferir na qualidade da água, produzindo efeitos nocivos tanto esteticamente como propriedades organolépticas ()cor, o brilho, a luz, o odor, a textura, o som e o sabor. Também afetam a saúde pública em decorrência da produção de compostos tóxicos e carcinogênicos (capacidade de provocar ou estimular carcinomas ou câncer em um organismo). Pode ser ressaltado um exemplo observado da ação dessas toxinas foi à morte de 60 pacientes de hemodiálise em na cidade de Caruaru, Pernambuco, devido à presença de 34 hepatotoxinas na água utilizada.
 Produtoras de toxinas capazes de causar a morte de animais domésticos e selvagens e problemas à saúde humana, os efeitos nocivos das cianobactérias incluem vários de tipos de patologias tais como distúrbios hepáticos, neurológicos, gastrointestinais e reações alérgicas. 
Cianobactérias - Toxinas
 Diversos gêneros e as mais variadas espécies de cianobactérias, responsáveis pela produção floração são também produtoras de toxinas (Cianotoxinas). Algumas dessas cianotoxinas são caracterizadas por obterem ação rápida, onde propicia a morte através de parada respiratória, dentre instantes após a exposição direta, são classificadas por muitos cientistas como alcalóides. Outras com uma ação mais lenta são classificadas como alcalóides hepatotóxicos. 
 As cianotoxinas são classificadas como hepatotoxinas (microcistina e nodularina), neurotoxinas(anatoxina-a, anatoxina-as, homoanatoxina-a e saxitoxina), citotoxinas (cilindrospermopsina) e dermatoxinas (lingbiatoxina). As hepatotoxinas produzidas agem de forma semelhante quando ingeridas, causando por mal estar, vômitos, cefaléia e gastrenterite, podendo em casos mais graves levar a hepato-enterite, gastrenterite e eventualmente câncer nos casos de intoxicação crônica. As neurotoxinas podem inibir a colinesterase, bloqueando os canais de sódio, todas afetando as neurotransmissões. As citotoxinas são inibidoras de síntese de proteínas, e em casos de intoxicação pode ocorrer necrose celular generalizada. E as dermatoxinas podem afetar a pele e causar irritações e erupções cutâneas.
Cianobactérias – Importância para graduação em Farmácia
 A importância de cianobactérias para classe de graduandos em farmácia pode ser estabelecida pelo seu alto valor nutritivo, possível potencial farmacológico e pela influência que exercem sobre a fertilidade de solos e águas e ainda na produção de biodisel. Entretanto, algumas espécies de cianobactérias têm a capacidade de produzir metabólitos secundários que dão gosto e odor desagradáveis à água, além de poderosas toxinas. Daí seu principal interesse e estudos sobre os impactos no meio ambiente e na saúde. 
 Outro ponto específico, mas não menos importante, que é valido ressaltar, é o processo pela qual as cianobactérias passam: o mecanismo da coloração de Gram, onde é possível detectar a composição da parede celular, e percebe-se o comportamento das Cianobactérias como bactérias Gram – Negativas. As Gram- negativas possuem as paredes celulares pouco permeáveis aos antibióticos, que significa a baixa eficiência do tratamento das doenças causadas por elas. Diante disso, destaca-se a importância do farmacêutico na elaboração de pesquisas relacionadas aos antibióticos que tenha ação sobre as bactérias Gram – Negativas.
Referências
- BRASIL. Ministério da Saúde. CIANOBACTÉRIAS/CIANOTOXINAS PROCEDIMENTOS DE COLETA, PRESERVAÇÃO E ANÁLISE. Disponível em: http://u.saude.gov.br/images/pdf/2015/janeiro/16/cianobacterias-cianotoxinas--1-.pdf
- UNESCO. 2009. Cianobactérias Planctónicas del Uruguay. Manual para la identificación y medidas de gestión. Bonilla S.
- MANUAL DE CIANOBACTÉRIAS PLANCTÔNICAS: LEGISLAÇÃO, ORIENTAÇÕES PARA O MONITORAMENTO E ASPECTOS AMBIENTAIS. 2013. Disponível em: http://laboratorios.cetesb.sp.gov.br/wp-content/uploads/sites/47/2015/01/manual-cianobacterias-2013.pdf.
- CEMIG Cartilha Cianobactérias 2011.

Continue navegando