Buscar

AVALIAÇÃO PARCIAL FILOSOFIA DA CIENCIA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1a Questão (Ref.:201803779533)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Nas aulas sobre Neotomismo aprendemos que a família é o espaço privilegiado da ação católica. Por ela pensamos a sociedade, a fábrica, o mundo do trabalho, daí podermos aferir que 
		
	
	o "mundo industrializado" se refere às relações sociais implicadas no uso generalizado da força material e do maquinário nos processos de produção. 
	
	as relações de trabalho e produção de que o homem participa alteram o mundo natural sem, contudo, interferir em suas relações sociais. 
	
	há momentos que julgamos com base em dados históricos e conceitos, tais como "indústria cultural" e "cultura de massa"para começara entender as relações sociais.
	
	o conceito de amor está ligado à Humanidade, exigência fundamental da moral positiva, progrediremos em direção à ordem. 
	
	necessitamos salvaguardá-la como núcleo necessário para que não haja situações que possam oferecer comportamentos desviantes, incidindo nas relações sociais.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201803810806)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Para tal autor atrelado à Igreja Católica e ao início do Serviço Social, ¿é evidente que a razão humana veio a tornar-se consciente, não apenas dos direitos do homem como pessoa e cidadão, mas ainda dos seus direitos como uma pessoa social, participante de seus direitos como trabalhador". Estamos falando de: 
		
	
	Husserl
	
	Maritain 
	
	Habermas
	
	Nietzsche 
	
	Marx 
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201803786260)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	São características do Positivismo, corrente filosófica elaborada por Augusto Comte, as ideiais contidas em qual afirmativa abaixo: 
		
	
	A sociedade é controlada por leis sociais da mesma forma que a natureza é controlada por leis naturais; As ciências sociais devem fazer uso dos mesmos métodos das ciências naturais.
	
	A sociedade humana se desenvolve em tres fases sucessivas de evolução, na segunite ordem: o metafísico, o empírico e por último, o teológico. 
	
	A sociologia como ciência social, ao contrário das ciências naturais, deve abdicar de ser neutra por conta da constituição de seu objeto de estudo.
	
	A evolução social ocorre por meio do conflito entre classes sociais, produzindo uma revolução social que necessariamente levará a uma sociedade comunista. 
	
	A sociedade humana se desenvolve em tres fases sucessivas de evolução, na segunite ordem: o teológico, o empírico e por último, o metafísico. 
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201803774327)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	No estudo da filosofia e das ciências, sobretudo a partir do século XIX, evidencia a existência de um ideal científico: embora continuidades e rupturas marquem os conhecimentos científicos, a ciência é a confiança que a cultura ocidental deposita na razão como capacidade para conhecer a realidade, mesmo que esta, afinal, tenha que ser inteiramente construída pela própria atividade racional. A lógica que rege o pensamento científico contemporâneo está centrada na ideia de demonstração e prova, a partir da definição ou construção do objeto do conhecimento por suas propriedades e funções e da posição do sujeito do conhecimento, através das operações de análise, síntese e interpretação. Nesse sentido, assinale a alternativa que corretamente se refere à escola que consagra a ciência como a era viril e adulta da humanidade. 
		
	
	Marxismo. 
	
	Aristotelismo. 
	
	Positivismo.
	
	Cientificismo. 
	
	Hegelianismo. 
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201803692780)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	A ideologia afirma que somos todos cidadãos e, portanto, temos todos os mesmos direitos sociais, econômicos, políticos e culturais. No entanto, sabemos que isso não acontece de fato: as crianças de rua não têm direitos; os idosos não têm direitos; os direitos culturais das crianças nas escolas públicas são inferiores aos das crianças que estão em escolas particulares, pois o ensino não é de mesma qualidade em ambas; os negros e índios são discriminados como inferiores; homossexuais são perseguidos como pervertidos, etc. (CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Editora Ática, 2011. p.218.). Sobre as formas da ideologia, assinale o que for correto. 
		
	
	Direitos das minorias, como movimento dos sem terra, associações de moradores etc., são direitos individuais e, por isso, não devem ser contemplados pelas políticas públicas. 
	
	A função principal da ideologia é ocultar e dissimular as divisões sociais e políticas, dando-lhes a aparência de diferenças naturais entre os seres humanos.
	
	Pelo seu estatuto de neutralidade e acuidade científica, a filosofia não é ideológica, apenas analítica, sem tomar partido de classes sociais e de classes políticas. 
	
	Podem-se associar religião, alienação e ideologia, já que são práticas que podem funcionar como modelos de ação acríticos.
	
	A diferença entre ideologia e senso comum é que a primeira representa uma prática das elites sociais, intelectuais e econômicas, e o segundo representa as classes mais pobres e desfavorecidas. 
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201803692789)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	As análises históricas de Marx (1818-1883), pensador alemão, exerceram e ainda exercem grande influência nas ciências humanas e sociais, entre elas, a História. Sobre a concepção marxista de História, assinale a alternativa verdadeira. 
		
	
	O marxismo defende, teoricamente, uma postura neutra do historiador diante da sociedade e do conhecimento produzido sobre a mesma e, assim, nega validade prática a sua própria concepção. 
	
	A História, para Marx, é feita por todos, principalmente os trabalhadores, e essa concepção rompia com a idéia, bastante comum no século XIX, de uma História feita apenas pelos ¿grandes homens¿. 
	
	Os marxistas são ardorosos defensores do fim da história, pois essa tese representa a culminância do desenvolvimento humano, com a glorificação da sociedade de mercado e da democracia liberal. 
	
	A concepção da luta de classes como motor da História foi atribuída indevidamente ao marxismo, para o qual as transformações históricas decorrem apenas das ações dos indivíduos. 
	
	As sociedades, para Marx, podem ser compreendidas sem um estudo pormenorizado de sua base econômica, e esse entendimento significa a análise da sua organização material para a produção da sobrevivência humana. 
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201804267932)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Compreender a profissão de Assistente Social passa necessariamente por questões de cunho teórico, metodológico, ideológico e político. Para tanto, devemos considerar significante o legado de Marx e os autores que influenciaram a trajetória teórica do Serviço Social. Quais destes autores propõe pensar a perspectiva do ser social atrelado à história como categoria fundamental do ser social? 
		
	
	Husserl 
	
	Lukács 
	
	Mounier
	
	Althusser 
	
	Gramsci 
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201804267530)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Sobre a teoria de Marx podemos dizer que 
		
	
	a soberania não reside no Estado, mas sim na população. 
	
	O povo, assim como os grandes de uma cidade ou de um reino, quer receber favores 
	
	A finalidade da política é a justiça e o bem comum,além da tomada e manutenção do poder. 
	
	A história dos homens, até hoje, tem sido a história da luta de classes. 
	
	O Estado é a expressão da vontade geral e do interesse geral, resultado de um pacto ou contrato social. 
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201804693970)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	A ___________ significa que a exteriorização e a objetivação
dos bens sociais que resultaram do processo de trabalho tornam-se autônomos e independentes do homem, apresentando-se como realidades "estranhas" e opostas a ele, como um ser alheio que o domina. Marque a alternativa que preenche corretamente a lacuna acima.
		
	
	Mais-valia
	
	Revolução
	
	Posse dos meios de produção
	
	Luta de classes 
	
	Alienação
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201804654543)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Qual o grupo afirma que "as mudanças sociais, políticas e culturais só se consumarão de verdade se a finalidade for a libertação do gênero humano e não as ideias de controle e domínio técnico-científico sobre a Natureza, a sociedade e a cultura"?
		
	
	Escola de Chicago 
	
	Marxistas Leninistas
	
	Círculo de Viena 
	
	Escola de Frankfurt 
	
	Marxistas ortodoxos
	
	
	
	1a Questão (Ref.:201804123036)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Corrente filosófica surgida no século XIX, que atualiza a filosofia e a teologia de Santo Tomás de Aquino, a fim de atender aos desafios da Igreja Católica naquele momento histórico. Atrelado à doutrina social da Igreja Católica que influenciou o início do Serviço Social.
		
	
	Positivismo
	
	Microfísica do poder
	
	Marxismo
	
	Fenomenologia
	
	Neotomismo
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201803810805)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Quando falamos num humanismo radical que encontra no cristianismo sua reconciliação essencial ou numa ação cristã em um mundo anticristão, estamos tratando de que tipo de mentalidade? 
		
	
	Positivista 
	
	Marxista
	
	Existencialista 
	
	Fenomenológica 
	
	Neotomista 
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201803692803)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	A neutralidade das ciências é um tema retomado e seriamente discutido na Escola de Frankfurt. Nasce, então, a teoria crítica, exposta no ensaio Teoria Tradicional e Teoria Crítica, pelo autor ------------------, refere-se a uma escola de teoria social interdisciplinar neo-marxista, particularmente associada com o Instituto para Pesquisa Social da Universidade de Frankfurt.. 
		
	
	Walter Benjamin 
	
	Jürgen Habermas 
	
	Herbert Marcuse 
	
	Felix Weil
	
	Max Horkheimer 
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201803774321)
	Acerto: 0,0  / 1,0 
	Quando se começa a estudar Filosofia, logo se é levado a buscar o que ela é. A primeira surpresa surge ao se descobrir que não há apenas uma definição de Filosofia, mas várias. A segunda surpresa surge ao se perceber que, além de várias, as definições parecem se contradizer. Eis porque muitos, cheios de perplexidade, indagam: afinal, o que é a Filosofia que sequer consegue dizer o que ela é? Dessa forma, assinale a única resposta que não traz uma explicação plausível:
		
	
	A Filosofia volta-se, também, para o estudo da consciência em suas várias modalidades: percepção, imaginação, memória, linguagem, inteligência, experiência, reflexão, comportamento, vontade, desejo e paixões, procurando descrever as formas e os conteúdos dessas modalidades de relação entre o ser humano e o mundo, do ser humano consigo mesmo e com os outros. Finalmente, a Filosofia visa ao estudo e à interpretação de ideias ou significações gerais como: realidade, mundo, natureza, cultura, história, subjetividade, objetividade, diferença, repetição, semelhança, conflito, contradição, mudança, etc. 
	
	A Filosofia necessita de uma comprovação empírica, daí buscar as questões sobre a essência da realidade, a Filosofia procura diferenciar-se das ciências e das artes, dirigindo a investigação sobre o mundo natural e o mundo histórico (ou humano) num momento muito preciso: quando perdemos nossas certezas cotidianas e quando as ciências e as artes ainda não ofereceram outras certezas para substituir as que perdemos. 
	
	Sem abandonar as questões sobre a essência da realidade, a Filosofia procura diferenciar-se das ciências e das artes, dirigindo a investigação sobre o mundo natural e o mundo histórico (ou humano) num momento muito preciso: quando perdemos nossas certezas cotidianas e quando as ciências e as artes ainda não ofereceram outras certezas para substituir as que perdemos. 
	
	Pode se dizer, em outras palavras, que a Filosofia se interessa por aquele instante em que a realidade natural (o mundo das coisas) e a histórica (o mundo dos homens) tornam-se estranhas, espantosas, incompreensíveis e enigmáticas, quando o senso comum já não sabe o que pensar e dizer e as ciências e as artes ainda não sabem o que pensar e dizer.
	
	A Filosofia, cada vez mais, ocupa-se com as condições e os princípios do conhecimento que pretenda ser racional e verdadeiro; com a origem, a forma e o conteúdo dos valores éticos, políticos, artísticos e culturais; com a compreensão das causas e das formas da ilusão e do preconceito no plano individual e coletivo; com as transformações históricas dos conceitos, das ideias e dos valores. 
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201804267522)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Sobre a Sociologia de Karl Marx, podemos afirmar que 
		
	
	propôs a analisar a sociedade capitalista através dos fatores que contribuiriam para o surgimento da miséria e do elevado nível de exploração da mão de obra assalariada. 
	
	liberto graças à divisão do trabalho, o operário podia desenvolver por completo de suas habilidades naturais na fábrica.
	
	a condição do trabalhador na economia capitalista clássica era de superação da sua condição de ser natural para tornar-se ser social. 
	
	excluía a base material sem que houvesse a percepção de uma contradição entre homens reais em condições históricas e sociais reais. 
	
	imaginava a existência de um "reino moral" ou "reino social". Este reino moral seria o espaço no qual se processariam as representações coletivas. 
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201803692780)
	Acerto: 0,0  / 1,0 
	A ideologia afirma que somos todos cidadãos e, portanto, temos todos os mesmos direitos sociais, econômicos, políticos e culturais. No entanto, sabemos que isso não acontece de fato: as crianças de rua não têm direitos; os idosos não têm direitos; os direitos culturais das crianças nas escolas públicas são inferiores aos das crianças que estão em escolas particulares, pois o ensino não é de mesma qualidade em ambas; os negros e índios são discriminados como inferiores; homossexuais são perseguidos como pervertidos, etc. (CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Editora Ática, 2011. p.218.). Sobre as formas da ideologia, assinale o que for correto. 
		
	
	A diferença entre ideologia e senso comum é que a primeira representa uma prática das elites sociais, intelectuais e econômicas, e o segundo representa as classes mais pobres e desfavorecidas. 
	
	A função principal da ideologia é ocultar e dissimular as divisões sociais e políticas, dando-lhes a aparência de diferenças naturais entre os seres humanos.
	
	Direitos das minorias, como movimento dos sem terra, associações de moradores etc., são direitos individuais e, por isso, não devem ser contemplados pelas políticas públicas. 
	
	Pelo seu estatuto de neutralidade e acuidade científica, a filosofia não é ideológica, apenas analítica, sem tomar partido de classes sociais e de classes políticas. 
	
	Podem-se associar religião, alienação e ideologia, já que são práticas que podem funcionar como modelos de ação acríticos.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201804267932)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Compreender a profissão de Assistente Social passa necessariamente por questões de cunho teórico, metodológico, ideológico e político. Para tanto, devemos considerar significante o legado de Marx e os autores que influenciaram a trajetória teórica do Serviço
Social. Quais destes autores propõe pensar a perspectiva do ser social atrelado à história como categoria fundamental do ser social? 
		
	
	Althusser 
	
	Lukács 
	
	Gramsci 
	
	Mounier
	
	Husserl 
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201804267530)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Sobre a teoria de Marx podemos dizer que 
		
	
	A finalidade da política é a justiça e o bem comum,além da tomada e manutenção do poder. 
	
	O povo, assim como os grandes de uma cidade ou de um reino, quer receber favores 
	
	a soberania não reside no Estado, mas sim na população. 
	
	O Estado é a expressão da vontade geral e do interesse geral, resultado de um pacto ou contrato social. 
	
	A história dos homens, até hoje, tem sido a história da luta de classes. 
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201804253975)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Podemos dizer o conceito tratado é mencionado quando "a técnica se torna o principio motor, o homem se encontra mutilado, porque é reduzido ao anonimato, às funções que desempenha, e nunca é um fim, mas sempre meio para qualquer coisa que se acha fora dele". Trata-se do conceito de 
		
	
	"Ação Comunicativa" 
	
	"Lei dos três estados" 
	
	"Espírito da técnica" 
	
	"Lutas de Classes"
	
	"Razão Vital" 
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201804252854)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Quando se fala em um grupo de intelectuais que "afirma que as mudanças sociais, políticas e culturais só se consumarão de verdade se a finalidade for a libertação do gênero humano e não as idéias de controle e domínio técnico-científico sobre a Natureza, a sociedade e a cultura". Estamos pensando na 
		
	
	Marxistas Leninistas
	
	Círculo de Viena
	
	Escola de Chicago
	
	Escola de Frankfurt
	
	Marxistas ortodoxos
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	1a Questão (Ref.:201804654356)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Considerando o surgimento da relação da profissão de serviço social com a prática católica, o conceito de dignidade humana tem uma visão oriunda do pensamento com sustentação filosófica de:
		
	
	São Tomás de Aquino
	
	São Bento
	
	São João da Cruz 
	
	Emanuel Mounier 
	
	Cardeal Mercier 
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201803740583)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	"Como foi dito acima, o homem foi posto por Deus no seu estado primitivo de modo que o corpo estivesse totalmente submisso à alma. Por sua vez, havia subordinação entre as partes da alma, de modo que as forças inferiores se submetessem, sem oposição, à razão, e que a própria razão humana também fosse submetida a Deus. (...) Por conseguinte, isso acontecia devido à interferência de uma força superior, isto é, Deus, o Qual, como juntou ao corpo a alma racional, que transcende toda proporção do corpo e das forças corpóreas às quais pertencem as forças sensíveis, assim também concedeu à alma racional a força que pudesse conter o corpo acima de sua condição corpórea, e as forças sensíveis exigidas pela alma racional. Para que a razão mantivesse submetida a si, firmemente, as forças interiores, também ela deveria ficar firmemente submetida ao domínio de Deus, de Quem recebia a virtude excedente à sua condição natural, de que acima falamos." Poderíamos dizer que tal citação foi feita na obra
		
	
	BENJAMIN, W. (1979). Correspondance II (1929 -1940). Paris, Aubier Montaigne.
	
	LÉVI-STRAUSS, C. (1986). A oleira ciumenta. São Paulo, Brasiliense.
	
	MARX, Karl. FRIEDRICH, Engels. Manifesto Comunista. Comentado por Chico Alencar. Rio de Janeiro: Garamond, 1998. 
	
	de TOMÁS DE AQUINO. Compêndio de Teologia. 2ª ed. Trad. Odilão Moura. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1996. I, II, CLXXXVI, 1 e 2. 
	
	ALTHUSSER, Louis. Aparelhos ideológicos de Estado. 2. ed. Trad. de Valter José Evangelista e Maria Laura Viveiros de Castro. Rio de Janeiro: Graal, 1985. 
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201803740576)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Tal filósofo tem parte de sua obra ligada a sua teoria de ciência e o seu intento é a construção de uma filosofia da história, que se transforma, na segunda fase da sua vida, numa religião da humanidade, isto é, numa divinização da história. O que aos olhos dele a descoberta fundamental e que, na realidade, é o ponto de partida de toda a sua filosofia é a lei dos três estados. Segundo esta lei, que ele declara ter extraído das suas reflexões históricas e não da observação do desenvolvimento orgânico do homem, cada um dos ramos do conhecimento humano passa sucessivamente pelos três estados teóricos: o estado teológico ou fictício, o estado metafísico ou abstracto, o estado científico ou positivo. Há, portanto, três métodos diversos para conduzir a investigação humana e três sistemas de concepções gerais. O primeiro é o ponto de partida necessário da inteligência humana; o terceiro é o seu estado fixo e definitivo; o segundo é unicamente destinado a servir de transição. Estamos falando de 
		
	
	Comte
	
	São Tomás de Aquino
	
	Lucáks
	
	Adorno
	
	Marx
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201803692772)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Sobre o positivismo, corrente teórica pioneira na sistematização do pensamento sociológico, assinale o que for INCORRETO. 
		
	
	Para o positivismo, o conceito de hierarquia que, ao contrário da visão marxista, considera a existência de classes sociais como indipensável para o bem-estar social. 
	
	Para o positivismo, o conceito de positivo está vinculado à ideia de que o conhecimento deve estar voltado para sua atividade prática, visando o bem da humanidade; 
	
	Para o positivismo, o conceito de amor à Humanidade, exigência fundamental da moral positiva; 
	
	Para o positivismo, o conceito de luta de classes que levará proletários e senhores capitalistas à revolução final; 
	
	Para o positivismo, o conceito de progresso está implícita uma vocação dinâmica e conservadora ao mesmo tempo, daí o papel da ordem; 
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201803692789)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	As análises históricas de Marx (1818-1883), pensador alemão, exerceram e ainda exercem grande influência nas ciências humanas e sociais, entre elas, a História. Sobre a concepção marxista de História, assinale a alternativa verdadeira. 
		
	
	A História, para Marx, é feita por todos, principalmente os trabalhadores, e essa concepção rompia com a idéia, bastante comum no século XIX, de uma História feita apenas pelos ¿grandes homens¿. 
	
	A concepção da luta de classes como motor da História foi atribuída indevidamente ao marxismo, para o qual as transformações históricas decorrem apenas das ações dos indivíduos. 
	
	O marxismo defende, teoricamente, uma postura neutra do historiador diante da sociedade e do conhecimento produzido sobre a mesma e, assim, nega validade prática a sua própria concepção. 
	
	As sociedades, para Marx, podem ser compreendidas sem um estudo pormenorizado de sua base econômica, e esse entendimento significa a análise da sua organização material para a produção da sobrevivência humana. 
	
	Os marxistas são ardorosos defensores do fim da história, pois essa tese representa a culminância do desenvolvimento humano, com a glorificação da sociedade de mercado e da democracia liberal. 
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201804348727)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Qual das alternativas abaixo diz respeito a um tipo de discurso capaz de falsear a realidade e encobrir as contradições existentes nas relações sociais? 
		
	
	ação comunicativa
	
	intencionalidade
	
	habitus
	
	ideologia
	
	razão instrumental
7a Questão (Ref.:201804267936)
	Acerto: 0,0  / 1,0 
	O Projeto ético-político do Serviço Social tem se posicionado em não deixar arrefecer o movimento de reconceituação, mas mantê-lo com a chama da leitura de legado marxista. Quais destes autores não faz parte do legado marxista? 
		
	
	Gramsci 
	
	Althusser 
	
	Adorno
	
	Comte 
	
	Lukács 
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201803789431)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Segundo o pensamento de Louis Althusser, toda instituição está condenada a reproduzir a ideologia dominante na sociedade. Ele nomeia essas instituições como Aparelhos Ideológicos do Estado por que: 
		
	
	sustentam a ideologia do Estado, visando à socialização dos meios de produção.
	
	suatentam a ideologia do Estado, visando à democratização e o preparo para as relações de produção. 
	
	divulga o saber produzido pela classe dominante, tornam-se instrumentos de manutenção do status quo e das relações sociais de produção. 
	
	divulgam os saberes da classe dominante como saberes da classe dominada, como estratégia de transformação da sociedade. 
	
	divulgam o saber da classe dominante com o saber da classe dominada visando à transformação do status quo e das relações de produção. 
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201804567664)
	Acerto: 0,0  / 1,0 
	A separação entre o produto do trabalho e o trabalhador, conjuntamente com o estranhamento dentro da atividade produtiva, na medida em que a atividade em si não depende e nem pertence ao trabalhador refere-se a: 
		
	
	Determinação do trabalho
	
	Exploração do trabalho
	
	Corrupção do trabalho
	
	Alienação do trabalho
	
	Cooperação do trabalho
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201804253971)
	Acerto: 0,0  / 1,0 
	Os meios de comunicação estão presentes, inclusive em nosso lazer, e acabam por constituir-se como um meio de opressão e controle social. A parir desse entendimento, Adorno cunhou o termo
		
	
	"Indústria Cultural" 
	
	"Ciência Positiva"
	
	"Ação Comunicativa"
	
	"Racionalidade técnica"
	
	"Lei dos três estados"
	
	
	Gabarito Coment.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando