Buscar

resumo homeopatia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Homeopatia?
método terapêutico que consiste em prescrever a um doente, sob uma forma diluída e em pequeníssimas doses, uma substância que, em doses elevadas, é capaz de produzir num indivíduo sadio sinais e sintomas semelhantes aos da doença que se pretende combater 
Medicamento Homeopático?
Os medicamentos homeopáticos são preparados a partir de substâncias extraídas da natureza, provenientes dos reinos mineral, vegetal ou animal.
É toda a apresentação farmacêutica a ser ministrada segundo o principio da similitude, obtida pelo método de diluição seguida de sucussões e/ou triturações sucessivas, com a finalidade preventiva e terapêutica.
Patogenesia?
Conjunto de sinais e sintomas provocados por uma substancia farmacologicamente ativa em um individuo sadio e sensível.
c) Matéria médica:
O conjunto das patogenesias constitui a Matéria Médica.
d) Policrestos:
Hanhemann agrupou os sintomas em locais, gerais e mentais e esses medicamentos apresentam um grande numero de sintomas, tanto locais, gerais e mentais.O termo policrestos provém de duas fontes: a grega, polys = muitos e khréston = benéficos; e a latina, polychrestus = que tem muitas aplicações.
Na experimentação, ele é capaz, pelas suas características de apresentar um conjunto muito grande de sintomas locais, geras e mentais, com isso existe maior probabilidade de se pegar o organismo como um todo para estimular.
e) Semi-policrestos:
Apresentam um numero de sintomas menores, logo a intensidade da aplicação é menor.Nos semi-policrestos o numero de sintomas em cada área é um pouco menor que dos policrestos.
f) Medicamentos menores:
Todos os outros medicamentos, logo os que não apresentam em sua patogenesia, sintomas tão marcantes ou significativos para a cura de uma doença
e) Tintura-mãe:
- Segundo a Farmacopéia Homeopática Brasileira II, tintura-mãe é uma forma farmacêutica básica*, pois se trata de preparação que constitui o ponto de partida para a manipulação das formas farmacêuticas derivadas*.
- É o resultado da ação extrativa ou dissolvente, por contato intimo e prolongado, de um insumo inerte* hidroalcoólico ou hidroglicerinado sobre determinada droga vegetal ou animal parcialmente solúvel, fresca ou dessecada.
Cite e explique os 4 fundamentos da Homeopatia.
LEI DOS SEMELHANTES 
“ Similia similibus curantur” = semelhante cura semelhante
Qualquer substância capaz de produzir em um individuo sadio, porém sensível, um conjunto de sinais e sintomas, poderá curar, em doses adequadas, um indivíduo doente que apresente conjunto de sinais e sintomas semelhante, exceto lesões irreversíveis.
EXPERIMENTAÇÃO NO HOMEM SÃO
DOSES MÍNIMAS
- Medicamento Homeopático preparado segundo Farmacotécnica Própria.
- Dinamização = processo de liberação da energia medicamentosa pela :
MEDICAMENTO ÚNICO
“Simillimum”
O que e vitalismo?
O Vitalismo é a doutrina que afirma a existência de um princípio irredutível ao domínio físico-químico para explicar os fenômenos vitais. Nesta concepção o corpo físico dos seres vivos é animado e dominado por um princípio imaterial chamado força vital, cuja presença distinguiria o ser vivo dos corpos inanimados e sua falta ou falência determinaria o fenômeno da morte.
No Vitalismo a força vital é definida como a unidade de ação que rege a vida física, conferindo-lhe as sensações próprias da vida e da consciência.
Conceito saúde doença homeopatia?
​O organismo humano no estado de saúde encontra-se em equilíbrio nos seus aspectos físico, emocional e mental. Quando a força vital é perturbada, os mecanismos de defesa do organismo são acionados (sobretudo os sistemas imune e endócrino). A força vital pode ser influenciada negativamente por fatores exógenos como ritmos de vida insalubres, alimentação de má qualidade, drogas, etc. e por fatores endógenos como tristeza, irritabilidade, ódio, etc.
​A Homeopatia define saúde como um estado de equilíbrio dinâmico que abrange as realidades física e psicomental dos indivíduos em suas interações com o ambiente natural e social. A doença reflete, mediante os sintomas, o esforço da força vital na tentativa de restabelecer o equilíbrio.
Homeopatia no Brasil?
A Homeopatia na Brasil foi introduzida por um discípulo francês de Hahnemann, Benoit -Jules Mure, que aqui chegou em 1840.
Quais as origens dos medicamentos homeopáticos, cite exemplos.
Vegetal (Atropa belladonna, Arnica montana, Pulsatilla),
Animal (Apis mel., Lachesis, Sepia)
Mineral (Arsenicum album, Sulphur, Silicea)
4. Diferencie a Homeopatia da:
a) Alopatia
- Lei dos contrários
- Visão do homem
b) Fitoterapia
- apresenta principio ativo
- só vem de origem vegetal
NOMENCLATURA DOS MEDICAMENTOS HOMEOPÁTICOS
     Os Medicamentos Homeopáticos seguem a nomenclatura botânica, sendo então que, quando o medicamento for composto por gênero e espécie, o primeiro virá sempre com a primeira letra maiúscula e a espécie minúscula, deve ainda vir sempre destacado do texto, grifado, negrito ou entre aspas. Após o nome do medicamento segue-se a escala e a potência em que o medicamento foi preparado. Ex. Aconitum napellus C6
Definição:
Isoterápicos: são preparações extemporâneas ou seja preparadas de acordo com receita médica, a partir de substâncias exógenas ou endógenas
Auto isoterápico: : são preparados a partir de excreções obtidas do próprio paciente (sangue, urina, escamas, fezes , etc) e só a eles destinado.
9. Qual a importância da qualidade dos insumos inertes para o preparo dos medicamentos homeopáticos?
A qualidade esta diretamente relacionada com a qualidade do medicamento porque este não apresenta principio ativo e depende da qualidade dos insumo com também a perfeita técnica de preparo para apresentar uma boa qualidade.
3.Explique a Lei dos Semelhantes dando exemplo
- Toda substancia farmacologicamente ativa provoca no individuo sadio e sensível um conjunto de sintomas que são característicos desta substancia. Por outro lado, todo individuo doente apresenta um conjunto de sintomas característicos da doença.
6. Dê o significado:
a) CH - Escala centesimal preparada segundo o método Hahnemanniano
b) DH -Escala decimal preparada segundo o método Hahnemanniano
c) TM - Forma farmacêutica básica, Tintura-mãe
d) Farm. Hom. Bras. - Farmacopéia Homeopática Brasileira
e) ãã - Partes iguais
f) ↑↓ - Cem sucussões
7. Defina:
a) Sucussão:
Consiste na agitação vigorosa e ritmada de fármacos sólidos, solúveis e dissolvidos em insumo inerte adequado, contra anteparo semi-rígido.
b) Trituração:
Consiste na redução de fármacos a partículas menores por ação mecânica, com lactose como excipiente, em gral de porcelana, visando solubilizar, diluir e dinamizar o mesmo.
c) Dinamização
É a resultante do processo de diluição seguida de sucussões e/ou triturações sucessivas de fármacos, em insumo inerte adequado, com a finalidade de desenvolvimento do poder medicamentoso
d) Potência:
É o poder medicamentoso da droga ou fármaco, desenvolvido através da dinamização.
e) Forma farmacêutica básica:
Preparação que constitui o ponto inicial para a obtenção das formas farmacêuticas derivadas.
f) Forma farmacêutica derivada:
São preparações oriundas da forma farmacêutica básica ou a própria droga, representando desconcentrações obtidas através de diluições seguidas de sucussões e/ou triturações sucessivas.
F. F. D. de Uso Interno
F. F. D. de Uso Externo
8. Quais os principais insumos inertes usados na Homeopatia?
Água Destilada
Álcool Etílico
Glóbulos e Microglóbulos
Lactose
Sacarose
Tabletes
Comprimidos
Apósitos
Bases para Cremes
Bases para Géis
Bases para géis-cremes
Bases para Pomadas
Glicerina
Óvulos
Supositórios

Continue navegando