Buscar

IFF trabalho iara

Prévia do material em texto

IFF- Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense
Campus Cambuci/RJ
TERMOQUÍMICA
Iara Peixoto Defanti e Rodrigo Ignácio Defante
Cambuci/RJ
Novembro/2017
SUMÁRIO
1-Introdução..........................................................................................................1
2- Desenvolvimento...............................................................................................2
3- Conclusão..........................................................................................................4
4- Referências Bibliográficas.................................................................................5
1-INTRODUÇÃO
A termoquímica é a investigação do calor produzido ou consumido nas reações químicas. A manutenção da vida e de toda atividade de nosso corpo só é possível graças aos alimentos, principalmente os carboidratos e as gorduras. Todos os anos bilhões de toneladas de substâncias são gastas, no mundo inteiro, na produção de energia. A parte da química que estuda estes fenômenos é a termodinâmica química ou termoquímica. Termodinâmica química é o ramo da química que estuda o calor envolvido nas reações químicas baseando-se nas leis da termodinâmica. Os processos podem ser classificados como exotérmicos (aqueles que liberam calor) e endotérmicos (os que absorvem calor). Como a liberação de calor corresponde à diminuição de entalpia de um sistema (a pressão constante) podemos dizer que um processo exotérmico, a pressão constante, tem ΔH < 0. Já a absorção de calor provoca à elevação de entalpia, e num processo endotérmico a pressão constante tem-se ΔH > 0.
2- DESENVOLVIMENTO
Quase todas as formas de energia que conhecemos dependem de maneira direta ou de maneira indireta da energia que recebemos do sol. A fotossíntese, por exemplo, é o processo pelo qual as plantas se utilizam da energia solar para transformar gás carbônico e água em alimentos e combustíveis. O corpo humano depende da energia dos alimentos para executar todas as suas funções vitais. Também a energia usada nos transportes e na produção da maioria dos materiais provém de combustíveis fósseis, que em última análise originaram-se também por fotossíntese. Para se conseguir tanta energia para consumo, existem consequências como a poluição nas grandes cidades, o aumento do efeito estufa e da chuva ácida, entre tantos outros.
O estudo da termoquímica envolve o uso de alguns conceitos como energia, calor, temperatura os quais já estamos acostumados a usar no nosso dia-a-dia. A ideia de que o calor é diretamente proporcional à temperatura tem sua origem na maneira como lidamos com ‘calor’ na vida cotidiana. As expressões ‘faz muito calor’, ‘calor humano’ etc. são exemplos de como essa ideia está fixada na linguagem cotidiana. Afinal, só falamos que ‘faz muito calor’ quando a temperatura está alta. Essas ideias fazem com que os conceitos de calor e temperatura sejam muitas vezes considerados idênticos. No entanto calor é uma forma de energia, já temperatura está ligada ao movimento.
A quantidade de calor liberada ou absorvida numa transformação química é denominada variação de entalpia e corresponde ao calor envolvido nas reações químicas à pressão constante. Dessa forma, “o calor de reação depende das substâncias envolvidas e é uma importante propriedade de sistemas químicos”, pois seu conhecimento permite previsões sobre a variação de energia em reações químicas. 
Na Termoquímica, as reações que acontecem com liberação de calor  e consequente aumento da temperatura é chamado de exotérmicos. Uma reação química que é um exemplo de reação exotérmica é a combustão. O calor que é liberado nas reações de combustão pode ser usado para cozinhar e aquecer alimentos e também para a geração de outros tipos de energia, como a elétrica e a mecânica. A combustão da gasolina, por exemplo, faz um carro andar, e a combustão do carvão ou de outros combustíveis gera eletricidade para indústrias.
Já um exemplo de processo físico que é exotérmico é a condensação. Se deixarmos uma garrafa de refrigerante gelado por um tempo em cima da mesa, serão formadas algumas gotas de água do lado de fora da garrafa. Esse processo é chamado de condensação. Isso acontece porque, ao entrar em contato com a superfície da garrafa que está a uma menor temperatura, a umidade do ar perde calor e assim volta para o estado líquido. Por outro lado, os processos químicos e físicos que ocorrem com absorção de calor e diminuição da temperatura são chamados de endotérmicos. Um exemplo de reação endotérmica é a fotossíntese, que é uma reação entre o gás carbônico do ar e a água para a produção de moléculas orgânicas, como a glicose e o gás oxigênio. Para que essa reação aconteça é necessária à absorção da energia solar. Um fenômeno físico que acontece com absorção de calor é a evaporação. Como se dá com as roupas lavadas que colocamos para secar no varal, a água passa para o estado de vapor porque recebeu energia solar.
No nosso corpo também acontece reações com variação de entalpia. Os carboidratos, que são as principais fontes de energia para o nosso corpo, são compostos orgânicos constituídos por carbono, hidrogênio e oxigênio que quando transformados em glicose, pelo organismo, se tornam solúveis no sangue e podem ser transportados pelo sangue para as células. A glicose por sua vez reage com o oxigênio (O2) em uma série de etapas, produzindo CO2 (g), H2O. A energia liberada pela decomposição dos alimentos é fornecida rapidamente ao corpo, armazenando apenas uma pequena quantidade necessária ao desenvolvimento das funções vitais do nosso organismo.
3- CONCLUSÃO
O entendimento da termoquímica pode levar a descobertas de energias limpas para o consumo humano e também ao entendimento de problemas fisiológicos que podem ocorrer no organismo humano, sendo então um tema de grande relevância para estudos. A geração de energia está atrelada a geração de calor por isso não se aprofundam discussões ou pensamentos de novas técnicas nesta área sem uma profunda compreensão da termoquímica.
4- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CASTELLAN, G. Fundamentos de físico-química. Trad. C.M.P. Santos e R.B. Faria. Rio de Janeiro: LTC, 1986.
MORTIMER E.F. e AMARAL, L.O.F. Quanto mais quente melhor: calor e temperatura no ensino de termoquímica. Química Nova na Escola, n. 7, p. 30-34, 1998.
OLIVEIRA, M.J. e SANTOS, J.M. A energia e a Química. Química Nova na Escola, n. 8, p. 19-22, 1998.
QUÍMICA NOVA NA ESCOLA Calor e temperatura no ensino de termoquímica N° 7, MAIO 1998.
SILVA, J.L.P.B. Por que não estudar entalpia no Ensino Médio. Química Nova na Escola, n. 22, p. 22-25, 2005.
SOUZA, Líria Alves de. "Termoquímica"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/termoquimica.htm>. Acesso em 24 de novembro de 2017.

Continue navegando