Buscar

Atividade de Aprendizagem 02

Prévia do material em texto

Atividade de Aprendizagem 02 - Políticas Públicas da Educação Básica
1)A educação é um direito social, o qual deve ser assegurado para todos os indivíduos, independentemente de suas especificidades. Para que os professores atuem de forma crítica, propiciando o acesso ao saber é fundamental o conhecimento de alguns conceitos. Com base em seus estudos, avalie as afirmativas a seguir que apresentam conceitos e analise se eles estão relacionados com a educação emancipatória:
I: Democracia: a palavra democracia tem origem no grego demokratía que é composta por demos (que significa povo) e kratos (que significa poder).
II: Democracia escolar: todos os indivíduos (alunos, professores, funcionários, família e representantes da sociedade) que participam direta ou indiretamente das decisões na escola.
III: Hierarquia: Poder de uma pessoa sobre o outro e/ou o grupo. Ela é fundamental para a ordem e efetivação de uma educação crítica.
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)I e II, apenas.Alternativa assinalada
b)I, apenas.
c)II, apenas.
d)III, apenas.
e)II e III, apenas.
2)Sobre alguns conceitos que estão intimamente articulados com os processos educativos e a formação dos indivíduos, avalie as afirmativas a seguir e marque V para verdadeiro e F para falso:
( ) Educação se configura como o meio pelo qual os conhecimentos, hábitos, costumes e valores de uma sociedade são socializados de uma geração para a geração seguinte.
( ) Práticas sociais são as manifestações da cultura de uma nação.
( ) Trabalho, no sentido econômico, é toda a atividade desenvolvida pelo homem sobre uma matéria-prima, geralmente com auxílio de instrumentos, com a finalidade de produzir bens e serviços.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas:
a)FVV.
b)VVV.Alternativa assinalada
c)FFF.
d)VFF.
e)VFV.
3)Sobre os princípios e finalidades da Educação apresentados na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB 1996, avalie as afirmativas a seguir:
I:  Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola se configura como um princípio.
II: Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber se configura como um princípio.
III: Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas se configura como um princípio.
É correto o que se afirma em: 
Alternativas:
a)I, II e III.Alternativa assinalada
b)I e II, apenas.
c)II e III, apenas.
d)I, apenas.
e)III, apenas.
4)"Segundo o MEC, os PCNs prestariam um importante serviço aos sistemas de ensino, de maneira especial aos professores, auxiliando os no processo de reelaboração curricular, buscando a construção de um projeto político-pedagógico que se colocasse a serviço da cidadania do aluno" (NICÉSIO; ALMEIDA; CONCEIÇÃO, 2015, p. 64).
Nota-se que a citação se refere aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Neste documento são apresentados os:
Fonte: NICÉSIO, G. A. L; ALMEIDA, M. B. A; CONCEIÇÃO, L. M. Políticas Públicas na Educação Básica. Editora e Distribuidora Educacional. Londrina, 2015. 
Alternativas:
a)Temas dimensionais.
b)Temas divergidos.
c)Temas globais.
d)Temas transversais. Alternativa assinalada
e)Temas redundantes.

Continue navegando