Buscar

Questão 2

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Análise Financeira
Em uma empresa usamos diversos atributos para medir seus resultados, funcionalidades e desempenhos. Para tanto usamos o GAF (Grau de Alavancagem Financeira) para uma dessas medições que nos orientam em determinadas decisões administrativo-financeiras.
Assim, com base no conceito de Grau de Alavancagem Financeira, assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	O Grau de Alavancagem Financeira é a variação da receita operacional bruta, dividida pela variação do lucro operacional bruto.
	
	B
	Se o GAF = 4, teremos um desempenho da empresa desfavorável, pois a proximidade com o ponto de equilíbrio operacional da empresa é grande.
	
	C
	O Grau de Alavancagem Financeira tem relação diretamente proporcional ao custo fixo da empresa.
	
	D
	Se o GAF apresentar um índice abaixo de 1, significa que o capital de terceiros estarão absorvendo o patrimônio da empresa, reduzindo-o.
Você acertou!
Letra “d”.
 
 
Justificativa:
A letra “d” se justifica por si só. As demais invertem a lógica da tabela do GAF ou representam o GAO (Grau de alavancagem Operacional), diferente da medida em questão. (ROTA DE APRENDIZAGEM AULA 3)
	
	E
	Um Grau de Alavancagem Financeira acima de 1, significa que a variação dos lucros da empresa foram maiores que o da receita operacional.
Questão 2/5 - Instituições de Direito Público e Privado
“Atividade administrativa é toda aquela praticada por meio de atos administrativos” (VENERAL; ALCÂNTARA, 2014, p. 82). As principais atividades administrativas são o poder de polícia, o serviço público e a intervenção no domínio econômico e na propriedade.
Ato Administrativo é a forma pela qual se dá a atividade administrativa. Através do ato administrativo é que a Administração funciona e desempenha as suas atividades.
No que tange aos “atos administrativos”, leia as afirmações abaixo e as identifique com a letra “V”, se verdadeira ou com a letra “F”, se falsa:
( ) A presunção de legitimidade é um dos atributos do Ato Administrativo, que presume que o ato praticado esteja dentro da lei, sendo que o ônus da prova cabe a quem alega a ilegalidade;
( ) A imperatividade é outro atributo do Ato Administrativo, que obriga a todos e faz com que o destinatário deva obediência ao ato, independente de concordância;
( ) A autoexecutoriedade é mais um atributo do Ato Administrativo, que permite que a Administração atue sem necessitar de ordem judicial;
( ) São atos de improbidade administrativa aqueles que importam em enriquecimento Ilícito, que causam prejuízo ao erário ou que atentam contra os princípios da administração pública. 
Assinale a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V, V, V, V.
Você acertou!
Resposta certa: alternativa “a” (1 V, 2 V, 3 V, 4 V).
Comentários (todos baseados no texto do tema 3 da rota 3)
Afirmação I – V (verdadeira). A presunção de legitimidade é a conformidade do ato com a ordem jurídica e com a veracidade dos fatos. Todo ato administrativo presume-se legítimo, verdadeiro e conforme o direito, até prova em contrário.
 
Afirmação II – V (verdadeira). A imperatividade é a qualidade pela qual os atos administrativos dispõem de força executória e se impõem aos particulares, independentemente de sua concordância.
 
Afirmação III – V (verdadeira). A autoexecutoriedade é o atributo do Ato Administrativo pelo qual o Poder Público pode obrigar o administrado a cumprí-lo, independentemente de autorização judicial.
 
Afirmação IV – V (verdadeira). Conforme a Lei nº 8.429/1992, são atos de improbidade administrativa aqueles que importam em enriquecimento Ilícito (Seção I, art. 9º), que causam prejuízo ao erário (Seção II, art. 10) ou que atentam contra os princípios da administração pública (Seção III, art. 11).
	
	B
	V, V, V, F.
	
	C
	F, F, F, V.
	
	D
	V, F, V, F.
	
	E
	F, F, F, F.
Questão 3/5 - Instituições de Direito Público e Privado
Considera-se Licitação o conjunto de procedimentos realizados pelos entes públicos, antes da efetivação dos contratos administrativos, com o intuito de escolher a proposta mais vantajosa, ofertada pelo particular interessado, que poderá ser contratado no futuro pela Administração Pública, caso seja escolhido.
No que diz respeito aos “princípios” que regem as licitações, leia as afirmações abaixo e as identifique com a letra “V”, se verdadeira ou com a letra “F”, se falsa:
( ) O princípio da igualdade assegura a todos tratamento igual e o direito de participar do certame, sendo vedado que se dê preferência ou vantagem indevida a um deles;
( ) O princípio da legalidade prevê que o procedimento deve ser realizado conforme a lei o prevê, mas abre espaços para variações, desde que estas se mostrem sensatas e convenientes;
( ) O princípio da probidade determina que os atos devem obediência os textos legais, mas permite espaço para variações no tocante aos aspectos morais e de boa-fé, uma vez que estes conceitos são subjetivos e suas interpretações variam de cidadão para cidadão;
( ) O princípio da publicidade determina que apenas os atos, documentos e decisões de cunho financeiro, em torno das licitações, sejam necessariamente públicos.
Assinale a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V, F, V, F.
	
	B
	V, F, F, F.
Você acertou!
Resposta certa: alternativa “b” (1 V, 2 F, 3 F, 4 F).
Comentários (todos baseados no texto do tema 4 da rota 3):
Afirmação I – V (verdadeira). O princípio da igualdade, além de garantir a isonomia para que todos tenham iguais condições para participar do processo, também garante a quem participa a igualdade de tratamento durante o procedimento licitatório.
Afirmação II – F (falsa). O princípio da legalidade diz que a forma como deve ser realizado o processo é exatamente aquela que a lei e o edital prevêem e isso é incontestável. Não há espaços para variações. Qualquer violação ao que estabelece a lei pode ser contestada no Judiciário e enseja a invalidade do ato ou até mesmo do procedimento inteiro.
Afirmação III – F (falsa). Pelo princípio da probidade todos os atos devem ser não só legais, mas também morais e com boa-fé em relação ao cidadão. A moralidade deve ser “cobrada” tanto pelos participantes como pela Administração Pública. Um certame que seja organizado de forma a beneficiar um dos competidores, embora possa parecer legal, também agride a moralidade.
Afirmação IV – F (falsa). O princípio da publicidade determina que todos os atos, documentos e decisões em torno das licitações sejam públicos. Assim, deve ser dado amplo acesso tanto aos participantes, para que possam competir em condições de igualdade, assim como aos cidadãos, como forma de controle e fiscalização das contratações realizadas pelo Poder Público.
	
	C
	F, V, V, V.
	
	D
	V, F, F, V.
	
	E
	F, F, F, F.
Questão 4/5 - Instituições de Direito Público e Privado
O Direito Administrativo é o ramo do direito que disciplina a função administrativa pública e os órgãos que a exercem. Existe para determinar quem são os integrantes da Administração Pública, sejam órgãos ou agentes, bem como para regular e regulamentar todas as suas funções e atribuições. Enfim, é um ramo do Direito Público que visa atender os interesses sociais.
Com relação aos “Princípios da Administração Pública”, leia as afirmações a seguir e analise-as:
I.O princípio da supremacia do interesse público diz que prevalece o interesse público em relação ao interesse particular, respeitados os direitos fundamentais;
II.Pelo princípio da legalidade somente é considerada legítima a atuação do ente público se for permitida por lei;
III.O princípio da publicidade impõe o dever de transparência da administração pública, o que abrange a ampla divulgação dos atos praticados perante aos seus administrados;
IV.O princípio da eficiência impõe que o serviço público seja prestado com o menor custo e no menor tempo possível. 
Assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Estão corretas apenas as afirmações I e II
	
	B
	Estão corretas apenas asafirmações III e IV.
	
	C
	Estão corretas apenas as afirmações I, II e III.
	
	D
	Estão corretas apenas as afirmações II, III e IV.
	
	E
	Estão corretas as afirmações I, II, III e IV.
Você acertou!
Resposta certa: alternativa “e” (todas as afirmações são corretas).
Comentários (todos baseados no texto do tema 1 da rota 3)
Afirmação I – correta. O princípio da supremacia do interesse público é aquele que abriga a vontade da maioria de uma determinada coletividade, em detrimento, às vezes, da vontade da minoria, posto que objetiva garantir o bem-estar e a justiça social.
 
Afirmação II – correta. Isto porque, toda atividade administrativa que não estiver autorizada por lei é ilícita, ressaltando-se que, se ao particular é possível fazer tudo quanto não estiver proibido; ao administrador público somente é permitido o que estiver expresso na lei, já que a atuação pública encontra-se subordinada à vontade legal.
 
Afirmação III – correta. A Administração Pública tem o dever de conduzir ao conhecimento de terceiros o conteúdo e a exata dimensão dos atos administrativos, uma vez que assegura-se a todos o direito de obter informações e esclarecimentos, para a defesa e garantia de seus direitos.
 
Afirmação IV – correta. O agente público deve imprimir incansável esforço pela obtenção do melhor resultado e do máximo proveito dos recursos humanos e financeiros. O princípio da eficiência exige que os gestores públicos pratiquem modernos modelos de gestão e assim atinjam melhores performances na prestação dos serviços colocados à disposição da população.
Questão 5/5 - Análise Financeira
A Margem de Contribuição (MC) ou sua unidade individual Margem de Contribuição Unitária (MCu), é uma variável importante no processo de definição do ponto de equilíbrio operacional da empresa. Tem a sua condição analítica própria.
Com isso, lembrando que a fórmula básica da margem de contribuição é “MC = Receita – Custo Variável” e “MCu = Preço – Custo Variável Unitário”, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	A margem de contribuição da empresa representa o lucro da mesma.
	
	B
	O número de unidades produzidas, quando ultrapassam a quantidade de unidades do ponto de equilíbrio operacional, a diferença é o lucro operacional da empresa.
Você acertou!
Letra “b” 
Justificativa:
A quantidade estabelecida pelo PEOq (Ponto de Equilíbrio Operacional em quantidade) marca a situação inicial de zero lucros. Antes disso (qualquer unidade a menos produzida e vendida), temos uma unidade (MCu) de prejuízo. Do contrário (uma unidade produzida acima do ponto de equilíbrio), temos uma unidade de MCu de lucro.
(ROTA DE APRENDIZAGEM AULA 3)
	
	C
	O número de unidades produzidas, quando ultrapassam a quantidade de unidades do ponto de equilíbrio operacional, a diferença é prejuízo operacional da empresa.
	
	D
	A Margem de Contribuição é o valor que, deduzido o custo total, estabelece o ponto de equilíbrio operacional.
	
	E
	Quando a Margem de Contribuição da empresa for igual ao Custo Fixo, temos o Lucro total.

Continue navegando