Buscar

Perguntas e Respostas sobre Direitos da Educação e da Infância

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

No texto constitucional de 1988 a educação, assim como outros benefícios, é tratada como direito social, representando uma conquista popular. Dentre os vários dispositivos, a Constituição estabeleceu que os recursos públicos a serem aplicados na educação podem ser investidos:
	
	Somente em escolas da rede particular
	
	Exclusivamente em universidades públicas
	
	Exclusivamente nas escolas públicas
	 
	Em escolas públicas e nas que comprovem a finalidade não lucrativa
	
	Somente para escolas do ensino fundamental
Explicação: Art. 213 - Os recursos públicos serão destinados às escolas públicas, podendo ser dirigidos a escolas comunitárias, confessionais ou filantrópicas, definidas em lei, que: I - comprovem finalidade não lucrativa e apliquem seus excedentes financeiros em educação; II - assegurem a destinação de seu patrimônio a outra escola comunitária, filantrópica ou confessional, ou ao poder público, no caso de encerramento de suas atividades. § 1.º Os recursos de que trata este artigo poderão ser destinados a bolsas de estudo para o ensino fundamental e médio, na forma da lei, para os que demonstrarem insuficiência de recursos, quando houver falta de vagas e cursos regulares da rede pública na localidade da residência do educando,ficando o poder público obrigado a investir prioritariamente na expansão de sua rede na localidade.
A política educacional da transição democrática decorrente da Constituição de 1988 assegurou muitos direitos que confirmaram a democratização do Brasil. Marque a opção que apresenta uma FALSA INFORMAÇÃO sobre os direitos estabelecidos pela Constituição de 1988:
	
	Possibilidade de escolha do voto aos 16 anos
	
	Direito do voto do analfabeto
	
	Igualdade de direito entre homens e mulheres
	 
	Definição da religião oficial
	
	Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola
As faltas injustificadas e frequentes dos alunos devem ser notificados pelos gestores escolares:
	
	ao juizado
	 
	ao Conselho Tutelar
	
	à delegacia policial
	
	às Secretarias Estaduais de Educação
	
	às Secretarias Municipais de Educação
Explicação: O Conselho Tutelar(órgão colegiado, autônomo, pertencente à administração pública municipal e sem função jurisdicional) é o primeiro orgão a ser notificado, pela escola, no caso de ausência de alunos de forma injustificada.
Estatuto da Criança e do Adolescente ¿ Lei 8069/90, no parágrafo único do artigo 4º diz que a garantia de prioridade compreende I. primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias. II. precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública. III. preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas. IV. destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude.
	 
	I, II, III e IV estão corretas
	
	Apenas II, III e IV estão corretas.
	
	Apenas II e III estão corretas.
	
	Apenas I, II e III estão corretas.
	
	Apenas I e II estão corretas.
Lucia Maria mora no Jardim Ângela e já está em idade de frequentar o ensino fundamental. A quatro quadras de sua casa tem uma escola, mas não há vagas ali.A responsável de Lucia Maria pode exigir, junto à autoridade competente, uma escola próxima de sua casa com base em que artigo do Estatuto da Criança e do Adolescente?
	
	Artigo 55
	
	Artigo 54
	
	Artigo 60
	 
	Artigo 53
	
	Artigo 56
Verifique as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta: O Estatuto da Criança e do Adolescente afirma no Art. 53. que a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, sendo-lhes asseguradas:
I - Direito de ser respeitado por seus educadores
II - Acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência
III. Em caso de não haver vaga na escola mais próxima de sua residência, a delegacia de ensino deve providenciar vaga em escola dentro do município.
	
	Somente I e III são corretas
	
	Somente I é correta
	
	Somente II é correta
	 
	São Corretas I - II e III
	
	Somente a III é correta
A lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, é um documento que garante os direitos das crianças e dos adolescentes no Brasil. Este documento  serve como um mecanismo de proteção das crianças (até os 12 anos de idade) e adolescentes (entre 12 e 18 anos), delimitando direitos e deveres. Este documento é o:
	
	Estatuto da Infância
	
	Estatuto da Juventude
	
	Estatuto do Nascituro
	 
	Estatuto da Criança e do Adolescente
	
	Estatuto da Igualdade
Explicação: O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é uma lei federal (8.069 promulgada em julho de 1990), que trata sobre os direitos das crianças e adolescentes em todo o Brasil. A partir do Estatuto, crianças e adolescentes brasileiros, sem distinção de raça, cor ou classe social, passaram a ser reconhecidos como sujeitos de direitos e deveres, considerados como pessoas em desenvolvimento a quem se deve prioridade absoluta do Estado. O objetivo estatutário é a proteção dos menores de 18 anos, proporcionando a eles um desenvolvimento físico, mental, moral e social condizentes com os princípios constitucionais da liberdade e da dignidade, preparando para a vida adulta em sociedade. O ECA estabelece direitos à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade, à convivência familiar e comunitária para meninos e meninas, e também aborda questões de políticas de atendimento, medidas protetivas ou medidas socioeducativas, entre outras providências. Trata-se de direitos diretamente relacionados à Constituição da República de 1988. Para o Estatuto, considera-se criança a pessoa de até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela compreendida entre doze e dezoito anos.
O que é o Conselho Tutelar? Assinale a alternativa CORRETA.
	
	É uma instituição de ensino para medidas preventivas e corretivas no que diz respeito ao processo de aprendizagem.
	 
	É um órgão ligado à Vara da Infância e da Juventude, que analisa os casos encaminhados pelo Conselho e decide se abre um processo para cada um.
	 
	É um órgão autônomo, não-repressivo, que pode ser acionado por qualquer cidadão para colaborar na garantia dos direitos da criança e do adolescente quando estes estão sendo violados ou ameaçados.
	
	Faz parte da escola e é gerido pelo diretor escolar.
	
	É um braço da polícia, um departamento especializado na proteção de crianças e adolescentes que pode fiscalizar e buscar casos de violação ou ameaça de direitos.
A declaração do Direito à Educação aparece no artigo 6º da Constituição Federal de 1988, onde pela primeira vez em nossa história Constitucional explicita-se:
	
	A declaração dos Direitos Sociais, destacando-se, com primazia, a saúde
	 
	A declaração dos Direitos Sociais, destacando-se, com primazia, a educação
	
	A declaração dos Direitos Sociais, destacando-se, com primazia, o transporte
	
	A declaração dos Direitos Sociais, destacando-se, com primazia, a moradia
	
	A declaração dos Direitos Sociais, destacando-se, com primazia, a segurança
Explicação: Art. 6º - São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. Entres todos os direitos humanos o direito a educação é indispensável ao cidadão. Portanto a educação faz parte das condições para a existência da dignidade da pessoa humana.
Assinale a alternativa CORRETA: O Art. 53 do Estatuto da Criança e do Adolescente, estabelece o direito à educação e assegura:
	
	direito a contestar critérios avaliativos, apenas no âmbito da escola.
	 
	direito a igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
	
	direitoa ser respeitado por seus colegas de escola.
	
	direito ao trabalho no mercado informal.
	
	direito a organização e participação em partidos políticos e entidades estudantis.
Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente considera-se criança:
	
	pessoas na faixa etária até 5 anos
	
	pessoas na faixa etária até 15 anos
	 
	pessoas na faixa etária até 18 anos
	 
	pessoas na faixa etária até 12 anos
	
	pessoas na faixa etária até 10 anos
A Educação é tratada pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, ECA, como um direito de todos e um dever do Estado. Em sete artigos (do artigo 53 ao 59) o ECA estabelece os objetivos da educação, além de especificar os papéis do Estado quanto aos deveres, a responsabilidade da família, as competências dos gestores escolares, o respeito aos valores culturais da comunidade a qual o estudante pertence. O artigo 54 estabelece os deveres do Estado em relação à educação da criança e do adolescente. Esse artigo estabelece que é dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente:
I - ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria;
II - atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino;
III - atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a cinco anos de idade;
IV - oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do adolescente trabalhador;
Assinale a opção correta:
	
	apenas as afirmativas II e IV são verdadeiras
	
	apenas as afirmativas I, II  e III são verdadeiras
	
	apenas a afirmativa III é verdadeira
	
	apenas a afirmativa IV é verdadeira
	 
	Todas as afirmativas são verdadeiras
O tema da Educação é tratado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente como um direito de todos e um dever do Estado. Apresenta-se sob a forma de sete artigos (do artigo 53 ao 59), em que estão estabelecidos os objetivos da educação, além de estarem especificados: I. os papéis do Estado quanto aos deveres. II. a responsabilidade da família. III. as competências dos gestores escolares IV. o respeito aos valores culturais, artísticos e históricos do estudante V. a responsabilidade das forças repressivas do estado na punição ao menor.
	
	I, III, V são falsas
	 
	Somente V é falsa
	
	Somente I, II, III são verdadeiras
	
	Somente III é verdadeira
	
	Todas são verdadeiras
	
	
O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova foi publicado em 1932 e assinado por 26 educadores brasileiros, entre eles Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo e Lourenço Filho. Nos trechos a seguir, aparecem algumas de suas principais ideias. ¿ Mas, do direito de cada indivíduo à sua educação integral, decorre logicamente para o Estado que o reconhece e o proclama, o dever de considerar a educação, na variedade de seus graus e manifestações, como uma função social e eminentemente pública, que ele é chamado a realizar, com a cooperação de todas as instituições sociais. A consciência desses princípios fundamentais da laicidade, gratuidade e obrigatoriedade, consagrados na legislação universal, já penetrou profundamente os espíritos, como condições essenciais à organização de um regime escolar, lançado, em harmonia com os direitos do indivíduo, sobre as bases da unificação do ensino, com todas as suas consequências.¿ Com base nesses trechos, conclui-se que, em seu contexto histórico, o Manifesto era
	
	libertário, pois pregava o fim do Estado.
	
	elitista, porque pregava a dualidade do sistema de ensino.
	
	conservador, na medida em que entendia a educação pública como privilégio
	
	autoritário, já que defendia a obrigatoriedade escolar.
	 
	inovador, pois compreendia a educação como um direito social.
Marque a alternativa INCORRETA de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente no Art. 4º. O dever do Estado com a educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de:
	 
	Progressiva extensão da obrigatoriedade e sem gratuidade ao ensino médio
	
	Atendimento gratuito em creches e pré-escolas às crianças de zero a seis anos de idade
	
	Assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária
	
	Ensino Fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para aqueles que não tiveram acesso na idade própria
	
	Atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino

Continue navegando