Buscar

Gestão de processos a

Prévia do material em texto

Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		
	
		1.
		Para os sistemas de gestão organizacional, um dos principais benefícios da adoção da Gestão de Processos consiste em:
	
	
	
	permitir a maximização da lucratividade da empresa a partir do gerenciamento da aquisição, movimentação, armazenagem de materiais e produtos acabados.
	
	
	desenvolver condições organizacionais de satisfação do pessoal, alcançando os objetivos individuais.
	
	
	constituir-se em instrumento eficaz na busca da satisfação dos clientes e do aperfeiçoamento contínuo da gestão da qualidade.
	
	
	fazer com que as informações cheguem, de forma rápida e eficiente, às pessoas que necessitam delas para a tomada de decisão.
	
	
	propiciar a maximização de resultados, econômicos e financeiros, decorrentes das atividades operacionais.
	
Explicação:
A Gestão por Processos consiste no enfoque administrativo que busca a otimização e a melhoria da cadeia de processos da empresa. O objetivo é atender necessidades e expectativas das partes interessadas, assegurando o melhor desempenho possível do sistema integrado a partir da mínima utilização de recursos e do máximo índice de acerto
	
	
	
	
		
	
		2.
		A organização orientada por processos pressupõe que as pessoas trabalhem de forma diferente. Em lugar do trabalho individual e voltado a tarefas, ela valoriza o trabalho em equipe, a cooperação, a responsabilidade individual, e a vontade de fazer um trabalho melhor. ASSIM: A gestão por processos prioriza as funções, enxerga a divisão de tarefas e destaca as áreas funcionais, valorizando a especialização. CONSIDERANDO AS DUAS FRASES ACIMA É POSSÍVEL CONSTATAR QUE:
	
	
	
	As duas afirmativas são verdadeiras e a segunda complementa ou reforça a primeira.
	
	
	As duas são falsas e a segunda complementa ou reforça a primeira.
	
	
	A primeira é falsa e a segunda é verdadeira.
	
	
	A primeira é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	
	As duas são verdadeiras e a segunda não complementa ou reforça a primeira.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		3.
		O levantamento de processos representa uma das fases mais importantes da Gestão por Processos, pois envolve as necessidades, a regra do negócio e o mapeamento de suas atividades. Agora, no passado, nem sempre ocorria esse tipo ação no gerenciamento de processos, inicialmente, uma organização formal, também conhecida como tradicional, possuía uma composição de camadas hierárquicas, enfatizando: 
	
	
	
	d) os processos.
	
	
	o meio ambiente.
	
	
	e) clientes.
	
	
	funções e tarefas.
	
	
	os funcionários.
	
Explicação:
Na visão funcional os organogramas das empresas mostram as funções e as tarefas, diferentemente da organização por processo onde cada processo pode atravessar toda a empresa (isto é, ter o processo ser realizado por diversos departamentos).
	
	
	
	
		
	
		4.
		Muitas empresas ainda não conseguiram se adaptar a uma gestão por processo e acabam obsoletas em relação à eficácia de uma empresa que adota tal prática. Estas empresas ainda trabalham com uma visão funcional, que não trás vantagens efetivas no mundo contemporâneo. Abaixo estão diversas características dos dois estilos. Marque a (as) sentenças corretas que correspondam aos estilos. I-Visão funcional: Chefia, cadeia de comando e hierarquia. II-Visão por processos: Cliente, processo e prevenção de custo. III-Visão funcional: Cliente, processo e hierarquia. IV-Visão por processo: Prevenção de custo, chefia e cadeia de comando.
	
	
	
	Somente as afirmativas III e IV estão corretas.
	
	
	Somente as afirmativas I e IV estão corretas.
	
	
	Somente as afirmativas II e III estão corretas.
	
	
	Somente as afirmativas I e II estão corretas.
	
	
	Somente as afirmativas I e III estão corretas.
	
Explicação:
                                    
	                atributo                              
	visão por processo
	visão funcional         
	foco
	cliente
	chefia
	relacionamento
	cliente-fornecedor
	cadeia de comando
	orientação
	processo
	hierarquia
	tomada de decisão
	todos tomam  decisões
	gerencia
	estilo
	participativo
	autoritarismo
	objetivo
	prevenção do custo
	redução do custo
 
 
	
	
	
	
		
	
		5.
		Processo é qualquer atividade ou conjunto de atividades que toma um input, adiciona valor a ele e fornece um output a um cliente específico (OLIVEIRA, 2000). Existem outras formas de classificar os processos, não somente por categorias. Dentre as alternativas a seguir, marque a que apresenta corretamente os principais modelos de processos como:
	
	
	
	Processo como: fluxo de material; fluxo de trabalho; série de etapas; atividades coordenadas; redesenho de um processo.
	
	
	Processo como: baixo nível de controle possível; fluxo de trabalho; série de etapas; aquisição de outra empresa; mudança de estados.
	
	
	Processo como: fluxo de material; fluxo de trabalho; modernização do parque; atividades coordenadas; mudança de estados.
	
	
	Processo como: baixo nível de controle possível; fluxo de trabalho; série de etapas; atividades coordenadas; negociação salarial.
	
	
	Processo como: fluxo de material; fluxo de trabalho; série de etapas; atividades coordenadas; mudança de estados.
	
Explicação:
Processo é qualquer atividade ou conjunto de atividades que toma um input, adiciona valor a ele e fornece um output a um cliente específico (OLIVEIRA, 2000). Existem outras formas de classificar os processos, não somente por categorias. Podemos também classificar os processos como, considerandofluxo de material; fluxo de trabalho; série de etapas; atividades coordenadas; mudança de estados.
	
	
	
	
		
	
		6.
		A gestão por processos organizacionais difere da gestão por funções tradicionais em pelo menos três pontos:
	
	
	
	A responsabilidade é compartilhada por várias pessoas, prevalecendo a organização vertical. Avalia-se a eficácia dos processos. Os processos se mantêm sobre controle.
	
	
	Centrada nos processos críticos para o êxito do negócio, com independência das unidades funcionais envolvidas. A responsabilidade é compartilhada por várias pessoas, prevalecendo a organização vertical.
	
	
	Centrada nos processos críticos para o êxito do negócio, com independência das unidades funcionais envolvidas. Os processos se mantêm sobre controle.
	
	
	Centrada nos processos operativos ou administrativos que dependem de uma unidade funcional. Avalia-se a eficácia dos processos. Aprendizado esporádico do próprio setor.
	
	
	Centrada nos processos críticos para o êxito do negócio. Melhora permanente gradual e radical, de caráter proativo. Avalia-se a eficácia dos processos.
	
Explicação:
A organização é horizontal, existe a participação de todos , foco nos resultados, indpendencia  funcional.
	
	
	
	
		
	
		7.
		Rafael está participando do processo de implantação da gestão por Processos na organização em que trabalha. Para tal, deverá colaborar com a migração da visão funcional para a visão por processos. No atributo em que está trabalhando, ele identificou o seguinte resultado:
Visão Funcional - Gerência
Visão por Processos - Todos os Participantes 
Qual atributo Rafael está trabalhando?Foco 
	
	
	Que toma decisão  
	
	
	Estilo
	
	
	Relacionamento
	
	
	Orientação
	
Explicação:
Atributo - Visâo Funcional - Visão por Processos
Foco - Chefia - Cliente
Relacionamento - Cadeia de Comando - Cliente Fornecedor
Orientação - Hierarquia - Processo
Que toma decisão - Gerência - Todos os Participantes
Estilo - Autoritarismo - Participativo
Objetivo - Redução do Custo - Prevenção do Custo
	
	
	
	
		
	
		8.
		O termo atividade ou tarefa, dentro da definição de processo de negócio, é entendido como:
	
	
	
	Uma unidade racionalizada de trabalho executada dentro de um procedimento de trabalho, tendo que ser manual sem o uso de qualquer recurso tecnológico;
	
	
	Uma unidade econômica de trabalho executada dentro de um processo, que visa a redução do custo operacional e o amento da lucratividade;
	
	
	Uma unidade lógica de trabalho executada dentro de um processo sendo, sempre, automatizada por meio de recursos tecnológicos;
	
	
	Uma unidade lógica de trabalho executada dentro de um processo, podendo ser totalmente manual ou automatizada, com ou sem recursos tecnológicos;
	
	
	Uma unidade econômica de trabalho que, executada dentro de um procedimento de trabalho, que vise a redução do retrabalho pelo aumento da eficiência operacional.
	
Explicação:
A atividade ou tarefa é uma unidade lógica de trabalho, executado dentro de um processo, seja manual ou informatizado. A lucratividade depende de outros fatores. A redução ou a eliminação do retrabalho depende de estudos de racionalização do processo e não apenas da atividade ou tarefa.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.

Continue navegando