Buscar

Aula 1 Conceitos introdutórios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aula 1 - Conceitos introdutórios
Estatística Descritiva: que se preocupa com a organização e descrição dos dados experimentais. 
Estatística Indutiva: (Estatística Inferencial), que cuida da sua análise e interpretação, ou seja, tirar conclusões sobre populações com base nos resultados observados em amostras extraídas dessas populações.
Estatística Probabilística: representa o estudo de planejar jogadas ou estratégias de jogos de azar, bem como o risco e o acaso em eventos futuros.
POPULAÇÃO
E um conjunto de elementos sobre o qual se faz alguns estudos ou Inferência Estatística.
A Estatística não interessa concluir a respeito de unidades individuais de observação, mas sim de grupos, conjuntos ou agregados, porque seu objetivo e o estudo da chamada POPULAÇÃO, a qual pode ser finita ou infinita.
A população finita é aquela em que o número de unidades de observação pode ser contado e é limitado.
VARIÁVEIS
Em Estatística, variável é uma atribuição de um número a cada característica da unidade de observação, ou seja, é uma função matemática definida na população.
Variável Qualitativa ou Atributo: Quando uma característica ou variável é não numérica. Exemplos: Sexo, Religião, Naturalidade, Cor dos Olhos, Faixa Etária e etc.
Variáveis Quantitativas: podem ser discretas ou continuas. Exemplos: Quantidade de valores de notas de uma moeda. Duração de uma bateria de telefone celular.
Variáveis Quantitativas Discretas: podem assumir apenas determinados valores e resultam de uma contagem. Exemplos: Quantidade de valores de uma moeda: 1; 5; 10; 50; 100. Quantidade de sabores de refresco: tangerina, laranja, maracujá...
Variáveis Quantitativas Continuas: são aquelas cujo conjunto de valores possíveis é um intervalo de números reais, resultante de uma medição em qualquer grau de precisão. Exemplos: Duração de uma bateria de telefone celular: 60h,,46h 37min 12s ou 39h 13min (dependendo do tipo de bateria ou da sua utilização).
AMOSTRA
É um subconjunto, necessariamente finito, uma parte selecionada das observações abrangidas pela população, através da qual se faz um estudo ou inferência sobre as características da população.
A amostra é constituída por n unidades de observação e que deve ter as mesmas características da população. Essa coleta recebe o nome de amostragem que envolve pelo menos dois passos:
• Escolha das unidades
• Registro das observações
A amostragem pode ser sem reposição e com reposição; na amostragem sem reposição, normalmente utilizada nos trabalhos estatísticos, as unidades são selecionadas apenas uma vez na amostragem com reposição, seleciona-se as unidades mais de uma vez.

Continue navegando