Buscar

Avaliando Psicodiagnostico Av2


Continue navegando


Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201307602861)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Durante as entrevistas de devolução, no processo psicodiagnóstico, o psicólogo deve:
		
	 
	a) Realizar a comunicação verbal discriminada e dosificada ao paciente, a seus pais e ao grupo familiar, dos resultados obtidos no psicodiagnóstico;
	
	d) Transmitir o resultado de uma comunicação realizada, de forma linear, isto é, apenas do psicólogo para o paciente;
	
	b) Transmitir a informação dos resultados de cada teste aplicado ao longo do psicodiagnóstico;
	
	c) Observar apenas a resposta verbal dos pais do paciente ante a recepção da mensagem do psicólogo;
	
	e) Como a avaliação implica em depósitos no psicólogo de conteúdos adaptativos e doentes do paciente, não é preciso que se devolva ao examinado os aspectos absorvidos durante o processo, sendo a devolução uma etapa opcional do processo;
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201307706624)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O atestado psicológico tem como finalidade:
		
	
	Apresentar os resultados e as conclusões de uma Avaliação Psicológica
	
	Apresentar diagnóstico e/ou prognóstico, visando fornecer orientações, subsidiar decisões ou encaminhamentos.
	 
	Solicitar e justificar o afastamento e/ou dispensa do solicitante
	
	Apresentar resposta esclarecedora, no campo do conhecimento psicológico, através de uma avaliação técnica especializada, de uma questão-problema
	
	Justificar o acompanhamento psicológico.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201307668734)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Avalie os itens abaixo considerando as características da entrevista no psicodiagnóstico. I- As entrevistas clínicas semiestruturadas não seguem nenhum formato sistemático. II- A entrevista inicial permite estabelecer um bom rapport com o paciente para reduzir ao mínimo a possibilidade de bloqueios ou paralisações e criar um clima preparatório favorável à aplicação de testes. III- As entrevistas estruturadas são compostas por temas elaborados juntamente com o entrevistado.
		
	
	Apenas o item III está correto
	
	Apenas o item I está correto
	 
	Apenas o item II está correto
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	Todas as alternativas estão incorretas
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201307772425)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Cunha considera que, para se fazer uma indicação terapêutica adequada é preciso avaliar, além da motivação da pessoa, sua capacidade de estabelecer os seguintes aspectos:
		
	
	NRA
	
	Amplitude egóica e de sublimação
	
	Comunicação verbal e de entendimento
	 
	Aliança terapêutica e de insight
	
	Nível intelectual e de elaboração
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201307701031)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Jurema Cunha (2000) postula os fundamentos do psicodiagnóstico, afirmando que o plano de avaliação é estabelecido do seguinte modo:
		
	
	Por meio do exame clínico e dos resultados dos instrumentos aplicados na família;
	
	Por meio do exame clínico e dos resultados dos instrumentos aplicados na criança;
	
	Com base na sintomatologia defensiva do paciente;
	
	Com base nos dados das esferas psicosocioorgânicas;
	 
	Com base nas hipóteses iniciais estabelecidas no processo;
	
	
	
	
	1a Questão (Ref.:201307119347)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Quais são as particularidades que devem ser observadas quando o paciente chega com um encaminhamento solicitando a avaliação diagnóstica?
		
	
	Deve-se anexar o encaminhamento a avaliação diagnóstica para posterior investigação.
	
	Deve-se enviar para o profissional que originou um encaminhamento uma comunicação de que a pessoa está em atendimento.
	 
	Deve-se esclarecer quem o encaminhou, em que circunstâncias ocorreu o encaminhamento e quais as questões propostas para a investigação.
	
	O encaminhamento não influencia a condução da avaliação diagnóstica.
	
	É importante não entrar em contato com o profissional que fez o encaminhamento para que a opinião de tal profissional não contamine todo o processo de avaliação diagnóstica.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201307119275)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Durante a elaboração de um documento, considerando-se os aspectos éticos o psicólogo deve:
		
	
	Pautar-se única e exclusivamente pelas orientações do código de ética profissional mesmo que em algum momento entrem em conflito com outros instrumentos legais presentes em nossa sociedade como o estatuto da criança e do adolescente ou a constituição federal.
	
	Utilizar como modelo documentos antigos mudando apenas os dados de identificação do paciente a fim de facilitar a elaboração do mesmo.
	
	Elaborar o documento sem se preocupar com os instrumentos legais vigentes tendo em vista que o mesmo irá conter um parecer técnico e não um parecer legal.
	 
	Observar os demais instrumentos legais relacionados com a questão, referentes a prestação de serviços, direitos do cidadão, habeas data e direito da própria imagem (tais como o código do Consumidor, a Constituição Federal, o Estatuto da Criança e do Adolescente etc.), legislação específica relacionada à área de atuação do psicólogo e às questões abordadas no documento escrito, bem como Resoluções emanadas do Conselho Federal de Psicologia.
	
	Pautar-se única e exclusivamente pelas orientações do código de ética profissional ignorando resoluções emanadas pelo Conselho Federal de Psicologia.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201307119886)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	No que diz respeito ao exame do estado mental, há um consenso de que as principais alterações envolvem sinais e/ou sintomas nas seguintes áreas da conduta humana: atenção, sensopercepção, memória, orientação, consciência, pensamento, linguagem, inteligência, afetividade e conduta. Identifique, dentre as opções abaixo, aquela que define as funções da consciência.
		
	
	No que diz respeito ao exame do estado mental, há um consenso de que as principais alterações envolvem sinais e/ou sintomas nas seguintes áreas da conduta humana: atenção, sensopercepção, memória, orientação, consciência, pensamento, linguagem, inteligência, afetividade e conduta. Identifique, dentre as opções abaixo, aquela que define as funções da consciência.
	
	Aptidão do sujeito em elaborar conceitos, articula-los em juízos e, com base nisso, construir raciocínios de motod a solucionar com algum êxito os problemas com os quais se depara.
	
	Função psicológica que garante o elo temporal da vida psíquica, pois reflete o passado no presente e permite a perspectiva do futuro.
	
	Processo psíquico que permite captar as sensações, através dos receptores sensoriais e a transformação das mesmas em imagens mentais ou sensações no sistema nervoso central.
	 
	Reflete o estado de lucidez psíquica que permite a orientação temporo-espacial.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201307701008)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O psicólogo que trabalha em uma instituição que atende crianças, quando solicitado a realizar um psicodiagnóstico infantil, deve levar inicialmente em consideração os seguintes fatores principais para a organização do seu plano de avaliação:
		
	
	A capacidade das crianças em estabelecer relações interpessoais;
	 
	Os objetivos da avaliação e o contexto sociocultural das crianças;
	
	A forma de elaboração do laudo e o fator inteligência;
	
	A anamnese e a sequência da testagem a ser aplicada;
	
	Desenvolvimento familiar e os interesses das crianças pelas atividades;
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201307612787)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O paciente já vem com uma sintomatologia prévia, ou seja, vem trazendo um problema ou queixa principal como um sintoma explicitado e menos ansiogênico. Essa etapa pode ser complementada por ligação telefônica. Deste modo o psicólogo deve ser empático, respeitoso e acolhedor investigandoquem solicitou o encaminhamento, em quais circunstancias e quais questões devem ser investigadas:
		
	
	Devolutiva
	
	Subseqüente
	 
	Primeiro Contato
	
	Lúdica
	
	Sistêmica