Buscar

PROJETO PORQUÊ

Prévia do material em texto

PROJETO POR QUÊ? 
TURMA: MATERNAL 1B
PROFESSORA: GELCIANE ALMEIDA
DURAÇÃO: 2º SEMESTRE DE 2016
JUSTIFICATIVA
Por volta dos três e quatro anos de idade a criança desperta para a curiosidade de entender como as coisas acontecem.
Isso ocorre devido à construção da própria identidade, que acontece na infância, quando a criança passa a se descobrir, a ter noção do próprio “Eu”, da importância de sua existência, das coisas que consegue fazer, que vê ou que ouve.
A partir dessa descoberta, passa a perceber os fatos ao seu redor dando maior ênfase a como tudo acontece, ou seja, os porquês referentes à esses. Muitas vezes as crianças nos questionam repetidamente e emendam um porquê atrás do outro.
É importante que as pessoas em contato direto com a mesma devem ter paciência e respeito quanto às curiosidades do pequeno, ajudando-o a esclarecer suas dúvidas.
Essa curiosidade, a busca da compreensão do mundo é que a levará a fazer novas descobertas, aguçando sua percepção para o aprender.
Se a criança é podada pelo adulto, no momento em que faz perguntas, poderá perder o interesse, a vontade de descobrir coisas novas, ficando paralisada no seu processo de aprendizagem por medo ou insegurança.
 Segundo Almeida a esperança de uma criança, ao caminhar para a escola é encontrar um amigo, uma guia, um animador, um líder, alguém muito consciente e que se preocupe com ela e que a faça pensar, tomar consciência de si e do mundo e que seja capaz de dar-lhe as mãos para construir uma nova história e uma sociedade melhor (1987, p.195).
Uma boa forma de amenizar as perguntas é devolvê-las para que a própria criança tente explicar, ou utilizá-las em momentos que esta não queira obedecer. Quando diz que não quer comer a mãe poderá perguntar-lhe o porquê, se não quer tomar banho poderá também utilizar uma pergunta e, assim, mostrar que nem tudo pode acontecer da forma como ela deseja.
É relevante compreender que a criança precisa estar em um ambiente favorável ao seu crescimento e a Educação Infantil permite que a criança se desenvolva de forma espontânea e o professor se torna, na maioria das vezes, como se fosse alguém da família. Portanto é tão substancial que se entenda que o trabalho realizado em sala de aula vai muito além de apenas cuidar, o profissional procura formas pedagógicas para inserir os jogos e brincadeiras na educação de seus alunos, fazendo com que o conhecimento da criança evolua de livremente e de maneira satisfatória.
Ao perceber esta fase latente nos pequenos do maternal 1b, nasceu então o projeto porquê, que buscará através de experiências, atividades, pesquisas, atividades, suprir um pouco está curiosidade toda acerca do mundo e seus fenômenos.
OBJETIVO GERAL
Vivenciar experiências de aprendizagem buscando respostas para suas curiosidades.
OBJETIVOS ESPECIFICOS 
Descobrir as pequenas curiosidades acerca dos fenômenos naturais.
Aprimorar a linguagem oral.
Explorar o esquema corporal.
Experimentar situações de aprendizado através das experiências.
Participar de atividades que interagem histórias e músicas.
Desenvolver gosto por histórias, estimulando a imaginação, o lúdico, e o faz-de-conta.
Manusear diversos portadores de textos.
Identificar e quantificar números de 1 a 5.
Possibilitar o uso de diversos materiais a fim de desenvolver a criatividade, a imaginação e a coordenação motora.
Estimular a motricidade fina e ampla.
Desenvolver a percepção sensorial, experimentando diferentes sensações e sabores, e cheiros.
Explorar formas geométricas.
Participar de atividades de contato com a natureza.
PROCEDIMENTOS E ATIVIDADES
Brincadeiras de roda.
Experiências
Atividades com o corpo
Contato com a natureza
Exploração de materiais
Atividades com o nome
Exploração do livro “O Livro Dos Porquês E Outras Perguntinhas”
CULMINÂNCIA
Feira de ciências
BIBLIOGRAFIA 
O Livro Dos Porquês E Outras Perguntinhas
Katie Daynes, Usborne - Nobel

Continue navegando