Buscar

PROPULSÃO À JATO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Propulsão à Jato
Propulsão é o processo de alterar o estado de movimento ou de repouso de um corpo em relação a um dado sistema de referência. Propulsões são utilizadas para mover veículos espaciais, aviões, automóveis, trens, navios e etc.
O Laboratório Associado de Combustão e Propulsão (LCP) restringe suas pesquisas à propulsão aeroespacial - em particular à propulsão de satélites e à propulsão auxiliar de veículos espaciais - que são normalmente produzidas por pequenos foguetes acoplados ou por motores integrantes de suas próprias estruturas. Essa propulsão tradicional é chamada de “propulsão a jato” e é obtida pela reação fornecida a um veículo pela quantidade de movimento da matéria ejetada.
Figura 6 – Caça que utiliza motor de propulsão à jato.
Fonte: <http://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/propulsao-a-jato.html>.
Um motor que expele um jato rápido de algum fluido para gerar uma força de impulso é denominado Propulsão a Jato. Este princípio é explicado pela Terceira Lei de Newton, no qual toda força é resultado da interação física de dois corpos distintos ou até partes distintas de um mesmo corpo, isso significa que quando um corpo aplica força sobre outro, o primeiro corpo recebe uma força de mesma intensidade e direção, entretanto com sentido contrário.
“A propulsão a jato, literalmente e figurativamente, pode ser levada a sério com a invenção do foguete pelos chineses no século XI. Foguetes inicialmente foram destinados a simples fins, como no uso de fogos de artifício, mas gradualmente passaram a ser usados para propelir armamentos de grande efeito moral; neste ponto a tecnologia estagnou-se por séculos.” (Em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Motor_a_rea%C3%A7%C3%A3o>. Acesso em: 10 junho 2016).
Esta ampla definição de motor a jato inclui turbojatos, turbofans, foguetes e estatorreatores. Em geral, o termo refere-se a uma turbina a gás que expele um jato em alta velocidade, gerando empuxo e, com isto, gerando força propulsora para diversos usos.
“O primeiro motor a jato surgiu em Alexandria. Tratava-se de um invento rudimentar chamado eolípila, que consistia em um esfera oca, cheia de água, com 2 tubos curvados, que quando aquecida girava em torno do próprio eixo, aproveitando a propulsão causada pelo vapor.Com o avanço da tecnologia esse conhecimento gerou vários tipos de motor a jato. Aviões e foguetes usam esse mecanismo para atingirem altas velocidades em curtos espaços de tempo. Os fluídos usando para esse fim são os mais variados, entre eles: água, vapor, gás, ar e até mesmo fogo.” (Em: <http://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/propulsao-a-jato.html>. Acesso em: 13 junho 2016.)
http://www.lcp.inpe.br/Plone/LCP/linhas-de-pesquisa/propulsao-1
https://pt.wikipedia.org/wiki/Motor_a_rea%C3%A7%C3%A3o
http://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/propulsao-a-jato.html

Continue navegando