Buscar

Questões sobre Discurso e Narrativa

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201803931774)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	 Impossível dar cabo daquela praga. Estirou os olhos pela campina, achou-se isolado. Sozinho num mundo coberto de penas, de aves que iam comê-lo. Pensou na mulher e suspirou. Coitada de Sinhá Vitória, novamente nos descampados, transportando o baú de folha."O narrador desse texto mistura-se de tal forma à personagem que dá a impressão de que não há diferença entre eles. A personagem fala misturada à narração. Esse discurso é chamado:
		
	
	discurso indireto livre
	
	discurso do personagem
	 
	discurso indireto
	 
	discurso sem narrador
	
	discurso direto
  
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201803563710)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A polifonia é um dos elementos constitutivos da narrativa jurídica. Uma das formas de o advogado trazer para a narrativa a polifonia é introduzir em seu texto os discursos direto e/ou indireto. Na transposição do discurso direto para indireto, o profissional do direito precisa ficar atento a algumas técnicas específicas como, por exemplo, mudança dos tempos verbais. Assim, observe o seguinte discurso direto:
 
"Doutor Paulo, não posso confirmar o que não vi. Só estou sabendo agora que meu marido assassinou um homem", disse a esposa do acusado.
 
Transpondo-se corretamente o discurso direto acima para o discurso indireto, temos:
		
	
	Disse a esposa do acusado ao Doutor Paulo: que não podia confirmar o que não viu, pois que só estava sabendo hoje momento que seu marido assassinara um homem.
	
	A esposa do acusado ao Doutor Paulo que não poderá confirmar o que não tinha visto, uma vez que só está sabendo hoje que seu marido havia assassinado um homem.
	 
	A esposa do acusado disse ao Doutor Paulo que não podia confirmar o que não vira. Acrescentou ainda que só estava sabendo naquele momento que seu marido assassinara um homem.
	
	A esposa do acusado disse: Doutor Paulo, não posso confirmar o que não vi. Só estava sabendo naquele momento que seu marido assassinou um homem.
	
	Ao Doutor Paulo a esposa do acusado disse que não poderia confirmar o que não via. Declarou ainda que só estava sabendo neste momento que seu marido assassinara um homem.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201803931775)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	"Impossível dar cabo daquela praga. Estirou os olhos pela campina, achou-se isolado. Sozinho num mundo coberto de penas, de aves que iam comê-lo. Pensou na mulher e suspirou. Coitada de Sinhá Vitória, novamente nos descampados, transportando o baú de folha." O narrador desse texto mistura-se de tal forma à personagem que dá a impressão de que não há diferença entre eles. A personagem fala misturada à narração. Esse discurso é chamado
  
		
	
	discurso direto
	
	discurso explícito 
	
	discurso implícito
	 
	discurso indireto livre
	 
	discurso indireto
  
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201803563835)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	As várias vozes contidas em um texto é denominada:
		
	
	polissemia
	
	diálogo
	 
	polifonia
	
	paródia
	
	monólogo
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201803563655)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Sobre a NARRATIVA SIMPLES DOS FATOS, está correto o que se afirma em todas as opções, EXCETO em
		
	 
	É imparcial
	
	É uma narrativa sem compromisso de representar qualquer das partes
	
	Deve apresentar  fatos importante para a compreensão da lide
	 
	É uma narrativa marcada pelo compromisso de expor os fatos de acordo com a versão da parte que se representa em juízo
	
	Pode ser iniciada pela expressão "Trata-se do caso de..."

Continue navegando