Buscar

Avaliando Aprendizado 2 TGP

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201710898685)
	6a sem.: Jurisdição: a função jurisdicional e os conceitos básicos dos Juizados Especiais
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Referente à jurisdição, é INCORRETO afirmar:
		
	
	A função jurisdicional tem caráter substitutivo, busca solucionar os conflitos de interesses aplicando a lei ao caso concreto e pode produzir decisões definitivas e imutáveis.
	
	Em relação ao órgão que exerce a jurisdição ela pode ser civil, penal, trabalhista, militar, administrativa e eleitoral; no tocante à pretenção é superior ou inferior.
	
	Os juízes só podem prover a jurisdição dentro do território nacional, respeitados os limites de sua competência, que vem a ser a medida territorial da jurisdição.
	
	A jurisdição é obrigatória, ou seja, mesmo que não haja lei aplicável ao caso concreto, o juiz não poderá escusar-se de julgar invocando a lacuna, devendo fazê-lo com base na analogia, usos e costumes e princípios gerais de direito.
	
	A jurisdição é inafastável, isto é, a lei não pode excluir da apreciação do Poder Judiciário nenhuma lesão ou ameaça a direito.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201710898889)
	3a sem.: Teoria Geral do Processo
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Interesse __________, quando afeta um grupo de pessoas, representando a soma dos interesses individuais;
		
	
	Coletivo
	
	Individual
	
	Transcendental
	
	Difuso 
	
	Sindical
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201710898939)
	1a sem.: Jurisdição
	Pontos: 0,0  / 0,1   
	4) Em relação às formas de solução de conflitos, considere os seguintes princípios e características: I. A única forma de solução dos conflitos é através da atividade jurisdicional do Estado. II. O ordenamento jurídico admite, como regra, a solução dos conflitos através da autotutela. III. A jurisdição é o poder, função e atividade de aplicar o direito a um fato concreto pelos órgãos públicos destinados a tal, obtendo-se a justa composição da lide. IV. A jurisdição constitui atividade substitutiva do Estado para solução de conflitos e é exercida mediante provocação do interessado. Estão corretas as opções: 
		
	
	Todas estão corretas
	
	I e II
	
	III e IV
	
	I e IV
	
	II e III
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201710898380)
	2a sem.: Princípios constitucionais e infraconstitucionais do Direito Processual. A triologia estrutural do Direito Processual: jurisdição, ação e processo. A lei processual civil. Normas cogentes e não cogentes.
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Sobre o princípio do contraditório e da ampla defesa é verdadeiro afirmar:
		
	
	o contraditório, assegurado pela CRFB, dá oportunidade às partes de poder se manifestar em relação às alegações formuladas pela parte adversa, bem como produzir provas;
	
	o julgamento através sentença liminar, sem citação do réu, afronta o princípio do contraditório
	
	IV e V
	
	a concessão de tutela antecipada requerida pelo autor, sem ouvir o réu viola o princípio do contraditório e ampla defesa. 
	
	ele está disciplinado apenas em normas infraconstitucionais;
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201710898793)
	2a sem.: NORMAS E PRINCÍPIOS PROCESSUAIS
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	(TRT - 21ª Região (RN)/2015/ Juiz do Trabalho Substituto) Considerando os princípios gerais do processo civil, bem como a legislação atualmente aplicada, a doutrina e jurisprudência sobre o tema, assinale a alternativa correta: 
		
	
	As regras de direito processual são instrumentais às de direito material, razão pela qual alterações legislativas de natureza processual não se aplicam a processos futuros, mantendo-se para as pretensões deduzidas em juízo, a legislação processual vigente, ao tempo da propositura da demanda
	
	Cabe ao juiz decidir por equidade quando as normas de direito material impliquem em decisão injusta, segundo o seu entendimento.
	
	O legislador consagrou o princípio da livre apreciação da prova pelo magistrado, devendo este, no entanto, indicar, obrigatoriamente, na sentença, os motivos que lhe formaram o convencimento.
	
	O duplo grau de jurisdição é considerado prerrogativa processual da Fazenda Pública, incidindo automaticamente sempre que esta for parte processual.
	
	A inclusão do direito fundamental à razoável duração do processo, no texto constitucional, deu nova feição ao princípio do impulso oficial no âmbito do processo civil permitindo aos magistrados de forma ampla a liberdade de condução do processo, produzindo provas e conhecendo de ofício questões úteis à célere pacificação social através da prestação jurisdicional, ainda que não suscitadas pelas partes.

Continue navegando