Buscar

Objetivo da Orientação Profissional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

OBJETIVO
Segundo Boholasvsky (2007), a Orientação Vocacional
É um dos campos da e atividade dos cientistas sociais. Como tal, compreende uma série de dimensões ou ramos, que vão desde o aconselhamento na elaboração de planos de estudo até a seleção de bolsistas, quando o critério seletivo é a vocação. Portanto, constitui uma gama de tarefas, que inclui o pedagógico e o psicológico, em nível de diagnóstico, de investigação, prevenção e a solução da problemática vocacional. (BOHOSLAVSKY, p.1, 2007).
A escolha profissional é um processo pelo qual se vivencia para se ingressar no mundo profissional e no mercado de trabalho que inclusive é marcado por mudanças rápidas. Principalmente, para adolescentes por estarem em um momento de intensas modificações, aonde eles se sentem inseguros e com muitas dúvidas. Por isso surge a necessidade de procurar a orientação profissional. (KRAWULSKI, 1991).
Esse processo de escolha é marcado por ansiedade e medos, contudo, a orientação profissional tem o objetivo de auxiliar os adolescentes a lidar melhor com esses sentimentos promovendo o autoconhecimento e reflexão acerca da escolha profissional. Dessa forma, o jovem irá ter confiança na hora de se posicionar, já que essa decisão tem que baseada no desejo e nos objetivos que o mesmo projeta para o seu porvir. 
Silva e Soares (2001) confirmam que o objetivo da orientação profissional não é apenas a escolha de uma profissão e sim de um processo de amadurecimento de cada indivíduo, reconhecendo mais suas vontades, buscando suas escolhas com responsabilidade e conhecimento, no entanto, esse processo de intervenção não pode ser caracterizado como um processo terapêutico. A maior contribuição que é gerada é o autoconhecimento e o aprendizado de cada um (ALMEIDA E SILVA,2006).
Outro aspecto da orientação profissional diz respeito ao acesso a informações sobre cursos, mercado de trabalho, oportunidades, especializações, como também ao papel de auxiliar aos jovens a fazerem uma reflexão sobre a relevância do trabalho (KRAWULSKI, 1991).
Além disso, existem as influências externas nessa escolha, vindo por parte das pessoas significantes, principalmente da família, pois esta é o modelo de referência de qualquer pessoa, e que geralmente os pais depositam suas expectativas em cima desse púbere. Gerando assim, uma pressão que se transforma em angústia no momento decisivo. 
O adolescente, nesse momento, tanto enfrenta as mudanças de sua transição, da idade infantil para a adulta, como também a necessidade de uma escolha profissional, e é então que o trabalho da psicologia tem a competência de ajudar esse sujeito a enfrentar esses conflitos e dar-lhe um norte profissional. A orientação profissional tem o propósito pleno que essa escolha seja consciente, pois o dever do psicólogo é de auxiliar o jovem a reconhecer suas habilidades, necessidades, dificuldades, circunstâncias frente a essa decisão nessa fase da vida. 
“Portanto, quem escolhe não está somente escolhendo uma carreira. Está escolhendo “com o que” trabalhar, está definindo “para que” fazê-lo, está pensando num sentido para a sua vida, está escolhendo um” como”, delimitando um “quando” e “onde”, isto é, está escolhendo o inserir-se numa área específica da realidade ocupacional. “(BOHOSLAVSKY, 2007)
REFERÊNCIAS 
ALMEIDA, Fabiana Hilário de; SILVA, Lucy Leal Melo. Avaliação de um serviço de orientação profissional: a perspectiva de ex-usuários. 2006. Revista Brasileira de Orientação Profissional. v.7n.2 São Paulo dez. 2006.
BOHOSLAVSKY, R. Orientação vocacional: a estratégia clínica. São Paulo: Ed.Martins Fontes, 2007.
KRAWULSKI, E. A Orientação Profissional e o Significado do Trabalho. Dissertação de Mestrado - Pós-Graduação em Administração da UFSC, 1991.

Continue navegando

Outros materiais