Buscar

ÉTICA E CIDADANIA 01

Prévia do material em texto

1a Questão 
	
	
	
	Marque a alternativa CORRETA. Ao assumirmos que a ética é uma coisa humana e está fora do campo dos instintos, da natureza, do fisiológico, afirmamos também que ela é:
		
	
	nenhuma das alternativas está correta
	
	social e culturalmente construída 
	
	culturalmente construída mas sem relações sociais estabelecidas 
	
	possui relações sociais estabelecidas mas sem uma noção de cultura 
	
	social mas não culturalmente construída 
	
Explicação: 
A ética enquanto ciência investigativa dos valores morais é socialmente construída porque depende da vida em sociedade, da presença do outro na relação de convivência da observação dos valores e princípios previamente testados e aceitos, tudo isso passa pelo crivo das culturas, sendo capaz de sustentar que a ética está fora do campo dos instintos, da natureza, do fisiológico
	
	 
	Ref.: 201601646803
		
	
	 2a Questão 
	
	
	
	
	Marque a alternativa CORRETA. Como é conhecida a filosofia que foi desenvolvida entre os séculos I e VII a partir das Epístolas de São Paulo e do Evangelho de São João e pelos Padres da Igreja, isto é, os primeiros dirigentes espirituais e políticos do cristianismo, depois da morte dos apóstolos. 
		
	
	pré-socrática ou cosmológica 
	
	socrático ou antropológico 
	
	nenhuma das alternativas está correta
	
	patrística 
	
	medieval 
	
Explicação: 
Patrística é o nome dado à filosofia cristã dos três primeiros séculos, elaborada pelos Pais da Igreja, os primeiros teóricos ¿- daí "Patrística" ¿ e consiste na elaboração doutrinal das verdades de fé do cristianismo e na sua defesa contra os ataques dos pagãos e contra todos que eram contra, denominadas heresias
	
	 
	Ref.: 201601646801
		
	
	 3a Questão 
	
	
	
	
	Marque a alternativa CORRETA. É importante notar que nem todos os filósofos da fase pré-socrática ou cosmológica concordavam quanto as razões e motivos para determinar qual é o princípio eterno e imutável que está na origem da natureza e de suas transformações. Essa discordância refere-se a qual conceito: 
		
	
	ethos 
	
	nenhuma das alternativas está correta
	
	ética 
	
	sofismo 
	
	physis 
	
Explicação: 
Physis é uma palavra de origem grega. Deriva de um verbo, que significa fazer nascer, fazer brotar, fazer crescer, produzir. Os filósofos gregos pré-socráticos pregavam que Physis é o elemento primordial da Natureza, eterno e em perene transformação.
	
	 
	Ref.: 201601646806
		
	
	 4a Questão 
	
	
	
	
	Considerando o contexto em que se desenvolveu a Filosofia Medieval, as alternativas abaixo mencionam os temas sobre os quais tratava, EXCETO: 
		
	
	A diferença ou separação entre infinito (Deus) e finito (homem, mundo); 
	
	A diferença entre razão e fé (a primeira deve se subordinar à segunda); 
	
	A total impossibilidade de subordinação do poder temporal dos reis e barões ao poder espiritual de papas e bispos.
	
	A diferença e a separação entre corpo (matéria) e alma (espírito); 
	
	O universo como uma hierarquia de seres, onde os superiores dominam e governam os inferiores (Deus, serafins, querubins, arcanjos, anjos, alma, corpo, animais, vegetais, minerais); 
	
Explicação: 
A filosofia medieval foi desenvolvida na Europa durante o período da Idade Média (séculos V-XV). Vale lembrar que na Idade Média, a Igreja Medieval tinha grande força e, portanto, muito temas explorados pelos filósofos eram de ordem religiosa. Nesse momento, os grandes pontos de reflexão para os filósofos estavam associados com a figura divina, ou seja, a existência de Deus, a fé e a razão, a imortalidade da alma humana, a salvação, o pecado, a encarnação, a liberdade, dentre outros.
	
	 
	Ref.: 201602152850
		
	
	 5a Questão 
	
	
	
	
	O primeiro período da Escolástica é marcado pelo pensamento de Santo Agostinho e
		
	
	Platão
	
	Diógenes
	
	Antistenes
	
	Epicuro
	
	Aristóteles
	
Explicação: 
Escolástica, é uma das vertentes da filosofia medieval. Surgiu na Europa no século IX e permaneceu até o início da Renascimento, no século XVI; foi uma filosofia com base numa fundamentação cristã que esteve inspirada nos ideais dos filósofos como Santo Agostinho e Platão
	
	 
	Ref.: 201601658227
		
	
	 6a Questão 
	
	
	
	
	No período chamado pré-socrático ou cosmológico da filosofia não é aceita a ideia de uma criação a partir do nada. Qual era o nome dado ao princípio criador e regulador de tudo que se passa no cosmos então?
		
	
	Deus
	
	Forma
	
	Apeiron
	
	Physis
	
	Matéria
	
Explicação: 
Os filósofos pré-socráticos foram os primeiros sábios gregos a formular uma explicação racional para o mundo sem recorrer ao sobrenatural. Alguns aspectos comuns entre eles podem ser apontados: em primeiro lugar, eram estudiosos da natureza (physis).
	
	 
	Ref.: 201602136369
		
	
	 7a Questão 
	
	
	
	
	Entende-se por filosofia escolástica:
		
	
	Aquela desenvolvida por pensadores europeus, árabes e judeus, do século VIII ao século XIV)
	
	Aquela que se origina de um método de aprendizagem que nasceu escolas monásticas cristãs , de modo a conciliar a fé cristã com um sistema de pensamento racional
	
	Aquela que desconhece a fé cristã, se pautando portanto no conhecimento pagão
	
	Aquela que passa a conhecer o homem a partir da natureza
	
	Aquela que se apoia no ceticismo, a atitude filosófica que duvida da capacidade da razão humana para conhecer a realidade exterior 
	
Explicação: 
A escolástica nasceu nas escolas monásticas cristãs, de modo a conciliar a fé cristã com um sistema de pensamento racional, especialmente o da filosofia grega
	
	 
	Ref.: 201601658235
		
	
	 8a Questão 
	
	
	
	
	A busca dos filósofos pelo fundamento último de todas as coisas ou da realidade inteira acaba constituindo um conhecimento chamado de:
		
	
	Lógico
	
	Sistemático
	
	Ontológico
	
	Teológico
	
	Metafísico
	
Explicação: 
Metafísica é uma palavra com origem no grego e que significa "o que está para além da física". É uma doutrina que busca o conhecimento da essência das coisas. ... Para Aristóteles a metafísica é, simultaneamente, ontologia, filosofia e teologia, na medida em que se ocupa do ser supremo dentro da hierarquia dos seres.
	
	1a Questão 
	
	
	
	Existe um período que tem como marco a redescoberta de obras de Platão e de Aristóteles não conhecidas na Idade Média; tais obras passaram a ser lidas em grego e a receber novas traduções latinas, chama-se a este período de:
		
	
	Filosofia Contemporânea (de meados do século XIX aos nossos dias)
	
	Filosofia da Renascença (do século XIV ao século XV)
	
	Filosofia Patrística (século I ao VII)
	
	Filosofia do Racionalismo Clássico (final do século XVI e início do século XVII)
	
	Filosofia da Ilustração (meados do século XVIII ao começo do século XIX)
	
Explicação: 
A filosofia da Renascença se c ocupa o espaço entre a Idade Média e o Iluminismo; alguns eruditos estendem-na de 1350 até ao século XVI ou início do século XVII, justapondo-se à Reforma e à primeira era moderna. Esta mudança de hábitos e comportamentos, foi marcada pela descobertas de obras de Platão, de novas obras de Aristóteles e também pela recuperação das obras dos grandes autores gregos e romanos
	
	 
	Ref.: 201601646807
		
	
	 2a Questão 
	
	
	
	
	Marque a alternativa CORRETA. Como se chama o período que tem como marco a redescoberta de obras de Platão e de Aristóteles não conhecidas na Idade Média. 
		
	
	Ceticismo 
	
	CristianismoFilosofia da Renascença 
	
	nenhuma das alternativas está correta
	
	Filosofia Positivista 
	
Explicação: 
Entende-se por filosofia da Renascença o período da história da filosofia na Europa que, grosso modo, ocupa o espaço entre a Idade Média e o Iluminismo. Inclui o século XV; alguns eruditos estendem-na de 1350 até ao século XVI ou início do século XVII, justapondo-se à Reforma e à primeira era moderna
	
	 
	Ref.: 201601968632
		
	
	 3a Questão 
	
	
	
	
	A Filosofia Contemporânea, formada a partir do século XIX, apresenta novos objetos a serem discutidos. Das alternativas abaixo, qual NÃO corresponde ao período da Filosofia Contemporânea? 
		
	
	A cultura
	
	História e progresso
	
	Patrística e Escolástica
	
	Ideais políticos revolucionários
	
	Ciências e técnicas
	
Explicação: 
Patrística foi o primeiro período da filosofia medieval que permaneceu até o século VIII. Durante sete séculos, a filosofia esteve voltada para os ensinamentos dos ¿homens da Igreja¿ (teólogos, padres, bispos, etc.). Logo depois, surgiu a Escolástica no século IX. Esta permaneceu até o início do Renascimento, no século XVI.
	
	 
	Ref.: 201602152873
		
	
	 4a Questão 
	
	
	
	
	Qual é a linha de pensamento ou a atitude filosófica que duvida da capacidade da razão humana para conhecer a realidade exterior e o próprio ser humano?
		
	
	Ceticismo
	
	Epicurismo
	
	Kantismo
	
	Humanismo
	
	Espinozismo
	
Explicação: 
Ceticismo é qualquer atitude de questionamento para o conhecimento, fatos, opiniões ou crenças estabelecidas como fatos. Filosoficamente, é a doutrina da qual a mente humana não pode atingir certeza alguma a respeito da verdade.
	
	 
	Ref.: 201601646830
		
	
	 5a Questão 
	
	
	
	
	Considerando o contexto histórico do período conhecido como Renascimento, e o traço característico dessa época, em que o homem é valorizado e colocado no centro do Universo e defendido em sua liberdade e em seu poder criador e transformador, marque a alternativa CORRETA, que indica com qual outra influência o Renascimento se relacionava diretamente. 
		
	
	pessimismo teórico, também chamado de Ceticismo 
	
	nenhuma das alternativas anteriores
	
	Cristianismo 
	
	Filosofia Moderna ou Grande Racionalismo Clássico 
	
	Humanismo 
	
Explicação: 
O humanismo foi um movimento intelectual iniciado na Itália no século XIV com o Renascimento e difundido pela Europa, rompendo com a forte influência da Igreja e do pensamento religioso da Idade Média; tinha como sentido valorizar a condição humana acima de tudo
	
	 
	Ref.: 201601646834
		
	
	 6a Questão 
	
	
	
	
	Marque a alternativa CORRETA. Como é conhecida a atitude filosófica que duvida da capacidade da razão humana para conhecer a realidade exterior e o próprio ser humano. 
		
	
	pessimismo teórico, também chamado de Ceticismo 
	
	Filosofia Moderna 
	
	Humanismo 
	
	nenhuma das alternativas está correta
	
	Cristianismo 
	
Explicação: 
Chama-se pessimismo teórico ou ceticismo a doutrina segundo a qual o espírito humano não pode atingir nenhuma certeza a respeito da verdade, o que resulta em um procedimento intelectual de dúvida permanente e na abdicação, por inata incapacidade, de uma compreensão metafísica, religiosa ou absoluta do real
	
	 
	Ref.: 201602026943
		
	
	 7a Questão 
	
	
	
	
	Sobre as concepções éticas, é INCORRETO afirmar que: 
		
	
	com os iluministas, a moral se torna laica, secularizada
	
	a moral iluminista defendia a formação de uma moral religiosa
	
	para Karl Marx, apenas em sociedades fraternas é possível o surgimento de uma moral autêntica
	
	para Kant, o agir moralmente sena consciência do dever
	
	Nietzsche critica toda a moral cristã
	
Explicação: 
A linha filosófica iluminista se caracterizava pelo empenho em usar a razão como crítica e guia a todos os campos da experiência humana. Nesse sentido, pretendia levar as luzes às trevas através da razãoda, isso facilitaria a saída dos homens do estado de minoridade ou de sua incapacidade para utilizar o próprio intelecto sem a orientação de outro, por isso tece como objetivos a fé na razão e a valorização da ciência
	
	 
	Ref.: 201601646815
		
	
	 8a Questão 
	
	
	
	
	Considere a linha de pensamento advinda da leitura de três diálogos de Platão, isto é, Banquete, Fédon e Fedro, das obras dos filósofos neoplatônicos e da descoberta do conjunto de livros do hermetismo ou de magia natural, que se acredita que vieram do Egito, tendo sido escritos séculos antes de Moisés e de Platão e que foram ditados por deuses a seus filhos humanos. Marque a alternativa CORRETA que indica a qual filosofia essa grande linha de pensamento pertence
		
	
	Filosofia da Renascença 
	
	nenhuma alternativa está correta
	
	Filosofia Positivista 
	
	Ceticismo 
	
	Cristianismo 
	
Explicação: 
A filosofia da Renascença é o período da história da filosofia na Europa que ocupa o espaço entre a Idade Média e o Iluminismo. A volta aos clássicos no Renascimento apresenta dois aspectos: a tradução de textos que foram esquecidos durante séculos e a recuperação da ciência grega, especialmente as contribuições de Arquimedes, Pitágoras e Euclides. Este renascer do mundo clássico foi além dos interesses pela cultura e pela ciência, pois os filósofos do Renascimento tentavam criar uma ordem baseada no ser humano como eixo central (o antropocentrismo) em oposição ao teocentrismo medieval.
	1a Questão 
	
	
	
	Considerando a alegoria da Caverna, construída por Platão, marque a alternativa CORRETA que indica a que significado correspondem os grilhões e as correntes: 
		
	
	a verdade 
	
	O mundo de aparências em que vivemos 
	
	o filósofo
	
	nossos preconceitos e opiniões, nossa crença de que o que estamos percebendo é a realidade 
	
	as coisas que percebemos 
	
Explicação: 
No Mito da caverna, o simbolismo representado por grilhões e correntes representa tudo aquilo que mantém os indivíduos presos àquela determinada realidade, ou seja, dogmas religiosos ou científicos, a tradição ou a própria ignorância do ser humano, que se nega a aceitar mudanças. Em outras palavras, representa tudo que mantém as pessoas conformadas com a suposta realidade.
 
	
	 
	Ref.: 201602136387
		
	
	 2a Questão 
	
	
	
	
	"O imperativo categórico é, portanto só um único, que é este: Age apenas segundo uma máxima tal que possas ao mesmo tempo querer que ela se torne lei universal." (KANT, Immanuel. Fundamentação da metafísica dos costumes. Trad. de Paulo Quintela. Lisboa: Edições 70, 1995. p. 59.) Segundo essa formulação do imperativo categórico por Kant, uma ação é considerada ética quando: 
		
	
	Está subordinada à vontade de Deus, que preestabelece o caminho seguro para a ação humana
	
	É determinada pela lei da natureza, que tem como fundamento o princípio de auto-conservação
	
	Ajusta os interesses egoístas de uns ao egoísmo dos outros, satisfazendo as exigências individuais de prazer e felicidade
	
	Privilegia os interesses particulares em detrimento de leis que valham universal e necessariamente
	
	A máxima que rege a ação pode ser universalizada, ou seja, quando a ação pode ser praticada por todos, sem prejuízo da humanidade
	
Explicação: 
Segundo Kant, a capacidade que o homem tem de diferenciar o certo do errado é inata, ou seja, já nasce com ele. Sendo assim, a moral humana independe da experiência, pois já nascemos com ela. Sendo anterior à experiência, ela é ¿formal¿, ou seja, vale para todas as pessoas, onde quer que elas estejam. O imperativo categórico ouda moralidade, determina a ação independentemente do fim a atingir e tem como fundamento a consciência moral. O imperativo moral é categórico (e não hipotético ) sem qualquer condição. Segundo esse entendimento, a máxima que rege a ação pode ser universalizada, ou seja, quando a ação pode ser praticada por todos, sem prejuízo da humanidade
	
	 
	Ref.: 201601646965
		
	
	 3a Questão 
	
	
	
	
	Segundo Imannuel Kant, por natureza, somos egoístas, ambiciosos, destrutivos, agressivos, cruéis e, por isso, precisamos do dever para nos tornarmos seres morais. Assim, surgem o imperativo categórico (fórmula geral, lei moral interior) e as máximas morais. Marque a alternativa que NÃO representa uma Máxima Moral.
		
	
	Age como se a máxima de tua ação devesse servir de lei universal para todos os seres racionais. 
	
	Age de tal maneira que trates a humanidade, tanto na tua pessoa como na pessoa de outrem, sempre como um fim e nunca como um meio; 
	
	Age como se a máxima de tua ação devesse ser erigida por tua vontade em lei universal da natureza; 
	
	nenhuma das alternativas está correta
	
	Age de tal maneira que a humanidade seja um meio para atingir os fins desejados. 
	
Explicação: 
Para Kant, imperativo categórico é o dever que toda pessoa possui de agir conforme princípios os quais considera que seriam benéficos caso fossem seguidos por todos ... Uma de suas máximas encontraria respaldo na afirmativa: "Age de tal forma que uses a humanidade, tanto na tua pessoa, como na pessoa de qualquer outro, sempre e ao mesmo tempo como fim e nunca simplesmente como meio."
	
	 
	Ref.: 201602152899
		
	
	 4a Questão 
	
	
	
	
	Na Idade Media como era definida vida ética do cristão? Por sua relação amistosa com seus parentes
		
	
	Por sua relação amistosa com seus parentes
	
	Pela sua relação respeitosa com seus superiores
	
	Pela sua relação espiritual e interior com seus amigos
	
	Pela sua relação espiritual e interior com Deus
	
	Pela relação respeitosa com os cidadãos
	
Explicação: 
Á ética cristã na idade média se traduz pelo sistema de valores morais associado ao cristianismo histórico e que retira dele a sustentação teológica e filosófica de seus preceitos, operando a partir de pressupostos e conceitos que acredita estarem revelados nas escrituras sagradas por único Deus verdadeiro. São estes: 
 
	
	 
	Ref.: 201602136381
		
	
	 5a Questão 
	
	
	
	
	O Cristianismo nasce como religião de indivíduos que não se definem por seu pertencimento a uma nação ou estado, mas por sua fé em um único e mesmo Deus. Pergunta-se então: Como podemos entender a Ética cristã?
		
	
	Podemos entende-la baseada em princípios relacionados a todos os profetas que antecederam a Cristo
	
	Podemos entende-la baseada em princípios única e exclusivamente pagãos 
	
	Podemos entende-la baseada em princípios relacionados a princípios monásticos imutáveis
	
	Podemos entende-la baseada em princípios ligados à doutrina de Maomé
	
	Podemos entende-la baseada em princípios relacionados à fé cristã e à palavra de Deus
	
Explicação: 
Ética cristã se acha relacionada aos princípios estabelecidos e considerados pela Igreja Católica, com o objetivo de tornar os ensinamentos da Igreja como padrões para agir na sociedade, nos relacionamentos interpessoais e na vida particular
	
	 
	Ref.: 201602026945
		
	
	 6a Questão 
	
	
	
	
	Considerando a alegoria da Caverna, construída por Platão, marque a alternativa CORRETA "que indica o que representa o instrumento que liberta o prisioneiro rebelde e com o qual ele deseja libertar os outros prisioneiros.. 
		
	
	a Filosofia 
	
	as coisas que percebemos 
	
	nossos preconceitos e opiniões, nossa crença de que o que estamos percebendo é a realidade 
	
	a verdade
	
	o mundo de aparências em que vivemos 
	
Explicação: 
O Mito da caverna propõe uma visão além das aparências. A Filosofia, criada pelos gregos, pode ser considerada o início do conhecimento racional no mundo ocidental e para a alegoria representa simbolicamente o instrumento que liberta o prisioneiro rebelde e com o qual ele deseja se libertar dos outros prisioneiros
	
	 
	Ref.: 201602152895
		
	
	 7a Questão 
	
	
	
	
	A lei divina define quatro virtudes principais, ou cardeais, das quais todas as outras dependem: Quais são essas virtude?
		
	
	Fortaleza; Justiça; Temperança; Prudência
	
	Caridade, Justiça, Prudência e Temperança
	
	Fé, Temperança, Caridade e Fortaleza
	
	Prudência, Caridade, Fé e Esperança
	
	Temperança, Bonança, Fortaleza e Caridade
	
Explicação: 
As virtudes cardeais são quatro: a prudência (originalmente ¿sapientia¿ que em latim significa conhecimento ou sabedoria), dispõe a razão para discernir em todas as circunstâncias o verdadeiro bem e a escolher os justos meios para o atingir, a temperança, a fortaleza e a justiça, pois é dela que brota a paz
	
	 
	Ref.: 201601646931
		
	
	 8a Questão 
	
	
	
	
	Considerando a alegoria da Caverna, construída por Platão, marque a alternativa CORRETA que indica quem representa simbolicamente o prisioneiro que se liberta e sai da caverna: 
		
	
	o filósofo 
	
	nossos preconceitos e opiniões, nossa crença de que o que estamos percebendo é a realidade 
	
	a verdade
	
	as coisas que percebemos 
	
	o mundo de aparências em que vivemos 
	
Explicação: 
O prisioneiro do Mito é simbolicamente representado pelo filósofo que se liberta de um conflito interno entre duas forças que se encontram em sua alma: o hábito ou acomodação e a curiosidade que o estimula a buscar algo além de si mesmo.
	1a Questão 
	
	
	
	Marque a alternativa CORRETA que indique a qual conceito se refere a capacidade para avaliar e pesar as motivações pessoais, as exigências feitas pela situação, as consequências para si e para os outros, a conformidade entre os meios e os fins, a obrigação de respeitar o estabelecido ou de transgredi-lo 
		
	
	moral 
	
	ética 
	
	consciência moral 
	
	fins éticos 
	
	nenhuma das alternativas está correta.
	
Explicação: 
O termo consciência, sob o ponto de vista moral é uma habilidade, capacidade, intuição, ou julgamento do intelecto que distingue o certo do errado. Portanto a consciência moral pode ser entendida como a capacidade dos indivíduos raciocinarem em função dos juízos morais, tornando-se capazes de refletir sobre valorese normas sociais 
	
	 
	Ref.: 201601646993
		
	
	 2a Questão 
	
	
	
	
	1. Considerando que o sujeito moral ou pessoa moral só pode existir se preencher as condições abaixo, marque a alternativa CORRETA, que indica a qual dessas condições corresponde a seguinte sentença: reconhecer-se como o autor da ação, tiver a capacidade de avaliar os efeitos e as consequências sobre si e sobre os outros, assumir a ação e as consequências, respondendo por elas. 
		
	
	Ser consciente de si e dos outros 
	
	Ser dotado de vontade 
	
	Ser responsável 
	
	Ser livre 
	
	nenhuma das alternativas está correta
	
Explicação: 
Ser responsável consiste em nos reconhecermos como agente consciente pela capacidade que temos para avaliar os efeitos e as consequências sobre si e sobre os outros de determinadas ações 
	
	 
	Ref.: 201601646996
		
	
	 3a Questão 
	
	
	
	
	1. Considerando que o sujeito moral ou pessoa moral só pode existir se preencher as condições abaixo, marque a alternativa CORRETA, que indica a qual dessas condições corresponde a seguinte sentença: não estar submetido a nenhum dos poderes externos que o forcem a sentir, querer e a fazer algumacoisa. 
		
	
	Ser responsável 
	
	nenhuma das alternativas está correta
	
	Ser livre 
	
	Ser dotado de vontade 
	
	Ser consciente de si e dos outros 
	
Explicação: 
Ser livre significa ppossuir o direito de agir segundo o próprio livre arbítrio; sendo assim, a lo indivíduo não se acha submetido a nenhum dos poderes externos que o forcem a sentir, querer e a fazer determinada coisa.
	
	 
	Ref.: 201601646979
		
	
	 4a Questão 
	
	
	
	
	Considerando que o sujeito moral ou pessoa moral só pode existir se preencher as condições abaixo, marque a alternativa CORRETA, que indica a qual dessas condições corresponde a seguinte sentença: capaz de refletir e de reconhecer a existência dos outros como sujeitos éticos iguais a si. 
		
	
	Ser responsável 
	
	Ser livre 
	
	Ser consciente de si e dos outros 
	
	Ser dotado de vontade 
	
	nenhuma das alternativas está correta
	
Explicação: 
Somente a capacidade de raciocinar nos leva à reflexão e a consequente aplicação de princípios e normas, portanto a consciência é própria dos seres pensantes. Ser consciente de si e dos outros, ter capacidade para refletir e reconhecer a existência dos outros como sujeitos éticos iguais a si. é competência apenas dos ser humano enquanto sujeito moral 
	
	 
	Ref.: 201601647010
		
	
	 5a Questão 
	
	
	
	
	Considerando a ética, marque a alternativa CORRETA que indica a qual conceito se refere a seguinte frase: aquele que consegue controlar seus impulsos, inclinações, paixões, reflete consigo e com os outros o sentido dos valores e dos fins estabelecidos, questiona se devem e como devem ser respeitados ou transgredidos por outros valores e fins superiores aos existentes e faz avaliações sobre a sua própria capacidade de criar para si mesmo as regras de conduta. 
		
	
	ativo ou virtuoso
	
	passivo
	
	nenhuma das alternativas está correta
	
	neutro
	
	regulador
	
Explicação: 
O controle dos nossos impulsos é fundamental para que se possa desenvolver um comportamento pautado na ética. O conceito de virtuoso nos leva a acreditar que a ética está intimamente precisa de elementos ligada ao bem, ao correto. Dessa forma, o indivíduo precisa agir, ser ativo e dotado de qualidades positivas (ser virtuoso) para que possa alcançar a harmonia e o equilíbrio nas suas relações sociais
	
	 
	Ref.: 201601647007
		
	
	 6a Questão 
	
	
	
	
	Considerando a ética, marque a alternativa CORRETA que indica a qual conceito se refere o seguinte frase: é aquele que se deixa governar e arrastar por seus impulsos, inclinações e paixões, pelas circunstâncias, pela boa ou má sorte, pela opinião alheia, pelo medo dos outros, pela vontade de um outro, não exercendo sua própria consciência, vontade, liberdade e responsabilidade. 
		
	
	ativo
	
	nenhuma alternativa está correta
	
	passivo
	
	neutro
	
	regulador
	
Explicação: 
O que é passividade: Permitir que o tempo passe, sem participar como agente de construção; caracteriza-se por uma ausência ou reduzida vontade de agir e também por uma fraca capacidade de reação. Passivo é aquele indivíduo que nada faz para modificar o que está a sua volta
	
	 
	Ref.: 201601646985
		
	
	 7a Questão 
	
	
	
	
	Considerando que o sujeito moral ou pessoa moral só pode existir se preencher as condições abaixo, marque a alternativa CORRETA, que indica a qual dessas condições corresponde a seguinte sentença: capaz de controlar e orientar desejos, impulsos, tendências, paixões, sentimentos para conformá-los com as normas e valores ou virtudes reconhecidas pela consciência moral e de capacidade para deliberar e decidir entre as alternativas possíveis.
		
	
	Ser dotado de vontade 
	
	nenhuma das alternativas está correta
	
	Ser consciente de si e dos outros 
	
	Ser responsável 
	
	Ser livre 
	
Explicação: 
O sujeito ético ou moral, isto é, a pessoa, só pode existir se preencher as seguintes condições: a- ser consciente de si e dos outros, isto é, reconhecer as pessoas como sujeitos éticos também. b- ser dotado de vontade, ou seja, capaz de controlar e orientar desejos.
	
	 
	Ref.: 201601647000
		
	
	 8a Questão 
	
	
	
	
	Considerando a ética, marque a alternativa CORRETA que indique a relação adequada entre conduta ética, meios e fins: 
		
	
	nenhuma das alternativas está correta.
	
	Os fins éticos justificam quaisquer meios
	
	Os fins de qualquer ordem, justificam os meios 
	
	Os meios éticos podem levar a fins nem sempre éticos 
	
	No caso da ética, nem todos os meios são justificáveis. Isso quer dizer que fins éticos exigem meios éticos. 
	
Explicação: 
A ética pressupõe um conjunto de valores e princípios baseados na boa moral, isto significa que, para que se atinja a finalidade ética do bem, do justo, do certo, é necessário que se empregue meios éticos
	
	1a Questão 
	
	
	
	Considerando a ética, o dever é o acordo pleno entre nossa vontade subjetiva individual e a totalidade ética ou moralidade. Cada sociedade definirá os valores e vícios e o indivíduo deverá se colocar de acordo com as regras morais de sua cultura. Nesse sentido, marque a alternativa CORRETA que indica quando as sociedades podem entrar em declínio: 
		
	
	quando as vontades subjetivas individuais e a vontade objetiva institucional estão em sintonia 
	
	quando o antigo acordo entre as vontades subjetivas individuais e a vontade objetiva institucional rompe-se 
	
	quando o antigo acordo entre as vontades subjetivas individuais e a vontade objetiva institucional mantem-se 
	
	quando as vontades subjetivas individuais estão harmonizadas com a vontade objetiva institucional 
	
	nenhuma alternativas está correta
	
Explicação: 
Cada sociedade definirá os valores e vícios e o indivíduo deverá se colocar de acordo com as regras morais de sua cultura; assim, para que exista uma norma a ser seguida pelos memvros de uma mesma sociedade, é necessário que exista um pacto social, um acordo entre as vontades subjetivas e a vontade estabelecida institucional, caso  as regras sejam quebradas, o pacto se rompe pu entra em decl[inio
	
	 
	
	 2a Questão 
	
	
	
	
	Considerando Espinosa, importante filósofo holandês do século XVII, e sua afirmação de que o afeto ou o sentimento é constitutivo da relação de nossa alma com nosso corpo. Marque a alternativa CORRETA que indica a qual paixão, chamada por ele de originais ou primitivas, corresponde a seguinte descrição: dá origem às paixões do amor, da devoção, da esperança, da segurança, do contentamento, da misericórdia, da glória. 
		
	
	Tristeza 
	
	Depressão 
	
	Desejo 
	
	nenhuma alternativa está correta
	
	Alegria 
	
Explicação: 
A alegria, segundo Spinosa, não precisa de uma causa exterior, muito menos de uma causa. O motivo da alegria, quando existe, é apenas um impulsionador, que nos leva a uma experiência muito maior: a potência de viver.
	
	 
	
	 3a Questão 
	
	
	
	
	Considerando a distinção trazida por Espinosa, sobre o bom e o mal, marque a alternativa CORRETA sobre como ESTE FILÓSOFO conceitua o que ele chama de bom: 
		
	
	nenhuma das alternativas está correta
	
	o bom é o útil para o crescimento de nossa riqueza 
	
	o bom é o que não é útil para o crescimento do nosso ser 
	
	o bom é o útil para o crescimento do nosso ser 
	
	o bom é o útil apenas para o crescimento do nosso intelecto 
	
Explicação: 
Considera-se bom aquilo que aumenta ou favorece a nossa potência de agir, e mau, o que a diminui ou impede; não conhecemos o bom e o mau a não ser pelo sentimento de alegria ou de tristeza de que estamosconscientes. Como a potência de agir é o que abre o poder de ser afetado ao maior número de coisas, é bom aquilo que dispõe o corpo a que possa ser afetado por um número maior de formas ou então aquilo que mantém a relação de movimento e de repouso que caracteriza um corpo. Em todos esses sentidos, o bom é o últil, e o mau, o nocivo
	
	 
	
	 4a Questão 
	
	
	
	
	Segundo Espinosa, por convivermos com outros seres humanos que buscam igualmente o bom-útil, podemos ver nessa busca de todos pelo bom, obstáculos para a satisfação dos nossos desejos. Marque a alternativa CORRETA que indica a possível consequência dessa busca de todos pelo bom-útil: 
		
	
	nenhuma das alternativas está correta
	
	conflito de interesses 
	
	amizade 
	
	consenso 
	
	união 
	
Explicação: 
O obstáculo para todos aqueles que buscam o bom-útil é o conflito de interesses, capaz de desestabilizar nossas ações e nossos próprios objetivos
	
	 
	
	 5a Questão 
	
	
	
	
	Embora toda ética seja universal do ponto de vista da sociedade que a institui (universal porque seus valores são obrigatórios para todos os seus membros), está em relação com o tempo e a História, transformando-se para responder a exigências novas da sociedade e da Cultura, pois somos seres históricos e culturais e nossa ação se desenrola no tempo. (Convite à Filosofia. Chauí, Chauí- Ed. Ática, São Paulo, 2000). Sendo assim, assinale a resposta correta:
		
	
	Quem vai de encontro à ética não apenas subverte valores mas consegue agir em favor da cidadania
	
	Quem age com ética age contrário aos valores moralmente aceitáveis pela sociedade
	
	Quem conhece a ética é porque desconhece os valores morais
	
	Quem não age com ética não merece ser respeitado
	
	Quem age com ética é porque conhece os valores imprescindíveis à boa conduta
	
Explicação: 
O exercício da ética pressupõe o conhecimento e a aplicabilidade dos valores morais, sem os quais tal prática se torna impossível de ser colocada em ação
	
	 
	
	 6a Questão 
	
	
	
	
	Marque a alternativa INCORRETA. A virtude é aquilo que dá sentido... 
		
	
	ao nosso egoísmo 
	
	às nossas frustrações 
	
	às nossas buscas por autonomia 
	
	a nossa busca por autoconhecimento
	
	nenhuma das alternativas está correta 
	
Explicação: 
A virtude é aquilo que nos impulsiona e nos remete ao bem, dando sentido a nossa existência, enquanto o egoísmo nos torna falhos e vulneráveis
	
	 
	
	 7a Questão 
	
	
	
	
	Qual foi o filósofo que afirmou ¿ só é possível implantar a moral aberta quando a moralidade vigente está em crise, quando é percebida pelos membros da sociedade como extremamente opressora e repressora¿?
		
	
	Sartre
	
	Hegel
	
	Kant
	
	Nietzsche
	
	Bergson
	
Explicação: 
Friedrich Hegel (1770-1831) foi um filósofo alemão. Um dos criadores do sistema filosófico chamado idealismo absoluto; precursor da filosofia continental e do marxismo,acreditava que a moral aberta poderia ser implementada quando a moralidade vigente estivesse em crise
	
	 
	
	 8a Questão 
	
	
	
	
	Considerando Espinosa, importante filósofo holandês do século XVII, e sua afirmação de que o afeto ou o sentimento é constitutivo da relação de nossa alma com nosso corpo. Marque a alternativa CORRETA que indica a qual paixão, chamada por ele de originais ou primitivas, corresponde a seguinte descrição: conforme este se combine com a alegria ou com a tristeza, desencadeia a gratidão, a glória, a benevolência, a cólera, a crueldade, a vingança, a ambição, o temor, a ousadia, a luxúria, a avareza, etc. O desejo pode exprimir a diminuição ou aumento de nossa força de existir. 
		
	
	nenhuma alternativa está correta
	
	Tristeza 
	
	Desejo 
	
	Alegria 
	
	Depressão 
	
Explicação: 
Para Spinosa o desejo é a base de todos os sentimentos humanos;  quando o desejo aumenta, Espinosa chama isso de alegria; quando o desejo é constrangido pelo exterior, ele chama de tristeza. Estes dois afetos são os geradores de todos os outros que sentimos: amor, ódio, inveja, contentamento...

Continue navegando