Buscar

Ciclo de Krebs

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ciclo de Krebs 
Oxidação de matéria orgânica para retirada de elétrons.
Conversão do piruvato em acetil CoA => Saida do CO2 e entrada da CoA. A molécula de CO2 sai, liberando energia, essa energia torna possível a entrada da CoA. Compostos intermediários transferem elétrons para o nad+, transformando-o em NADH+H+.
 O acetil CoA (2C) é ligado ao oxalacetato (4C), formando o citrato (6C). A CoA sai liberando energia para que aconteça essa união.
O CITRATO libera uma molécula de água, transformando-o em ACONITATO, logo depois a molécula de água volta, mas em posição diferente, formando o ISOCITRATO. Isso acontece para a trocar a hidroxila do carbono 3 para o carbono 4, para que seja possível a saída de uma molécula de CO2.
Uma molécula de Co2 é retirada do carbono 3, e os hidrogênios do carbono 4 são transferidos para um NAD+ formando um Nadh+H e formando α-CETOGLUTARATO. 
Um CO2 sai da molécula de α-CETOGLUTARATO e a energia liberada permite a entrada de uma CoA, e formando mais um NADH e transformando a molécula em SUCCINIL CoA.
SUCCINIL CoA perde a CoA formando o SUCCINATO, a energia liberada na saída do CO2 permite transferir um fosfato inorgânico para um GDP o transformando em GTP, depois o GTP transfere o fosfato para um ADP formando um ATP.
Ocorre a transferência de hidrogênios do SUCCINATO para uma molécula de FAD, formando FADH2 e ficando uma molécula de FUMARATO.
Há entrada de H2O na molécula de FUMARATO formando uma molécula de MALATO.
É transferidos hidrogênios do carbono 2 para formação de mais um NADH+H e transformando a molécula de MALATO em OXALACETATO.
2 carbonos entram no ciclo e 2 saem.
Produção de 4 NADH, 1 FADH e 1 ATP.
TUDO EM DOBRO>> 2 moléculas de piruvato.

Outros materiais