Buscar

Recrutamento e Selecao Aula_07

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
PROF. VALERIA BELLAS
Rio de Janeiro, 13 de Julho de 2011
*
*
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
Rio de Janeiro, 13 de Julho de 2011
Aula 7 
Visão Global do Processo de 
Recrutamento e Seleção
*
*
	
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
Ao final da aula, você deverá ser capaz de: 
1. Estabelecer uma visão integrada do processo de recrutamento e seleção, identificando suas principais etapas.
2. Compreender o papel do Selecionador em cada uma dessas etapas.
*
*
	
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
*
*
	
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
Agora veremos o fluxo completo de recrutamento e seleção, propiciando uma visão integrada e global do processo com suas principais etapas, incluindo os procedimentos que estarão a cargo do Selecionador em cada uma delas:
Abertura da vaga  
Inicia-se o processo de recrutamento e seleção devido à necessidade de substituição ou aumento de quadro de pessoal. Nesse momento deverá ser registrada a oportunidade – controle de vaga – pelo Selecionador em sistema/planilha de controle específico.
Definição do perfil 
É feito o preenchimento da requisição de pessoal (RP) pelo requisitante, com todos os dados relevantes e o CHA – Conhecimentos, Habilidades e Atitudes considerados imprescindíveis e desejáveis ao cargo. Neste momento o Selecionador deverá entender-se com o requisitante sobre os detalhes do perfil do cargo e as expectativas em relação ao processo.
*
*
	
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
Definição da forma de recrutamento 
Neste momento o Selecionador deverá definir a opção pelo recrutamento externo, interno ou misto. Conforme citado anteriormente, essa definição levará em consideração a política da empresa, dificuldades de captação pela complexidade do cargo, urgência da vaga, necessidade de oxigenação, entre outros.
fluxo completo de recrutamento e seleção (continuação)
Divulgação da vaga 
O Selecionador escolherá as fontes internas ou externas mais adequadas para a divulgação da vaga. A escolha estará relacionada, diretamente, ao nível da posição. Exemplos:
Cargos operacionais: jornais, rádios locais, agências de emprego, cartazes.
Cargos técnicos: divulgação em jornais, revistas, consultorias, networking, site da empresa, faculdades.
Cargos estratégicos: headhunters, consultorias especializadas, networking.
*
*
	
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
Envio dos currículos/fichas de inscrição 
No caso de recrutamento externo, os candidatos deverão encaminhar seus currículos para o RH da empresa ou da agência/consultoria. No caso de recrutamento interno, os funcionários interessados que apresentam as qualificações necessárias ao cargo preencherão uma ficha de inscrição específica, que assemelha-se a um currículo, onde serão registradas informações relativas a seu histórico educacional/profissional atualizado. Após o preenchimento, essa ficha deverá ser encaminhada ao departamento de Recursos Humanos para avaliação.
fluxo completo de recrutamento e seleção (continuação)
Análise dos currículos/fichas de inscrição 
Caberá ao Selecionador a análise prévia do material recebido e a realização de uma triagem, os seja, identificação nos currículos ou fichas de inscrição dos dados relacionados diretamente ao perfil desejado, como: formação, proficiência em idiomas, tempo de experiência, conhecimentos específicos, entre outros, priorizando os aspectos considerados imprescindíveis ao perfil do cargo.
*
*
	
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
fluxo completo de recrutamento e seleção (continuação)
Retorno aos candidatos 
Após análise prévia e seleção dos currículos/fichas de inscrição, o Selecionador deverá dar um posicionamento a todos os candidatos que demonstraram interesse em participar do processo seletivo, interno ou externo. Para os que não apresentaram as qualificações mínimas relacionadas ao perfil do cargo, o Selecionador dará feedback negativo - agradecendo o interesse e esclarecendo que isso não inviabiliza sua participação em futuros processos, desde que o candidato esteja adequado ao novo perfil solicitado. Os pré-selecionados receberão feedback positivo, com informações sobre a próxima etapa através de uma convocação específica.
*
*
	
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
fluxo completo de recrutamento e seleção (continuação)
Seleção pelo RH
Nesta etapa o Selecionador procederá à seleção dos candidatos, utilizando técnicas apropriadas que possibilitem a identificação do perfil de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) dos mesmos frente ao cargo. 
As técnicas deverão ser utilizadas de acordo com o nível do cargo. 
Em geral, o mercado correlaciona as técnicas da seguinte forma:
 Cargos operacionais: entrevista coletiva, dinâmica de grupo, testes.
 Cargos técnicos: entrevista individual, dinâmica de grupo, testes específicos, grafologia.
 Cargos estratégicos: entrevista individual, testes específicos para idiomas, grafologia, instrumentos de estilos/perfil (exemplos: MBTI, DISC, PPA).
*
*
	
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
fluxo completo de recrutamento e seleção (continuação)
Preparação de parecer  
Todos os candidatos devem ter um breve parecer em relação ao processo (que poderá ser utilizado em futuras oportunidades). Um parecer mais detalhado sobre os candidatos aprovados deve ser preparado pelo Selecionador e encaminhado ao requisitante  (em geral, três finalistas por vaga), destacando pontos observados quanto a experiência e comportamento.
Entrevista com requisitante 
O selecionador poderá apoiar o agendamento das entrevistas dos candidatos finalistas com o requisitante, acompanhando o prosseguimento do processo de seleção.
*
*
	
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
fluxo completo de recrutamento e seleção (continuação)
Definição do candidato aprovado
Caberá ao requisitante a escolha do candidato mais adequado à vaga. Após a decisão do Gestor, o Selecionador será comunicado para finalizar o processo, dando retorno a todos os candidatos por telefone ou e-mail. 
Caso o requisitante não escolha nenhum dos candidatos apresentados, o Selecionador deverá reunir-se com o solicitante para entender o motivo e reiniciar o processo, atraindo novos candidatos.
Processo de admissão/substituição 
Neste momento, o Selecionador deverá entrar em contato com o aprovado para informar que foi o escolhido e iniciar o processo de admissão (documentação e exame médico admissional para candidatos externos) ou substituição (transferência no caso de candidatos internos). Nesse último caso, a transferência do profissional aprovado para outra área acarretará a abertura de uma nova vaga, cabendo ao Selecionador iniciar um novo processo para substituí-lo.
*
*
	
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
fluxo completo de recrutamento e seleção (continuação)
Definição da data de início
Em muitos casos, a data de início do funcionário escolhido no exercício de seu cargo ficará sujeita a algumas condições: 
Candidatos externos: solicitação de desligamento à organização na qual está trabalhando no momento (com ou sem necessidade de cumprir aviso prévio de 30 dias); quando o profissional encontra-se disponível no mercado, seu início pode ser imediato.
Candidatos internos: necessidade de correlacionar a transferência do candidato selecionado com a substituição do mesmo, de forma a não deixar lacunas de atividades com a saída do profissional de sua função atual.
 
Nos casos especificados acima, o Selecionador deverá fornecer o suporte necessário para que o processo de contratação/transferência ocorra de forma adequada, evitando distorções ou situações embaraçosas.
*
*
	
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
*
*
	
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
Nesta aula, você:
- Verificou como ocorre todo o processo de recrutamento e seleção, dentro de uma visão integrada. 
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais